Recriação histórica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde setembro de 2013). Ajude e colabore com a tradução.
Soldados disparando suas armas na encenação da Batalha de Waterloo, em Hougoumont, 2011.

Recriação histórica ou reconstituição histórica, são as denominações atribuídas a uma espécie de encenação em que se pretende fazer a reconstituição de eventos históricos, mais comumente batalhas militares. A encenação pode focar acontecimentos históricos relevantes de uma determinada época ou recriar apenas uma época de forma geral.

Essas encenações podem ser bastante específicas, como por exemplo o evento conhecido como Pickett’s Charge, que ocorreu no terceiro dia da Batalha de Gettysburg durante a Guerra Civil dos EUA. Outro exemplo é a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, onde atores encenam o evento da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre conhecido na atualidade.

Além da recriação viva das cenas usando pessoas, podem ser usados meios "virtuais" modernos como, por exemplo, o Second Life para recriar esses eventos.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Soldados da Wehrmacht na encenação da batalha da Linha Molotov em Sanok-Olchowce.

Atividades relacionadas a encenações históricas remontam à Roma Antiga, onde eram recriadas batalhas famosas nos seus Anfiteatros na forma de espetáculos públicos.

Na Idade Média, por sua vez, batalhas históricas da Roma antiga e de outros locais, eram encenados em forma de "torneios"

No século 19, a encenação de batalhas históricas se popularizou em alguns países, como por exemplo:

Além disso, grandes desfiles foram usados para comemorar eventos cívicos, como o 150º aniversário da fundação de St. Louis, ocorrido em 1914.[1] Especialmente durante e a partir do centenário da Guerra Civil dos EUA, ocorrido em 1961, a encenação de batalhas referentes aquela guerra se popularizou, atraindo muitos espectadores e também vários produtores bastante dedicados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bolshevik Festivals, 1917–1920 University of California (1982-2004). Página visitada em 26/09/2013.
Bibliografia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Recriação histórica
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.