RFTV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rede Família
Rede Família de Comunicação Ltda.
RFTV
Tipo Rede de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 1997 (primeira fase)[nota 1]
6 de novembro de 2012 (segunda fase)
por Edir Macedo
Extinção 30 de junho de 2011 (primeira fase)
Pertence a Grupo Record[1]
Proprietário Edir Macedo
Presidente Ronaldo Perseguini
Cidade de origem São Paulo Limeira, SP
Sede Limeira, SP
Rua Dr. José Carvalho Ferreira, 663 - Jardim Planalto
Estúdios Limeira, SP
Rua Doutor José Carvalho Ferreira, 663 - Jardim Planalto
Slogan A TV que cresce.
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos Record News, Rede Record e TV Universal
Afiliações TV Universal
Cobertura 26% do território nacional
Emissoras próprias São Paulo TV Família Limeira (Limeira)
São Paulo TV Família São Paulo (São Paulo)
São Paulo TV Família Campinas (Campinas)
Emissoras afiliadas ver lista completa
Cobertura internacional Toda a América do Sul
Nome(s) anterior(es) TV FR (1998), TV Família (1998-1999) e TV Thathi (2003-2005)
Página oficial www.redefamilia.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Disponibilidade por satélite
Banda L: 1000 MHz
Polarização: Vertical 4150 (Analógico)
Banda L: 3665 MHz
Polarização: Horizontal 5000 (Digital HD)
Canal 171 (Em breve)
Disponibilidade por cabo
Canal 12 (Capivari, Elias Fausto, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Mor, Salto, Porto Feliz, Rafard e Tietê)
Canal 13 (Sertãozinho)
Canal 14 (Itapetininga)
Canal 24 (Campinas, Paulínia e Valinhos)
Supermidia
Canal 18
Life TV
Canal 56

A Rede Família é uma rede de televisão brasileira com sede na cidade de Limeira, no Estado de São Paulo. Pertence a Edir Macedo, empresário, fundador e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus.

A rede surgiu em 1997, apenas em dois estados brasileiros Bahia e Rio Grande do Sul, através de duas emissoras de TVs independentes que tinham repetidoras na maior parte desses estados, que foram compradas pelo Edir Macedo.

A rede entrou no ar no estado de São Paulo em 1º de agosto de 1998, quando Edir Macedo, que havia comprado em julho, as antigas concessões das TVs FR e a Thathi, que cobriam parte de São Paulo, que posteriormente tornariam emissoras próprias.

Quando surgiu, a rede ficava 18 horas no ar, gerados a partir da sede, situada na cidade de Limeira, tinha programação baseada em jornalismo, séries, desenhos animados, programas independentes e religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus. A emissora tinha seus estúdios espalhados em três locais: São Paulo, Campinas e Limeira (onde concentrava a geradora da rede).

De 1997 até 1999, antes de se tornar rede, era sintonizada apenas em três estados: Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Depois que passou ser transmitida através via satélite em 1999, passou ser sintonizada na Brasil Sat 2, onde fica canais analógicos da antena parabólica, mas perdeu cobertura na Bahia e o Rio Grande do Sul.

Em 2003, tornou-se afiliada à Rede Mulher, mas depois deixou a rede e começou expandir as repetidoras em Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e capitais dos Estados, inclusive ganhou afiliadas na Região Norte. Depois da rápida expansão, a rede parou de expandir, tendo perdido diversas afiliadas e repetidoras.

Posteriormente a rede deixou ser sintonizado na Brasil Sat 2 e foi para Brasil Sat 3 que tem canais digitais. Tinha sinal nas repetidoras VHF e UHF, incluindo as operadoras de TVs por assinatura por satélite (DirecTV e SKY) e a cabo (Vivax e NET).

A rede permaneceu no ar até as 23 horas e 59 minutos do dia 30 de junho de 2011, quando a meia noite do dia 1º de julho, passou a se chamar IURD TV, web emissora de televisão dedicado aos fiéis da Igreja Universal,[2] que naquele momento passa a ser a emissora de televisão aberta. No dia 6 de novembro de 2012, a emissora voltou no ar.

Em 1º de fevereiro, 2014 a Rede Família, retornou com transmissões para todo o Brasil no satélite StarOne C2 (antigo Brasil Sat 2) em formato analógico no lugar da Record News analógico.

História

Antecedentes

De 1992 a 1998, a crise da Rede Manchete fez com que as emissoras afiliadas em São Paulo e de outros estados mudarem para as redes Record, CNT, Bandeirantes e o SBT. Também fez outras virarem redes, como a Rede Mulher e a Rede Boas Novas, algumas foram vendidas ou até mudaram de nome, como as TVs FR, Thathi e Cabrália.

