Red Bull Bragantino II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Red Bull Brasil)
 Nota: Para a equipe principal da Red Bull no Brasil, veja Red Bull Bragantino.
Red Bull Bragantino II
Red Bull Brasil
Nome Red Bull Bragantino II
Alcunhas Toro Loko
Tourão
RBB
Mascote Touro
Fundação 19 de novembro de 2007 (16 anos)
Localização Jarinu, SP
Mando de jogo em Nabi Abi Chedid
Capacidade (mando) 12 332 (Laudo Engenharia)[1]
15 010 (Laudo Bombeiros)[2]
Proprietário(a) Red Bull
Presidente Thiago Scuro (CEO)
Treinador(a) Fábio Matias
Patrocinador(a) Red Bull
Material (d)esportivo New Balance
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A3[3]
Website redbullbrasil.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Red Bull Bragantino II, anteriormente conhecido como Red Bull Brasil é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Bragança Paulista,[4] interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 19 de novembro de 2007 com o nome Red Bull Brasil e é controlado pela multinacional de bebidas energéticas Red Bull. Adotando desde 2023 o atual nome.

Atualmente é utilizado como "time B" da empresa no país (que em 2019 assumiu a administração do Bragantino, formando o Red Bull Bragantino), sendo composto por atletas de até 23 anos.[5] Por ter utilizado preferencialmente desde sua fundação o Estádio Moisés Lucarelli para sediar seus jogos, o clube era, de facto, um dos representantes da cidade de Campinas no futebol profissional paulista, juntamente com Guarani e Ponte Preta, porém mantém seu centro de treinamentos na cidade de Jarinu. Devido a parceria da empresa com o Bragantino desde 2019, o clube deixou Campinas e migrou para Bragança Paulista em fevereiro de 2021, onde continua até hoje.

História[editar | editar código-fonte]

2007: a fundação[editar | editar código-fonte]

A agremiação foi fundada no dia 19 de novembro de 2007, e é mantida pela companhia multinacional austríaca de bebidas energéticas Red Bull. Em 2008, começa as suas atividades participando do Campeonato Paulista - Série B. Seus principais astros eram o atacante Maurílio, ex-Paraná Clube, e o volante Gilmar Fubá, ex-Corinthians.

2008-2010: primeiro ano, dois títulos estaduais e o vice da Copa Paulista[editar | editar código-fonte]

A equipe principal do Red Bull Brasil fez sua estreia oficial no Campeonato Paulista - Série B no dia 20 de abril de 2008, contra o Sumaré, com uma vitória de 2x0. Até o final da terceira fase da competição, o Red Bull fez um total de 30 partidas. Em seu primeiro ano venceu 13 jogos, empatou 10 e perdeu 7. Teve 54 gols a favor e 27 contra. O artilheiro foi Cézar com 15 gols. Terminou a competição em 5º lugar.

Em 18 de abril de 2009, o time principal recomeçou sua caminhada no Campeonato Paulista - Série B, mas, ao contrário do ano anterior, perdeu seu jogo de estreia para o SC Atibaia por 3x1, mas recuperou-se nos jogos seguintes. O técnico Ricardo Pinto foi substituído por José Luis Fernandes, que deu lugar a Jair Picerni. Com Picerni, a equipe conseguiu o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista, e também, no dia 22 de novembro, o título inédito de Campeão Paulista da Segunda Divisão.[6][7] Cézar foi novamente o artilheiro da equipe com 14 gols.

O Red Bull conquistou o Campeonato Paulista Série A3 de 2010[8] e subiu para a série A2. Henan foi o artilheiro da equipe com 15 gols e igualou Cézar como o maior artilheiro da equipe em uma só competição. Na Copa Paulista 2010 sagrou-se vice-campeão.[9][10] Henan foi o artilheiro da equipe e da competição também com 15 gols marcados e tornou-se o maior artilheiro da história do Red Bull Brasil até então.

