Red Sonja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Red Sonja
Red Sonja.jpg

Arte de Alex Ross
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Dynamite Entertainment
Primeira aparição Nos Estados Unidos: Conan the Barbarian #23 (Fevereiro de 1973)
Criado por Robert E. Howard
Roy Thomas
Barry Windsor-Smith
Terra natal Hircânia
Afiliações Conan
Ocupação Guerreira da Era Hiboriana
Habilidades Mestre com a espada, artista marcial, conhecimentos e experiência de lutas contra o sobrenatural
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Red Sonja é uma personagem criada por Roy Thomas para Marvel Comics inspirada em contos de Robert E. Howard, ligada ao universo de Conan, o Bárbaro. Ela foi livremente inspirada em "Red Sonya de Rogatino", do livro de Robert E. Howard "The Shadow of Vulture". Atualmente é publicada pela Dynamite Entertainment[1] , enquanto que Conan, Kull e Solomon Kane, pela Dark Horse[2] .

História[editar | editar código-fonte]

Sonja vivia na Era Hiboriana, numa fazenda da nação conhecida como Hirkânia.

Nascida em uma família bastante modesta, sua mãe era uma mulher de grande fibra e seu pai, um mercenário aposentado. Juntos com seu dois irmãos, eles compunham um lar feliz.

Todos os dias, o pai de Sonja pacientemente ensinava aos filhos homens o manejo da espada, enquanto à menina só era permitido assistir às instruções. A bela ruiva, contudo, não aceitava aquilo e, quer por orgulho, quer por ciúme dos seus irmãos, todas as noites saía escondida para praticar o que lhe era proibido.

De repente, num agradável dia de outono, uma tropa de mercenários surgiu das montanhas. Eram antigos companheiros de seu pai, convidando-o a unir-se a eles para a campanha de inverno, onde iriam agir no reino de Khitai. Recusando o convite, o velho foi morto pelos ex-companheiros. Em seguida os criminosos chacinaram sua mulher e filhos, e o líder deles violentou a linda Sonja. Ateando fogo à casa, os mercenários partiram e, por milagre, a jovem ruiva conseguiu escapar das chamas, enrolando seu corpo em um cobertor molhado. Deixando a casa, desesperada, ela tombou no chão quase desfalecida, quando a visão de uma deusa chamou-lhe a atenção.

Com uma voz que lembrava música e o ribombar de trovões, a divindade falou à jovem que poderia conceder-lhe força para vencer seu sofrimento e assumir a emocionante vida de guerreira. Para que isso acontecesse, Sonja teria que fazer um juramento de jamais permitir que homem algum tocasse seu corpo, a não ser aquele que a vencesse numa batalha. Aceitando as condições propostas a ruiva foi tocada pela espada da deusa e, a partir de então tornou-se outra pessoa. Cheia de coragem e empunhando uma lâmina como ninguém, ela saiu a vagar por todo o continente, oferecendo seu serviços de guerreira ao exército que melhor lhe pagasse.

Protótipos Red Sonja vs. Red Sonya[editar | editar código-fonte]

A personagem foi livremente baseado em Red Sonya de Rogatino criado por Robert E. Howard no conto The Shadow of the Vulture" publicada na revista The Magic Carpet em janeiro de 1934. Red Sonya, era uma personagem de capa e espada situada na Renascença, que Roy Thomas reescreveu como uma história de Conan para a Marvel Comics publicada em Conan, the barbarian # 23 (1973). Thomas também se baseou em outra personagem de Howard, Dark Agnes de Chastillon, uma espadachin francesa do século XVI. [3]

Direitos autorais[editar | editar código-fonte]

Em 6 de junho de 2006, o site de quadrinhos Newsarama informou que a Red Sonja, LLC (que detém os direitos para a versão de Roy Thomas da personagem) entrou com uma ação por quatro acusações contra Paradox Entertainment (que reivindica direitos para Red Sonya como criação de Howard) no Tribunal Federal dos Estados Unidos em abril de 2006. As acusações eram de violação de direitos autorais, violação de marca, diluição de marca, e concorrência desleal. A ação foi estabelecida em janeiro de 2008, no segundo dia da audiência, foi decidido que a Red Sonja LLC detêm os direitos sobre Red Sonja e Red Sonya, enquanto que a Paradoxx detêm os direitos sobre a Era Hiboriana. Mesmo assim, a personagem ainda pode ter histórias ambientadas nessa época[4] [5] .