Em 1995, Edir Macedo comprou a TV Cabrália, emissora de TV que tinha cobertura no sul e leste da Bahia, que passou ser a primeira afiliada à Record na Bahia.

Em 1997,[3]</ref> quando a TV Itapoan foi comprada por Macedo para ser afiliada da Record na Bahia, a TV Cabrália passou ser independente e passou a produzir programação da futura Rede Família.

Nos primeiros meses de 1998, Macedo entrou em negociações com o ex-deputado federal e pastor Fausto Rocha, onde comprou as emissoras de TVs FR, que estavam em crise. As emissoras estavam localizadas em Campinas e Limeira com outras repetidoras.

Em julho, entrou em negociações com os proprietários da TV Thathi de Ribeirão Preto (na época, afiliada à Rede Manchete).[4][5] A emissora tinha concessões e repetidoras que atingiram o norte, nordeste e oeste de São Paulo, onde atingiam grandes cidades como Sorocaba e o Ribeirão Preto, inclusive cidades menores. Porém, terminou na compra com todas emissoras do mesmo nome no interior, menos na de Ribeirão Preto (Canal 33).

Com isso, as TVs compradas no interior de São Paulo deixaram a Rede Manchete e passaram a exibir a programação da Rede Família, que passou a transmitir em parte do Estado de São Paulo.

Primeira fase

Inauguração da emissora (1998)

Em 1º de agosto de 1998,[6] as geradoras e repetidoras de TVs compradas no interior de São Paulo foram extintas e deixaram de serem afiliadas à Rede Manchete (que ficou sem sinal no noroeste, norte e nordeste do estado) passando então a gerar programação independente e mudaram de nome para Rede Família.

A nova rede implantou efetivamente programação comprometida com os valores éticos da pessoa e da família, com mais de 18 horas de programação, oferecendo ao telespectador muita informação, entretenimento e lazer, o restante da programação são os programas religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus. A Rede Família Limeira (ex-TV FR de Limeira) passou ser a cabeça de Rede (ou geradora) e a Rede Família Campinas (ex-TV FR de Campinas) outra geradora.[6]

TV Família (1998-1999)

Em outubro, por conta da nova crise da Rede Manchete, surgiram informações de que a nova emissora iria ser futura compradora da rede,[7] mas não foi confirmado.

Em 13 de abril de 1999, quando Edir Macedo comprou a Rede Mulher, surgiu informação que a rede se tornaria geradora da Rede Família,[8] mas a direção da Rede Mulher negou a informação já no dia seguinte.[9]

Em maio, foi anunciado que apesar da Rede Record ser única das seis maiores redes de televisões brasileiras apresentarem crescimento de faturamento, a cúpula da emissora, pretende reorganizar as atividades das decifrarias da Rede Família e Rede Mulher no interior de SP, ao concentrar as produções na cidade de São Paulo, que na prática vai resultar em demissões nas duas emissoras.[10]

Rede Família (1999-2003)

Para ter sinal em todo o Brasil, a direção da TV família negociou com a EMBRATEL, a transmissão em via satélite em canal analógico nas antenas parabólicas, no satélite Brasil Sat 2. A EMBRATEL concedeu camcorder (ou freqüência) para que a emissora opere como rede.

Em 6 de julho de 1999, a Rede Família estreou em transmissão via satélite em canal analógico nas parabólicas no Brasil Sat 2, transformando-se em Rede Família. Curiosamente a recém-inaugurada rede entrou no ar na mesma freqüência[qual?] em que era transmitida o sinal da CNT até o dia 25 de fevereiro do mesmo ano.[11]

Na semana seguinte, a Rede Família lança nova grade de programação com diminuição da programação religiosa,[12] depois que a rede passou a ser exibida para todo o país, os custos para manter a rede e a necessidade de maior audiência aumentaram. Para melhorar os índices, a direção decidiu seguir a mesma fórmula que transformou a Rede Record numa grande emissora.[13]

Em 19 de julho, estreou o programa policial Alerta Total. Curiosamente, esse programa é cópia do Cidade Alerta exibida pela Rede Record, mas a diferença desse programa são reportagens com assistencialismo social.[13]

No final de julho, surgiu informação de que Edir Macedo entrou em negociações para comprar o Canal Brasileiro da Informação (CBI), emissora de TV em UHF localizada na cidade de São Paulo. O objetivo é levar o sinal da Rede Família para a cidade e região metropolitana de São Paulo, que só existe no interior do estado de São Paulo.[12] No entanto, as negociações não foram adiante.