2011-2014: estreia na Série A2 e acesso a primeira divisão paulista[editar | editar código-fonte]

A equipe principal fez sua estreia no Campeonato Paulista Série A2 de 2011 no dia 16 de janeiro e empatou em 1x1 com o União Barbarense.[11] No primeiro turno fez má campanha chegando a perder cinco partidas seguidas. No segundo turno recuperou-se, tendo inclusive a melhor campanha entre todas as equipes, mas, na somatória geral, não foi o suficiente para classificar-se para a fase seguinte. Na Copa Paulista, chegou até as quartas-de-finais.[12]

Em 2012, novamente disputou o Campeonato Paulista Série A2, no qual fez uma campanha melhor que a do ano anterior, chegando à fase final, mas, mais uma vez não conseguiu o acesso à série principal,[13] porém melhorou sua posição em relação ao ano anterior.

No ano de 2013, a equipe disputou de novo o Campeonato Paulista Série A2 e neste fez uma campanha ainda melhor que a do ano anterior, conseguiu o acesso à próxima fase. Porém, novamente, não conseguiu subir de divisão.

Após três anos, o Red Bull Brasil obteve o vice-campeonato da Série A2 e, com esse resultado, conseguiu o acesso para disputar a Série A1 do Campeonato Paulista de 2015.[14] Henan foi o vice-artilheiro da competição com 9 gols marcados.

2015-2016: estreias na Série A1 do Paulistão, Série D do Brasileiro e Copa do Brasil[editar | editar código-fonte]

A equipe fez sua estreia na série A1 do Campeonato Paulista de 2015 no dia 31 de janeiro com uma vitória de 1x0 (gol de Isac) sobre Capivariano, na casa do adversário.[15] A equipe chegou até às quartas de finais e terminou o campeonato na 6ª colocação com uma campanha de sete vitórias, três empates e cinco derrotas, 20 gols marcados e 22 sofridos. Essa campanha lhe deu a classificação para disputar o Campeonato Brasileiro de 2015 - Série D, a primeira competição nacional do time principal.[16]

A estreia na competição nacional deu-se em 19 de julho contra o Operário - PR, em Ponta Grossa, Paraná. A equipe local venceu por 2x1. O jogador Caio Dantas tornou-se o primeiro jogador do Red Bull Brasil a marcar um gol em uma competição nacional.[17] A primeira vitória veio na segunda partida contra o Internacional de Lages. O placar foi de 2x0, com gols de Romão e Wellington.[18] Com uma campanha de duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, cinco gols a favor e oito contra, não passou da primeira fase da competição.

Na Copa do Brasil de 2016, o Red Bull Brasil fez sua estreia contra o América Mineiro, no dia 20 de abril de 2016.[19] No primeiro jogo, em Campinas, empate em 1x1 (Edmilson marcou o gol do Red Bull).[20] Porém, no jogo de volta, em Belo Horizonte, perdeu por 3x2 e foi eliminado da competição.

No Campeonato Paulista de 2016, chegou às quartas-de-finais, nas quais enfrentou o Corinthians, mas perdeu a partida por 4x0 e foi eliminado.[21] Terminou a competição na 7ª colocação.

Já nas categorias de base, o Red Bull chegou as finais do Campeonato Paulista Sub-17 de 2016 quando passou pelo Santos nas semifinais, porém acabou ficando com o vice-campeonato, quando enfrentou o São Paulo nas finais, e com uma derrota por 4-1 e um empate em 2-2 dentro do CFA de Jarinu o Red Bull viu o título ir para Cotia dentro do ônibus do Tricolor Paulista.

2017-2019: irregularidades e o título do interior[editar | editar código-fonte]

Em 2017, jogou o Campeonato Paulista e não passou de fase, terminando a competição em 13º lugar. A equipe em sua 2ª participação na Série D não passou à 2ª fase, ficando na 44ª colocação da classificação geral.

No Paulistão de 2018, não passou de fase, terminando a competição em 12º lugar.

