Rede Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rede Clube
TV Rádio Clube de Teresina S/A
Rede Clube
Tipo Rede estadual de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 1 de abril de 2012 (12 anos)
por Valter Alencar Filho e João Calisto Lobo
Pertence a Sistema Clube de Comunicação
Proprietário Segisnando Alencar
Antigo proprietário Valter Alencar Filho (2012-2015)
Presidente Segisnando Alencar
Cidade de origem Piauí Teresina, PI
Sede Teresina, PI
Estúdios Teresina, PI
Slogan A força de um ideal
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Afiliações Rede Globo
Cobertura Piauí e partes do leste do Maranhão e oeste do Ceará
Emissoras próprias TV Clube (Teresina)
TV Alvorada (Floriano)
Página oficial redeclube.globo.com
Disponibilidade aberta e gratuita
03 VHF (São Raimundo Nonato)
06 VHF (Floriano)
07 VHF (Uruçuí)
09 VHF (Piripiri)
11 VHF (Picos)
25 UHF (Floriano)
26 UHF (Teresina)
29 UHF (Parnaíba)
30 UHF (Picos)
Disponibilidade por satélite
Canal 04
Canal 12 / 412 HD
Disponibilidade por cabo
Canal 04 / 504 HD

A Rede Clube é uma rede de televisão brasileira sediada em Teresina, capital do estado do Piauí. É afiliada à Rede Globo e tem como geradora, a TV Clube Teresina e como sucursal, a TV Alvorada Floriano. A TV Clube canal 4 foi fundada em 1972 pelo engenheiro Valter Alencar, sendo a primeira emissora de televisão piauiense; já a TV Alvorada canal 6 foi fundada em 1997 por João Calisto Lobo, mas as duas emissoras só unificaram sua marca em 2012.

A emissora tem a sua marca atrelada a confiança e a credibilidade. Preocupando-se com seu público, a Rede Clube promove, dentre tantas ações, eventos como Criança Feliz, GP Corrida de Rua, Semana de Trânsito, Cidade Junina, Estação Saúde, e entre outros.

Atualmente, a transmissão para o interior ocorre por via satélite, mas ainda há vários municípios não cobertos, ou com retransmissão precária, como é o caso de Parnaíba e Picos, entre os principais municípios do estado, onde a maioria da população utiliza antenas parabólicas para assistir a Globo. Em cobertura, perde para suas concorrentes TV Antena 10 (RecordTV), TV Cidade Verde (SBT) e Rede Meio.

História[editar | editar código-fonte]

TV Clube[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: TV Clube

Em 1972, após a conclusão da sede e a instalação dos equipamentos, o tempo do pedido (1962) e a concessão (1965) passavam se quase 10 anos, pois o pedido até a entada do ar irá automaticamente cancelar a concessão (1975), segundo as leis das concessões das emissoras na época, mas era comum da emissora ganhar concessão e só colocar no ar anos depois devido à preço alto dos equipamentos.

Em outubro, a emissora entrou no ar em apenas fases de testes antes de ser inaugurada. Hoje, a emissora não têm registros de sons e imagens (radiodifusão) da primeira transmissão experimental, pois existe apenas acervo fotográfico exposto na Fundação Valter Alencar em que mostra registros antes da inauguração.

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado do Piauí criou a estatal Empresa Piauí de Radiofusão (Radiotepi), atual Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), o sinal da Clube passa a ser expandido no decorrer do ano e em 1973 para alguns municípios do interior do estado, inclusive para o Maranhão e Ceará, até então sob responsabilidade das TVs Difusora e Verdes Mares.

A TV Clube foi inaugurada em 03 de dezembro de 1972, após dois meses de testes. Foi lançado o primeiro slogan: A força de um ideal (que permanece até hoje, mesmo com outros slogans). Em prédio próprio, recebeu o nome de "Edifício Presidente Médici". A primeira logomarca da emissora foi o desenho da lenda cabeça de cuia, que foi ao vídeo até 1976.

As imagens a entrar no ar foi o telejornal "Tele Quatro" e o primeiro apresentador foi Gamalie Noronha, na época em que não havia o hoje conhecido teleprompter, em que Noronha lia as notícias em um papel e depois olhava para a câmera.

