Real Jardim Botânico de Madrid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Real Jardim Botânico de Madrid
Puerta Real, obra de Francesco Sabatini, entrada do Real Jardim Botânico.
Localização Madrid
País  Espanha
Tipo Jardim botânico
Área 8 hectares
Inauguração 1781

O Real Jardim Botânico de Madrid (em espanhol: Real Jardín Botánico de Madrid) é um centro de pesquisas e jardim botânico localizado no Paseo del Prado, um importante logradouro da cidade de Madrid, Espanha.

Foi fundado em 17 de outubro de 1755[1] por decreto real de Fernando VI nas proximidades do rio Manzanares, tendo sido transferido para a localização atual por Carlos III em 1781 como instituição adjacente ao Museu do Prado.[2]

Uma das mais referenciadas instituições de pesquisa botânica na Espanha, o Real Jardim Botânico abriga três terraços e espécies nativas das Américas e do Pacífico, além das nativas europeias. É também considerado uma atração turística da cidade. Desde 1939, é administrado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro jardim botânico foi criado por Felipe II seguindo conselhos do médico Andrés Laguna. Situava-se nas propriedades do Palácio Real de Aranjuez. Em 1755, no reinado de Fernando VI, o jardim botânico foi transferido para as proximidades do rio Manzanares (onde hoje encontra-se a Puerta de Hierro) e recebeu a denominação de "Real Jardín Botánico". A esta altura, o espaço abrigava cerca de 2 mil espécies, grande parte delas obtidas por intermédio do botânico José Quer.

Em 1774, por decreto de Carlos III, o jardim foi transferido novamente, desta vez para a sua atual localização no Paseo del Prado. O projeto teria sido idealizado pelo Conde de Floridablanca, então Primeiro-ministro do Reino, com o intuito de promover a imagem cultural da corte de Carlos III. Além do Jardim Botânico, o Real Gabinete de História Natural e o Observatório Astronômico Nacional também seriam transferidos para o mesmo local.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BGCI.org. The History of Botanic Gardens. Página visitada em 14 de maio de 2014.
  2. Real Jardín Botánico - Conócenos: Nuestra Historia. Página visitada em 15 de maio de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.