Já em 2019, novamente na primeira divisão do Campeonato Paulista, o Red Bull chegou às quartas-de-finais, sendo eliminado pelo Santos com o placar de 2x0 na ida e 0x0 no jogo de volta. Por ser o melhor colocado do interior eliminado nas quartas de final do Paulistão, a equipe garantiu uma vaga para as semifinais do Troféu do Interior, onde enfrentou o Mirassol, vencendo o jogo de ida por 1x0 e o de volta por 3x1, encontrando a rival Ponte Preta na final. Com o placar de zero gols no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, onde o Red Bull venceu por 3x1 e conquistou o título.

2020: compra do Bragantino e rebaixamento para a A2[editar | editar código-fonte]

Em 2020, por conta da compra do antigo Clube Atlético Bragantino pela Red Bull, empresa que também o controla, a equipe foi automaticamente rebaixada e disputou o Série A2 Campeonato Paulista como equipe B da Red Bull no país, disputando o campeonato inteiro com o elenco que atuava no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com a idade limite sendo de sub-23.[22] Ambos os clubes seguem com investimento do grupo Red Bull.

De acordo com o regulamento de competições da FPF, no Capítulo 2º, clubes controlados pelo mesmo grupo econômico/empresa não podem disputar a mesma divisão estadual. Com isso, caso o Red Bull Brasil alcance as vagas de promoção da Série A2, não poderá subir e a vaga passará ao melhor colocado.[23]]

2022: Rebaixamento para a A3[editar | editar código-fonte]

Em 2022 foi rebaixado com direito a ser o lanterna do Campeonato Paulista A2 para A3 em 2023, as atividades futuras são incertas e a imprensa regional já especula que o clube peça licenciamento em caso de novo rebaixamento, outros já cravam que isso pode acontecer antes mesmo disso, com o clube sendo totalmente desativado e o Red Bull Bragantino sendo totalmente os fins de investimento e prioridade no patrimônio Red Bull no Brasil.

2023: Mudança de nome[editar | editar código-fonte]

Em 2023 deixa de se chamar Red Bull Brasil e passa a se chamar Red Bull Bragantino II.[24]

Estádio e CT[editar | editar código-fonte]

Desde a fundação, a equipe mandava seus jogos no Estádio Cerecamp (Centro Recreativo e Esportivo de Campinas Doutor Horácio Antônio da Costa), mas por melhores questões de estrutura, passou a mandar os jogos no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (pertencente à Ponte Preta). O estádio tem capacidade para 17.728 espectadores, sendo um dos maiores e mais importantes estádios do interior paulista.

Apesar de mandar seus jogos em Campinas, o Centro de Treinamento da Red Bull Brasil é localizado em Jarinu, a cerca de 50 km de Campinas e 70 km da capital. O CT obtém uma estrutura de ponta com três campos oficiais, sendo dois de grama natural e um de grama sintética, além de alojamento (que abriga mais de 100 pessoas) academia, piscina, sala de fisioterapia e enfermaria, sala de dentista, sala de estudos, sala de vídeo game, etc. Comparado ao de grandes equipes do cenário nacional, o local é utilizado pela equipe principal e pelas categorias de base do clube. Quem também usará o local provisoriamente é o Red Bull Bragantino, enquanto o seu CT não tenha a construção concluída.[25]

Em fevereiro de 2021, o Red Bull Brasil migrou oficialmente para Bragança Paulista após 13 anos em Campinas. Com isso, mandará seus jogos oficiais no mesmo estádio do Red Bull Bragantino, o Nabi Abi Chedid. No entanto, continuará usando o CT de Jarinu para atividades de treino.[26]

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Troféu do Interior Paulista 1 2019
Campeonato Paulista - Série A3 1 2010
Campeonato Paulista - Série A4 1 2009