TV Alvorada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: TV Alvorada

Em agosto de 1996, uma equipe da Rede Globo já treinava e selecionava os profissionais que assumiriam o jornalismo da TV Alvorada. A primeira emissora de televisão do interior do Piauí, segunda emissora afiliada a Rede Globo no estado foi inaugurada em 10 de janeiro de 1997, ano do centenário de Floriano, substituindo o sinal da repetidora da TV Clube. Idealizada pelo senador João Lobo com parceria da família Alencar, ela é constituída por vários departamentos: comercial, redação, estúdio e jornalístico.

O primeiro programa levado ao ar pela nova emissora foi o Piauí TV 2ª edição com apresentação de Nilson Ferreira, produzido e exibido até 2019 com um cenário baseado no antigo estúdio do NETV da TV Globo Nordeste de Recife.

Até hoje, muitas histórias foram contadas: de tragédias e perdas, a conquistas e momentos históricos. A cidade se envolveu rapidamente com o jornalismo da Rede Globo em uma visão local. Muito além de um veículo de informação, um aliado da população na hora de cobrar seus direitos. A emissora também se tornou uma escola de profissionais do jornalismo: repórteres, apresentadores, cinegrafistas, editores e produtores. Muita gente que hoje atuam em grandes emissoras de Brasília, Teresina, Natal e outros grandes centros passou primeiro pela TV Alvorada.

Suspensão da programação[editar | editar código-fonte]

Devido a Pandemia de COVID-19 no Brasil que atingiu o apresentador Marcelo Magno da TV Clube[1] e cumprindo o protocolo das autoridades sanitárias, a Rede Clube impôs quarentena e home-office a toda sua equipe. Com isso, a emissora piauiense acionou o sinal de emergência, transmitindo a programação da Globo Pernambuco a partir de 20 de março de 2020. Marcelo apresenta a 1ª edição do Praça TV do estado e encontrava-se internado na UTI de um hospital particular na capital. No dia 27 de março, o portal de notícias G1 Piauí noticiou que o jornalista se recuperou (após passar alguns dias em situação grave) e ao fazer um novo exame, testou negativo para o novo coronavírus.[2][3]Em 1º de abril, a Rede Clube retornou gradativamente com sua programação.[4]

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Divisão da área de cobertura da Rede Clube por emissora
Prefixo Nome Canal analógico Canal digital Cidade Estado
ZYB 350 TV Clube 04 (26) Teresina Piauí
ZYB 354 TV Alvorada 06 25 Floriano

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Não é a única emissora da Rede Globo a cobrir seu principal mercado, Teresina. Sofre concorrência da TV Mirante Cocais, que possui uma retransmissora na cidade vizinha Timon, a única cidade da Grande Teresina localizada no Maranhão (que opera no canal 14 UHF). Ambas porém têm público alvo distintos pois a TV vizinha tem programação e publicidade voltada para o público maranhense e seu sinal só tem captação de qualidade perfeita nas zonas próximas ao centro de Teresina.
  • Além disso, como a TV Clube ao longo de sua história cobriu a cidade de Timon. Ambas compartilham matérias produzidas para seus jornais locais.
  • Até 1987, era exibida, à noite, terceira edição do telejornal "PITV 3ª Edição". Neste mesmo ano era exibido, aos domingos, o "PITV Edição de Domingo". Esta edição foi ao ar apenas durante o ano de 1987, depois foi extinta, assim como ocorreu com o PITV 3ª Edição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Após diagnóstico de COVID-19 Marcelo Magno segue internado em UTI e apresenta melhora». G1 Piauí. Consultado em 21 de março de 2020 
  2. «Apresentador Marcelo Magno tem alta médica e novo exame dá negativo para coronavírus». G1 Piauí. Consultado em 27 de março de 2020 
  3. «TV Clube terá mudança na programação a partir desta sexta-feira 20». G1 Piauí. Consultado em 21 de março de 2020 
  4. «Anúncio de retorno da programação». Instagram Rede Clube. Consultado em 6 de abril de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]