Recurso natural renovável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São determinados elementos da natureza que serão transformados em bens para atender às necessidades das pessoas. Há recursos como a água, que apesar de muitas pessoas pensarem ser um recurso não renovável, uma vez que está a esgotar-se devido ao excessivo consumo dos seres humanos, é na verdade um recurso natural renovável, pois a água está constantemente repondo-se na natureza (ciclo da água) e os recursos hídricos são considerados recursos renováveis.[1] Um recurso natural renovável é aquele recurso que, normalmente, não se esgota facilmente devido à rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção. A Energia Solar por exemplo é um recurso natural renovável.A biomassa e a energia geotérmica são exemplos de recursos naturais renováveis.[2]A energia não renovável é aquela que está presente na natureza em quantidade limitada, ou seja, é uma energia esgotável e que não pode ser renovada caso acabe.

Não são exmplos de recursos renovaveis:

Urânio

Exemplos de recursos naturais renováveis[editar | editar código-fonte]

A água é um dos mais conhecidos recursos naturais renováveis, encontrada em rios, mares e no dia a dia das pessoas, como na hidratação e no banho por exemplo. Muitas pessoas acham que a água é um recurso natural não renovável, por ao longo dos anos ela ter se esgotado, mas ela pode ser reposta e cuidada na natureza com diferentes táticas de utilização, como a dessalinização.

A erosão, processo que dissolve o solo, acontecendo no Yorkshire Dales, na Inglaterra.

Outro exemplo é o solo, recurso natural muito utilizado para a plantação, agricultura e a criação de animais (pecuária). O solo pode ser destruído ou prejudicado pelo Intemperismo ou pela erosão, que vem crescendo muito com a ação humana,[3] mas o solo pode ser reaproveitado e preservado pelas pessoas, sendo assim, um recurso renovável.

Árvores sendo atingidas pelo vento, em Boa Vista, Cabo Verde.

O vento também é um recurso natural renovável. O vento está presente em todo canto, é uma massa de ar que se movimenta por toda a Terra, o que faz ele ser um recurso inesgotável, ou seja, um recurso que não pode acabar, infinito. A poluição do ar é algo que pode prejudicar o ar e o que vem a partir dele, como o próprio vento, mas mesmo com a poluição, a expectativa é que o vento dure pra sempre em relação a duração da Terra.

Os vegetais já utilizados na agricultura também são recursos naturais renováveis, pois podem ser repostos no solo por ações externas.

Recursos de energia renováveis[editar | editar código-fonte]

outro exemplo de recursos renováveis são as fontes de energia renovável. São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do Sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e maremotriz (energia das marés e das ondas).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Management for a Small Planet" by Jean Garner Stead and W. Edward Stead, M.E. Sharpe 2009
  2. What are “Renewable Resources”?, by A. John Armstrong, Esq. & Dr. Jan Hamrin, Chapter 1, The Renewable Energy Policy Manual, Organization of American States, undated. Acessado em 5 de janeiro de 2013.
  3. «Erosão causa prejuízos econômicos e ambientais no Paraná». www.embrapa.br. Consultado em 22 de setembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.