Em 2 de agosto, quando na Record se inicia a exibição da reprise da novela Estrela de Fogo às 14 horas, na Rede Família se passa a reprisar também o capítulo da novela que passou pela Record.[14]

Afiliação com a Rede Mulher (2003-2005)

Em 3 de fevereiro de 2003, a Rede Família tornou-se afiliada da Rede Mulher de Televisão e deixou de ter programação própria desde a época da inauguração das atividades em São Paulo em 1998.[6]

A inusitada afiliação e desistência como rede aconteceram depois de mais de quatro anos sem conquistar afiliadas ou retransmissoras em São Paulo e outros estados. Curiosamente, esta parceria aconteceu por que a Rede Família e a Rede Mulher pertencem ao mesmo dono e fundador da Igreja Universal o bispo Edir Macedo, que também é dono da Rede Record.

Pelo acordo entre as partes, a programação da Rede Mulher passa a ser transmitida em VHF para as cidades de Campinas, Limeira, Piracicaba e Ribeirão Preto, entre outras cidades do interior paulista, transmitidas pela Rede Família. A emissora também irá oferecer ao mercado publicitário e novas opções de mídia regional.[15]

Em 2005, a parceria é desfeita e as redes passam a gerar programações independentes uma da outra.

Rede Família (2005-2010)

Antes, durante e após afiliação com a Rede Mulher, uma série de novos produtos são incorporados cada vez mais na grade de programação, confirmando assim o grande salto qualitativo e quantitativo continuadamente praticado pela Rede Família desde a fundação.

As imagens transmitidas pela rede se modernizaram com a compra de modernos equipamentos de sons e imagens, substituindo os antigos desde a época do surgimento da rede (alguns que eram de emissoras de TVs FR e da TV Thathi). Elas são geradas pelo Sistema Betacam SP dentro dos mais rigorosos e modernos padrões técnicos, estando qualificada acima da média em quesitos como qualidade de imagem e sinal de alto rendimento.

Entre os canais que compõe a grade nacional de emissoras, a rede era que mais crescia, com forte determinação e investimentos, agregando uma contínua qualidade de conteúdo oferecido e disponibilizando para essa fantástica rede de telespectadores, sinal de alta qualidade. A emissora também ofereceu à todo o mercado publicitário, novas e positivas opções de mídia nos segmentos em que se faz presente (como regional, a cabo e nacional, via satélite).

Em 2005, a Rede Família exibia Rede Família Esporte (18h30), Debate Bola (19h15), Pokemon (17h30), Caçadora de Relíquias (21h20) e o Jornal da Rede Família (segunda a sexta às 18hs e sábados às 17h30). O restante da programação era espaços da IURD e independentes e a rede não exibia programação própria aos domingos.

Entrada no Brasil Sat 3 e saída do Brasil Sat 2

Em data incerta,[vago] ao exemplo de outras grandes emissoras, a Rede Família passa ser sintonizado na Brasil Sat 3 (BS3), satélite com sinal digital da EMBRATEL.[carece de fontes?] Posteriormente, também em data incerta, a rede saiu do ar do canal analógico das parabólicas da Brasil Sat 2 (BS2), só operando na (BS3).[carece de fontes?]

Ao utilizar o novo satélite BSB3, além de enviar diversificada programação para todo o território nacional inclusive América do Sul e partes do Caribe e América Central (o que inclui atingir desde os grandes centros até o mais longíquo município e seus moradores, dentre os quais muitos em regiões onde somente o sinal de satélite permite fazer chegar informações com dinamismo e agilidade), passa ser transmitida por toda América e partes da Europa, África e Ásia.

A abrangência no Brasil via Satélite, com 18 milhões e 700 mil de antenas parabólicas já estão em atividade em julho de 2005 no Brasil, o que resulta em aproximados 60 milhões de telespectadores potenciais recebendo em suas casas o sinal, 3.2 pessoas por ponto de recepção.

Dentro desse número de antenas, muitas servem condomínios verticais (prédios) resultando em números ainda maiores na recepção via Satélite, para canais não tarifados. Essa é a opção em franco crescimento, devendo ultrapassar a casa dos 25 milhões de antenas em janeiro de 2008.

Nova Rede Família/Record Sports (2008)

Em 2008, foi anunciado pela direção da Central Record de Comunicação que a Rede Família seria extinta para dar lugar à Record Sports, canal de TV dedicado somente aos esportes em 24 horas por dia. A direção divulgou o logotipo da futura emissora (no centro da marca era jogador de futebol no momento antes do chute).

