Rede Amazônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rede Amazônica de Televisão
Rádio & TV do Amazonas S.A.
Rede Amazônica
Tipo Rede Inter-estadual de Televisão comercial
País  Brasil
Fundação 10 de agosto de 1972 (42 anos)
por Phelippe Arce Daou
Pertence a Amazonas Distribuidora
Proprietário Phelippe Arce Daou
Presidente Phelippe Arce
Cidade de origem Amazonas Manaus, AM
Sede Bandeira de Manaus.svg Manaus, AM
Avenida André Araújo, 1555 - Aleixo
Estúdios Bandeira de Manaus.svg Manaus (TV Amazonas)
Avenida André Araújo, 1555 - Aleixo
Flag of Parintins (Amazonas).svg Parintins (TV Parintins)
Avenida das Nações Unidas, 2758 - Vitória Régia
Bandeira de Itacoatiara am.jpg Itacoatiara (TV Itacoatiara)
Avenida Torquato Tapajós, 1494 - Iracy
Slogan Sua escolha, nossa história
Afiliações Rede Globo
Cobertura Região Norte do Brasil (exceto Pará e Tocantins)
Emissoras próprias Amazonas TV Amazonas (Manaus)
Amazonas TV Parintins (Parintins)
Amazonas TV Itacoatiara (Itacoatiara)
Acre TV Acre (Rio Branco)
Acre TV Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul)
Amapá TV Amapá (Macapá)
Rondônia TV Rondônia (Porto Velho)
Rondônia TV Cacoal (Cacoal)
Rondônia TV Guajará-Mirim (Guajará-Mirim)
Rondônia TV Ji-Paraná (Ji-Paraná)
Rondônia TV Vilhena (Vilhena)
Rondônia TV Ariquemes (Ariquemes)
Roraima TV Roraima (Boa Vista)
Roraima TV Rorainópolis (Rorainópolis)
Página oficial Rede Amazônica (site)
Portal Amazônia (portal)
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
02 VHF (Caroebe)
03 VHF (Guajará-Mirim e Itaubal)
04 VHF (Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Pacaraima, Rorainopólis e São Luís)
05 VHF (Manaus, Cruzeiro do Sul, Ji-Paraná, Vilhena, Amapá, Cutias, Porto Grande e Uiramutã)
06 VHF (Macapá, Cacoal, Oiapoque e Caracaraí)
07 VHF (Parintins, Ariquemes, Mucajaí e Normandia)
08 VHF (Cantá)
09 VHF (Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Alto Alegre e Iracema)
10 VHF (Pracuuba)
11 VHF (Itacoatiara e Bomfim)
12 VHF (Tartarugalzinho e Amajari)
13 VHF (São João da Baliza)
17 UHF (Vitória do Jari)
23 UHF (Serra do Navio)
28 UHF (Laranjal do Jari)
Digital
14 UHF (Rio Branco)
15 UHF (Manaus)
17 UHF (Boa Vista)
28 UHF (Macapá)
14 UHF (Porto Velho)
46 UHF (Cruzeiro do Sul)
Disponibilidade por satélite
SKY Brasil
Canal 05
Canal 354
Claro TV
Canal 24
Oi TV
Canal 05 (HD)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 14 (Rio Branco)
Canal 15
Canal 515 (HD) (Manaus)
ViaCabo
Canal 17
Canal 401 (HD) (Porto Velho)

A Rede Amazônica é uma rede de televisão regional brasileira afiliada à Rede Globo. Transmite sua programação através de suas emissoras de televisão para os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, somando-se 13 emissoras próprias nestes estados. É a maior emissora de TV da Região Norte. Sua sede localiza-se em Manaus, no estado do Amazonas e divide-se em cinco emissoras-chefe: TV Amazonas, TV Acre, TV Amapá, TV Roraima e TV Rondônia. Possui ainda uma sucursal em Brasília, que produz matérias jornalísticas e transmissão de links para os telejornais da rede. Também pertence à Rede Amazônica o Amazon Sat, canal de televisão temático com matérias exclusivas sobre a Amazônia e também tem estações de rádio FM, como Rádio Acre FM, Rádio Amapá FM, Rádio Amazonas FM (essas três formam a Rede Amazônica de Rádio), Rádio Fusão, Rádio Guajará FM, Rádio Princesa do Solimões FM, Rádio Mall e Echos da Amazônia (via Internet).

História[editar | editar código-fonte]

A Rede Amazônica teve como embrião a empresa Amazonas Publicidade Lda., inaugurada pelos jornalistas Phelipe Daou, Milton Magalhães Cordeiro e Joaquim Margarido, em 30 de Setembro de 1968.[1] Ante a existência de apenas uma emissora no estado do Amazonas, a TV Ajuricaba, o Ministério das Comunicações abriu concorrência para a exploração comercial de mais uma emissora televisiva. Os três sócios, conjuntamente com Robert Phellipe Daou,[2] formam a Rádio Tv do Amazonas Ltda em Junho de 1969,[3] a fim de concorrer a essa concessão.[2] A outorga da concessão ocorre a 11 de Junho de 1970,[4] sendo que as emissões da TV Amazonas tiveram início a 1 de Setembro de 1972, através do canal 5,[1] [5] não se encontrando veiculada a qualquer rede nacional,[2] transmitindo programas adquiridos da TV Record, da TV Cultura, além de filmes e seriados de distribuidores de filmes como a Fox e a Columbia Pictures,[3] até se tornar afiliada da TV Bandeirantes em 1973.[2] [6] [7]