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 5 5º colocado (2019) 2015 2019 1
Série A2 7 Vice-campeão (2014) 2011 2022 1 1
Série A3 2 Campeão (2010) 2011 2023 1 --
Segunda Divisão 2 Campeão (2009) 2008 2009 1
Copa Paulista 6 Vice-campeão (2010) 2010 2018
Brasil Série D 2 26º colocado (2015) 2015 2017
Copa do Brasil 1 1ª fase (2016) 2016

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Maiores artilheiros[editar | editar código-fonte]

Esta é a lista dos maiores artilheiros da história com, pelo menos, 24 gols:

Artilheiros por competição[editar | editar código-fonte]

Campeonato Paulista

Copa Paulista

Jogadores destacados[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista de jogadores de destaque que já passaram pelo Red Bull Bragantino II:

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Esses são os principais treinadores:

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Sub-20[editar | editar código-fonte]

2008: o início[editar | editar código-fonte]

A equipe Sub-20 fez sua estreia oficial no Campeonato Paulista Sub-20 2ª Divisão em 2 de agosto de 2008, também contra o Sumaré, e venceu por 2x1. Jogou um total de 10 partidas vencendo 3, empatando 4 e perdendo 3. Marcou 18 gols a favor e sofreu 21. O artilheiro foi Samir com 5 gols.

2009-2016: estreia e consolidação na Copa São Paulo de Futebol Júnior[editar | editar código-fonte]

O ano de 2011 se inicia com a disputa inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior.[27] O Red Bull estava no mesmo grupo de Atlético Paranaense, Juventus-SP e GAS. A campanha foi de uma vitória e duas derrotas e não passou da primeira fase.[28]

A equipe sub-20 disputou o Campeonato Paulista Sub-20 - 1ª divisão (também conhecido como Campeonato Paulista de Juniores), mas não passou da primeira fase.[29]

O ano de 2012 se iniciou com nova disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Red Bull iniciou perdendo por 2–3 para a Portuguesa, mas, a seguir, venceu o Sertãozinho por 4–0 e o Vitória por 2–0, ficou em primeiro lugar no seu grupo e avançou, pela primeira vez, à fase seguinte.[30] Na segunda fase, a equipe venceu o São Carlos por 4–0 e chegou às oitavas-de-finais.[31] Foi eliminado pelo América Mineiro,[32] mas melhorou sua posição em relação ao ano anterior.

A equipe juniores foi eliminada na primeira fase da Copa São Paulo Júnior em 2013. O time júnior foi eliminado pelo Botafogo-SP nas oitavas-de-finais do Campeonato Paulista.

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, a equipe teve uma campanha de uma vitória, um empate e uma derrota e não passou da primeira fase da competição.

Em 2015, jogando mais uma vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a equipe repetiu a campanha do ano anterior com uma vitória, um empate e uma derrota e não passou da primeira fase da competição.

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016 fez uma campanha melhor que no ano anterior, chegando até a terceira fase da competição com três vitórias e duas derrotas.

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Estaduais

Sub-17 e Sub-15[editar | editar código-fonte]

2009: o início[editar | editar código-fonte]

O ano de 2009 começou com a formação das equipes Sub-17 e Sub-15. Os ex-jogadores de Corinthians e Palmeiras Basílio, Dudu e Leivinha foram escolhidos para serem os responsáveis pelas divisões de base. O ex-atacante da Ponte Preta, Parraga, foi contratado como técnico da equipe Sub-17. Foram feitas seletivas nas cidades de Jarinu (SP), Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília das quais participaram quase 5.000 candidatos. Ambas as equipes fizeram sua estreia nesse ano no Campeonato Paulista das respectivas categorias, mas não passaram da primeira fase.

