Receptor do alerta de radar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2014).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Receptor do alerta de radar (RWR) é um sistema de detecção de emissões de ondas eletromagnéticas dos sistemas de radar. Sua finalidade principal é a de emitir um aviso quando o sinal de radar que possa ser uma ameaça é detectada. O alerta pode então ser utilizado, manualmente ou automaticamente, para fugir da ameaça detectada. Os sistemas RWR podem ser instalados em todos dos tipos de transportes aéreos, base marítmas e bases terrestres (como exemplos aviões, navios, automóveis e bases militares).

Este artigo é focado principalmente em sistemas aéreos RWR militares, para sistemas RWR policiais comerciais, veja detector de radar. Em função do tipo de sistema RWR que está designado, ele pode ser como um simples detector de energia em uma faixa específica de rar (tal como o da polícia). Para situações mais críticas, tal como um combate militar, os sistemas RWR são capazes de classificar as fontes do radar pela intensiade do radar, fase e tipo do formato de onda, como onda de energia pulsada ou onda contínua com amplitude de modulação ou frequência de modulação (piava). A informação sobre a intensidade e formato da onda podem então ser usada para estimar o mais provável tipo de ameaça que o radar detectado apresenta. Os mais simples sistemas são tipicamente instalados em propriedades menos caras como automóveis, enquanto os sistemas mais sofisticados são instalados em propriedades de missões críticas, como aeronaves militares.

Tipos de RWR em serviço[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]