Reação de oxirredução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Reações de oxi-redução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas.

Numa reação de oxiredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.

A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (Nox) se reduz (pois o elemento ganha elétrons).

Redutores e oxidantes[editar | editar código-fonte]

  • Agente oxidante é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja, sofrerá redução.
  • Agente redutor é a substância que age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação.

Balanceamento da reação de oxirredução[editar | editar código-fonte]

Balancear uma reação de oxirredução é simples,assim como em outros tipos de reaçôes é necessário fazer uma igualdade. No caso de uma reação por oxiredução, igualar as quantidades de elétrons ganhos do agente oxidante com as dos elétrons perdidos pelo agente redutor.

Importância[editar | editar código-fonte]

Hoje em dia as aplicações para as reações de oxirredução são inúmeras, mas esse tipo de reação já era empregado desde a Idade dos Metais para muitos objetivos. Um exemplo muito importante para a época foram os processos de purificação de metais, como o ferro, o cobre,o estanho e o zinco para a produção de vários objetos.

A redução dos óxidos para a obtenção do ferro é efetuada em fornos denominados alto forno ou forno alto. Nele são adicionados os minerais de ferro, em presença de coque, e carbonato de cálcio (CaCO3), que atua como escorificante.

No alto forno ocorrem as seguintes reações:

Formação de gases (óxidos de carbono):

O carbono que reage com o oxigênio produzindo gás carbônico (dióxido de carbono):

C + O2→ CO2

O dióxido de carbono reduz-se formando monóxido de carbono:

CO2 + C→2CO

Num processo contrário, o monóxido pode oxidar-se com oxigênio reproduzindo o gás carbônico:

2CO + O2 → 2CO2

O processo de oxidação do coque com oxigênio libera energia. Na parte inferior do alto forno a temperatura pode alcançar 1900 ºC .

Redução dos minerais que são óxidos:

Inicialmente, os óxidos de ferro são reduzidos na parte superior do alto forno, parcial ou totalmente, com o monóxido de carbono, já produzindo ferro metálico. Exemplo: redução da magnetita:

Fe3O4 + 3CO →3FeO + CO2

FeO + CO → Fe + CO2

Posteriormente, na parte inferior do alto forno, onde a temperatura é mais elevada, ocorre a maior parte da redução dos óxidos com o coque (carbono):

Fe3O4 + C → 3FeO + CO

O carbonato de calcio se decompõe:

CaCO3 → CaO + CO2

e o dióxido de carbono é reduzido com o coque a monóxido de carbono, como visto acima.

Na parte mais inferior do alto forno ocorre a carburação:

3Fe + 2CO → Fe3C + CO2

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.