Reação em cadeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre sobre física. Para outras definições, veja Reação em cadeia (desambiguação).
Reação em cadeia
Tipo
reação química
processo físico (d)

Uma reação em cadeia é uma sequência de reações provocadas por um elemento ou grupo de elementos que gera novas reações entre elementos possivelmente distintos, tal como ocorre durante a fissão nuclear. Ou ainda, reação em cadeia é a combustão que se processa em cadeia, que após a partida inicial, é mantida pelo calor produzido durante o processo da reação.

Tetraedro do fogo e seus quatro elementos formadores.

Em se tratando de incêndios, a reação em cadeia é um dos itens do chamado "tetraedro do fogo" (o qual, além da reação em cadeia, é composto por outros três elementos básicos para a existência do fogo, quais sejam: o combustível, o comburente e o calor.[1] Neste sentido, a reação em cadeia é uma sequência de reações que ocorrem durante o fogo, produzindo sua própria energia de ativação (o calor) enquanto há comburente e combustível para queimar.[1]

Dessa forma, temos:

Reação em cadeia

combustível + comburente(oxigênio) + calor (fogo) luz + gases + calor

Tal reação é o que mantém o fogo, até que um dos reagentes (combustível, comburente ou calor) seja retirado da reação, extinguindo-se assim o fogo. Tal entendimento é a base dos métodos de extinção de incêndios.

Referências

  1. a b «Incêndio» (PDF). Instituto de Química - USP. Consultado em 19 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.