Reação de decomposição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Reacção de análise. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Reacção de análise|{{subst:DATA}}}}.

Reação de decomposição ou analise é a fragmentação de um composto químico para elementos ou compostos menores. Ela é definida algumas vezes como o oposto da síntese.

Uma formula da reação generalizada é: AB → A + B.

Um exemplo de decomposição é a eletrólise da água.

2H2O → 2H2 + O2.

Com as equações de decomposição e síntese somente é possível descrever todos os tipos de reações químicas.

A decomposição química é frequentemente uma reação química não desejada. A estabilidade de um componente químico é usualmente reduzida quando exposto a condições ambientais extremas como por exemplo calor, radiação, umidade ou a acidez de um meio. O processo detalhado de decomposição não é geralmente bem definido e uma molécula quebra-se em uma diversidade de fragmentos menores.

A decomposição química é explorada por técnicas analíticas variadas notavelmente na espectrometria de massa, analise gravimétrica tradicional, e analise termogravimétrica.

Ver também[editar | editar código-fonte]