2010-2013: bons resultados em competições dentro e fora do país[editar | editar código-fonte]

Em 2010, as equipes Sub-15 e Sub-17 disputaram o campeonato paulista de suas respectivas categorias chegando ambas à 3ª fase de suas competições melhorando de posição em relação ao ano anterior. A equipe Sub-17 participou pela primeira vez de uma competição internacional, The Next Generation Trophy, disputada na Áustria e ficou com o vice-campeonato[33]

Em 2011, a equipe sub-17 se classificou pela primeira vez às quartas-de-finais do Campeonato Paulista Sub-17 melhorando sua posição em relação ao ano anterior.[34]

Seguindo o exemplo da equipe sub-17 no ano anterior, a equipe sub-15 participou pela primeira vez de uma competição internacional, o The Next Generation Trophy, disputada na Áustria, e terminou em 3º lugar.[35] Nesse mesmo ano chegou pela primeira vez às semifinais do Campeonato Paulista Sub-15.[36][37]

Em 2012, a equipe sub-15 voltou a participar da The Next Generation Trophy, na Áustria, e ficou com o vice-campeonato.[38]

Em 2013, a equipe infantil perdeu para a Ponte Preta nas quartas de final do Campeonato Paulista da categoria e foi eliminado. O juvenil também foi eliminado nas quartas de final do Paulista.

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Internacionais Equipe Sub-17

  • Áustria The Next Generation Trophy: 2° (2010)

Equipe Sub-15

  • Áustria The Next Generation Trophy: 2° (2012), 3° (2011) e 4° (2013)

Estaduais Equipe Sub-17

Equipe Sub-15

Participações em torneios nacionais[editar | editar código-fonte]

Brasil Campeonato Brasileiro de Futebol - Série D
Ano 2015 2017 2020
Pos. 27º 44º
Brasil Copa do Brasil
Ano 2016 2020
Pos. 59º

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 26 de janeiro de 2020.[39][40]

Goleiros
Jogador
Brasil Fernando Costa
Brasil Gustavo Reis
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Cipriano Z
Brasil Kauan Martins Z
Brasil Henrique Halls Z
Brasil Felipe Motta Z
Brasil Gustavo Henrique Z
Brasil João Douglas LE
Brasil Jhonny LE
Brasil Vinicius Lago LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Yani Quintero V
Brasil André Cardoso V
Brasil Caetano V
Brasil Chumbinho V
Brasil Wesley Gabriel V
Brasil Vitinho M
Brasil Marcelo Mineiro M
Brasil Kaua Souza M
Atacantes
Jogador
Brasil Everton
Brasil Marcelinho Braz
Brasil Vinicius Pereira
Brasil Diogo Oliveira
Brasil Yuri Souza
Brasil Gabriel Moysés
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Fábio Matias T
Legenda
  • Capitão : Capitão
  • Lesionado : Jogador lesionado/contundido
  • PenalizadoExpulso: Jogador suspenso

Transferências 2023[editar | editar código-fonte]

Legenda

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

  • 1º uniforme: Camisa branca, calção vermelho e meias brancas;
  • 2º uniforme: Camisa, calção e meias azuis;
  • 3º uniforme: Camisa, calção e meias vermelhas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Uniformes dos goleiros[editar | editar código-fonte]

  • 1º uniforme: Camisa verde com detalhes brancos, calção e meias verdes;
  • 2º uniforme: Camisa amarela com detalhes pretos, calção e meias amarelas;
  • 3º uniforme: Camisa vermelha com detalhes pretos, calção e meias vermelhas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Uniformes anteriores[editar | editar código-fonte]

  • 1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2017
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2013-2014
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2012
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2011
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2010
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2008-2009
  • 2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2017
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2013-2014
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2012
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2010-2011
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2009
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2008

Presidentes[editar | editar código-fonte]

TV[editar | editar código-fonte]

A Rede Globo, a principal TV de transmissões de jogos dos campeonatos nacionais e estaduais, prefere se referir o clube como RB Brasil ou RBB (assim como procedem com a equipe de Formula 1 Red Bull Racing, chamada de RBR; ou com o estádio Allianz Parque, referido como "Arena Palmeiras"). Sob alegação de "publicidade gratuita", a emissora não fala o nome do clube em suas transmissões.[42] Em algumas transmissões, a própria emissora modificou o escudo do clube retirando o nome da empresa, deixando muitos torcedores e empresários do Red Bull Brasil furiosos.[43]