Trajes[editar | editar código-fonte]

Muitos artistas desenharam Red Sonja vestindo um curto biquini-armadura prateado, que trazia na indumentária argolas e botões reluzentes e que se tornaria famoso entre os leitores. Na primeira versão do personagem desenhada por Barry Windsor-Smith, nas aventuras de Conan "The Shadow of the Vulture" (A sombra do abutre) e "The Song of Red Sonja" (A canção de Red Sonja), revistas Conan the Barbarian 23 e 24 (1973), ela aparecera com roupas mais conservadoras, uma blusa de malha e calças curtas de seda vermelha.

Roy Thomas contou na introdução da revista Red Sonja Adventures Volume 1 (Dynamite Entertainment) que o artista espanhol Esteban Maroto que ilustrava a revista Savage Sword of Conan, redesenhou a roupa de Sonja e criou o biquini, no estilo de outras heroínas que ilustrava na década de 1970. Esse desenho foi publicado pela primeira vez na revista de Jim Steranko Comixscene #5 em preto e branco. Depois foi republicado em Savage Sword of Conan #1 e em Marvel Treasury Edition #15 colorida mas com reprodução empobrecida. Finalmente, o desenho foi restaurado e colorido por José Villarrubia como uma das capas da edição da Dynamite Entertainment de Red Sonja #2. Maroto voltaria a desenhar a heroína com o biquini numa página dupla de Savage Tales #3 e na primeira aventura solo de Red Sonja em Savage Sword of Conan #1. John Buscema ilustrou-a com o mesmo traje na mesma revista. Buscema voltou a repetir a aparência dela nesses trajes nas revista 43, 44 e 48 de Conan the Barbarian (1974) e Dick Giordano na primeira revista da Marvel Feature (1975) até que Frank Thorne assumisse a arte na revista 2 (1976). O "biquini" se mostrou popular entre os leitores, ficando bem conhecido com as pinturas de Boris Vallejo e outros.

Red Sonja e o Homem-Aranha[editar | editar código-fonte]

A Editora Marvel possibilitou esse interessante crossover na Revista do Homem-Aranha número 2, publicada pela Editora Abril em Agosto de 1983. A história, chamada de Demônios do Passado, se passa num museu onde Kulan Gath possui o corpo do guarda do museu através de um amuleto negro de ônix recém encontrado em expedições arqueológicas na Europa.

Chamado a ir ao museu e ver o que está a acontecer, Peter decide entrar no prédio como Homem-Aranha. Enquanto luta com vários demônios, Mary Jane (que havia chegado com Peter) adentra ao prédio para procurar Peter quando ouve um chamado de uma espada reluzente. Ao empunhá-la, Mary Jane se transforma em Sonja. A partir daí, Sonja e o Homem-Aranha se juntam para derrotar Kulan Gath.[6] Em 2007, um novo encontro entres os 2 personagens foi feito.[7]

Cinema[editar | editar código-fonte]

1985[editar | editar código-fonte]

Em 1985, Brigitte Nielsen interpretou a guerreira ruiva no filme Red Sonja (erroneamente traduzido como Guerreiros de fogo), que também estrelou Arnold Schwarzenegger como o Príncipe Kalidor (um clone de Conan). O filme foi dirigido por Richard Fleischer e não foi bem recebido pela crítica e pelos fãs.

Filme em produção[editar | editar código-fonte]

Está previsto uma nova adaptação cinematográfica da personagem, dirigida por Douglas Aarniokoski e estrelada por Rose McGowan.[8] O filme conta a origem da personagem, desde sua trágica juventude até se tornar uma guerreira.[9]


Referências

  1. Thiago Colás (16/10/2012). Blue: nova minissérie de Red Sonja. HQManiacs.
  2. Andréa Pereira (25/02/2008). WonderCon: Image, Dark Horse e Top Cow. HQManiacs.
  3. Posfácio por Roy Thomas, em The Chronicles of Conan Volume 4: The Song of Red Sonja and Other Stories (Dark Horse, 2004)
  4. Kevin Melrose (29/01/2008). Red Sonja/Red Sonya dispute settled for $1 swap. Newsarama.
  5. Brian Cronin (16/12/2011). Comic Book Releaded #345. Comic Book Resources.
  6. Revista Homem-Aranha nº2. Agosto de 1983. Editora Abril.
  7. Spider-Man/Red Sonja (em inglês). site Comic Vine. Página visitada em 26/11/2009.
  8. Confirmado: Rose McGowan será a guerreira Sonja no cinema.
  9. Filme Red Sonja já tem 2 Teaser Pôsteres!.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.