O grupo decide investir na sua expansão na região Norte do país, tendo sido inaugurada a TV Rondônia em 13 de Setembro de 1974,[6] sob a concessão do Decreto n.º 72.089.[8] Seguiram-se a TV Acre, inaugurada oficialmente a 16 de Outubro de 1974[9] [10] (sede em Rio Branco; concessão sob o Decreto n.º 73.981),[11] a TV Roraima, a 29 de Janeiro de 1975[9] (sede em Boa Vista; concessão sob o Decreto n.º 74.704)[12] e a TV Amapá, que iniciou as suas emissões oficiais a 25 de Janeiro de 1975[13] (sede em Macapá; concessão sob o Decreto n.º 74.865).[14] As transmissões eram asseguradas através do videocassete, transportado por meio terrestre, aéreo ou marítimo, até 1982, aquando do início das transmissões via satélite Intelsat.[15]

A afiliação com a TV Bandeirantes durou até 1983 para todas as emissoras, com excepção da TV Amazonas, passando estas a retransmitir a programação da TV Globo. Foi somente em 1986 que a TV Amazonas igualmente se torna afiliada da emissora carioca,[2] [16] permitindo a unificação da programação e a transmissão de programas produzidos em Manaus para as emissoras e retransmissoras da rede, através de um canal do Brasilsat.[3]

A incursão pelo negócio da rádio teve início em 20 de Março de 1985, com a inauguração da rádio Amazonas FM[17] (sede em Manaus).[2] Seguiram-se as rádios Acre FM (sede em Rio Branco; inaugurada em 1 de Abril de 1989),[18] Amapá FM (sede em Macapá; inaugurada em 17 de Outubro de 1990)[19] e a rádio Princesa do Solimões AM (sede em Manacapuru).[2] [3]

Codificação dos sinais de transmissão de TV[editar | editar código-fonte]

Em 2010 houve a estadualização dos sinais de cada uma das emissoras em seus respectivos estados, assim, por exemplo, as retransmissoras do interior do estado de Rondônia receberão o sinal somente da TV Rondônia (e não mais da TV Amazonas, como vinha ocorrendo), possibilitando que cada estado gere e repasse a sua própria programação para seus municípios[20] , de acordo com as exigências da Rede Globo. Dessa maneira, cada emissora da Rede Amazônica ganhou sinal de satélite no BrasilSat B4, de propriedade da Embratel. Com isso, foi possível iniciar o processo de digitalização do sinal para as capitais cobertas pelas emissoras da Rede Amazônica.

Referências

  1. a b Cabral, E. D. (Setembro 2013). O poderio da Rede Amazônica de Rádio e Televisão no norte do Brasil. Trabalho apresentado no GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, XIII Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Manaus - AM, Brasil.
  2. a b c d e f g Cabral, E. D. (N.D.) Rede Amazônica de Rádio e Televisão: Um império na Amazônia.
  3. a b c d Rede Amazônica. Rede Amazônica – Nossa História é Com Você Acedido a 24 Agosto 2014 em [1]
  4. Diário Oficial da União - Seção 1 (12 Junho 1970). Decreto 66.693. (p. 4393). [2]
  5. Castro, F. F. (2012). Sistemas de comunicação na Amazônia. Fronteiras-estudos midiáticos, 14(3), 179-191.
  6. a b Portal Amazônia (13 Setembro 2012). TV Rondônia comemora 38 anos em alta definição Full HD. Acedido a 2 Setembro 2014 em [3]
  7. Ferreira, P. R. (2006). Após o regatão, o rádio ea televisão. Portal do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Acedido a 30 Setembro 2014 em jornalismo. ufsc. br/redealcar/cd3/sonora/paulorobertoferreira.doc
  8. Diário Oficial da União - Seção 1 (16 Abril 1973). Decreto 72.089. (p. 103). [4]
  9. a b Baze, A. (2002). História Rede Amazônica. Editora Valer.
  10. Rede Amazônica. TV Acre comemora 38 anos com sinal digital. Acedido a 30 Setembro 2014 em [5]
  11. Diário Oficial da União - Seção 1 (24 Abril 1974). Decreto 73.981. (p. 4720). [6]
  12. Diário Oficial da União - Seção 1 (16 Outubro 1974). Decreto 74.704. (p. 11858). [7]
  13. Rede Amazônica. TV Amapá completa 38 anos de fundação nesta sexta-feira. Acedido a 15 Outubro 2014 em [8]
  14. Diário Oficial da União - Seção 1 (11 Novembro 1974). Decreto 74.865. (p. 12855). [9]
  15. Pinheiro, R. A. (2006). Redes Regional e Nacional de Televisão: TV Mirante e TV Globo. Disponível em [10]
  16. Morales Conde, E. & Silva, J. (2012). Histórico e organização estrutural do Jornal de Rondônia: produção televisiva em rede na Amazônia Brasileira. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), 1(2). Acedido a 8 Novembro 2014 em [11]
  17. Silvan, D. (Maio, 2014). Perfil Psicossocial dos Radialistas de Manaus Baseado na Teoria Crítica. Trabalho apresentado no DT 05 – Rádio, TV e Internet do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. Belém, PA. Acedido a 8 Novembro 2014 em [12]
  18. Acre FM - Página Oficial
  19. Amapá FM - Página Oficial
  20. Rede Amazônica implanta programação regionalizada em quatro estados do Norte [13]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]