Notas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ansel Lancman. «Estádio Nabi Abi Chedid-Laudo de Vistoria de Engenharia e Acessibilidade, página 13» (PDF). Federação Paulista de Futebol. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  2. Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. «Estádio Nabi Abi Chedid-Laudo de Segurança, página 8» (PDF). Federação Paulista de Futebol. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  3. CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO A3- 2023
  4. «Após mais de 13 anos, RB Brasil deixa Campinas e se muda em definitivo para Bragança Paulista». ge. Consultado em 4 de abril de 2021 
  5. «Red Bull Brasil terá dois times no Paulista em 2020: Bragantino na elite e equipe sub-23 na A2». ESPN.com.br. Consultado em 22 de outubro de 2019 
  6. [1]
  7. [2]
  8. [3]
  9. [4]
  10. [5]
  11. [6]
  12. [7]
  13. Sonho adiado mais uma vez
  14. Red Bull Brasil vence Grêmio Barueri de virada e fica com o vice-campeonato da Série A2
  15. Em partida de debutantes na Série A1, Red Bull Brasil estreia no Paulistão Itaipava 2015 com vitória sobre Capivariano
  16. ESTAMOS NA SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO, TOROS LOKOS!
  17. Toro Loko Perde sua primeira partida em competição nacional
  18. RED BULL BRASIL CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA NA SÉRIE D DO BRASILEIRÃO
  19. «tabela | copa do brasil | globoesporte.com». globoesporte.com. Consultado em 10 de abril de 2016 
  20. RED BULL BRASIL EMPATA COM AMÉRICA NA ESTREIA DA COPA DO BRASIL
  21. Toro Loko cai no Paulistão
  22. [8]
  23. Regulamento Geral de Competições da Federação Paulista de Futebol, 2020. [https://futebolpaulista.com.br/Repositorio/Competicao/Regulamento/840/840_637111675280874922.pdf
  24. «FPF oficializa mudança de nome do RB Brasil para Red Bull Bragantino II». ge. Consultado em 24 de janeiro de 2023 
  25. «Academia, alojamento e campos oficiais: Conheça o novo CT do Bragantino em Jarinu». Globoesporte. Consultado em 25 de janeiro de 2020 
  26. «Após mais de 13 anos, RB Brasil deixa Campinas e se muda em definitivo para Bragança Paulista». ge. Consultado em 10 de dezembro de 2021 
  27. [9]
  28. [10]
  29. [11]
  30. HISTÓRICO: RED BULL BRASIL VENCE O VITÓRIA E GARANTE VAGA NA SEGUNDA FASE DA COPA SP
  31. SHOW: RED BULL BRASIL GOLEIA O SÃO CARLOS E ESTÁ NAS OITAVAS DA COPA SÃO PAULO
  32. Copa SP: Red Bull perde para o América-MG e dá adeus
  33. [12]
  34. [13]
  35. [14]
  36. [15]
  37. [16]
  38. BATEU NA TRAVE! RED BULL BRASIL É VICE-CAMPEÃO DO NEXT GENERATION TROPHY
  39. «Elenco atual de Futebol». Site oficial do Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda. Juniores. Consultado em 16 de novembro de 2018 
  40. «Comissão Futebol Profissional». Site oficial do Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda. Juniores. Consultado em 16 de novembro de 2018 
  41. Redação GloboEsporte.com (9 de janeiro de 2017). «Ex-Cruzeiro, Thiago Scuro volta para assumir o cargo de CEO do RB Brasil». GloboEsporte.com. Consultado em 11 de janeiro de 2017 
  42. «NAMING RIGHTS: a prática que o futebol brasileiro começa a conhecer». Verdão Web 
  43. «Red Bull Brasil já esperava veto da Globo. E não está preocupado com isso». UOL. Esporte. 27 de janeiro de 2015. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  44. [17]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]