O novo canal seria inspirado pelas TVs SporTV e BandSports, canais de TV por assinatura, mas o diferencial desse canal seria ser o primeiro em TV aberta na época só com eventos esportivos, considerado a nova empreitada de Edir Macedo, depois de inaugurar a Record News em 2007, primeiro canal de TV de notícias em TV aberta, que sucedeu a Rede Mulher.

No entanto, com passar do tempo, a direções da Rede Família e a Central Record de Comunicação, até do próprio Edir Macedo, deixaram de comentar esse projeto abertamente e o assunto deixou os noticiários.

Em 2010, a notícia do novo canal voltou à imprensa e ainda com maior força do que em 2008, agora com previsão de acontecer em 2011.[16] Diante dos boatos espalhados na internet (algumas até falsas), a direção da Central Record de Comunicação tiveram que emitir comunicado negando as informações e desmente boatos de planos para a criação de um canal dedicado somente a esportes, alegando que os todos os eventos esportivos adquiridos vão ser transmitidos pela própria Rede Record e Record News (ambas da Central Record de Comunicação) e já outros têm transmissão exclusiva em outras TVs abertas e por assinatura, o que se torna inviável a criação desse canal.

Extinção (2011)

Em 30 de junho de 2011, a rede foi ao ar pela última vez.[2]

Na madrugada do dia 1º de julho, a Rede Família foi substituída pela IURD TV, web emissora de televisão dedicado aos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus,[2] que naquele momento passaria a ser uma emissora de televisão aberta.

Todos os programas próprios (Versátil e Atual, Papo de Mulher, Rede Família Esporte, Comando Geral, Alerta Total, Atordoados e as séries e desenhos) foram retirados do ar.

Na manhã do mesmo dia, os 58 funcionários que iam ao trabalho na emissora na cidade de Campinas, foram surpreendidos com o anúncio da direção que foram demitidos e que a emissora deixou as operações na cidade. O Canal 8 passou a operar somente repetidora, através da geradora de Limeira.[2]

No dia 20 de julho, as produções independentes mantidas pela rede recém-extinta foram retiradas do ar já com nova rede. No lugar de todos os programas da extinta Rede Família, a IURD TV passou a transmitir somente programas religiosos da Igreja Universal, inclusive pregações dos pastores.

Segunda fase

Desde 2012

A Rede Família voltou a transmitir em 2012 sua programação para todo o Brasil através da satélite StarOne C2, substituindo o sinal da Record Minas, transmitindo em formato digital.

Em 2 de julho de 2012, o proprietário da Rede Família, Record, Record News, o bispo Edir Macedo fez um pronunciamento no qual apresentou novidades com relação à emissoras do grupo. A principal novidade é que a Rede Record irá deixar de exibir programas religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual Edir Macedo é o principal líder, e os programas passarão a ser exibidos na Rede Família.

A emissora retornou transmitindo a programação da IURD TV e com o seu telejornal, o Jornal da Rede Família, com matérias produzidas pela Rede Record e Record News.

Poucos dias após o retorno da emissora, foi anunciado a nova programação com séries, filmes e animações. Pouco a pouco, a Rede Família vai introduzindo novos programas na grade. A IURD TV segue com sua programação 24h via internet.

Ficheiro:Redefamilia.png
Logotipo utilizado até 2013

A Rede Família cobre atualmente municípios nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí. Também está presente na grade da NET nas cidades de Araras, Limeira e Rio Claro.

A partir do dia 24 de junho, a Rede Família passa a oferecer um novo cardápio a seus telespectadores. Entre as novidades está a exibição da novela “Essas Mulheres” (2005), na faixa das 17h30. A Record “cedeu” os direitos à RF – há em vigência cláusulas contratuais que permite a exibição de produtos da Record em canais do Grupo. Entre as estreias estão também as séries “Xena – A Princesa Guerreira”, “Hércules”, “Heroes”, “Covert Affairs”, “The Event” e “Law & Order: Los Angeles”. Constam ainda no pacote programas da própria Record e da Record News, como “Câmera Record”, “Repórter Record”,“Entrevista Record” e o "Programa Romario Rocha" destinado a estética, beleza e saúde.

Atualmente é possível assistir a Rede Família em todo o Brasil, através de uma antena parabólica apontada para o satélite StarOne C3 e um receptor de satélite digital compatível com DVB-S2.

Em 1º de fevereiro de 2014, a emissora passou a transmitir em rede nacional, pelo satélite StarOne C2, no lugar da Record News analógico. A Record News foi para o sinal digital que antes era da Rede Família.

Programação

Própria

Comunitária
Esportivos
  • Camarote Rede Família
  • Rede Família Esporte
  • Esporte Campeão
Infanto-juvenis
Noticiários

Variedades

Seriados
Sessão de filmes
  • Cinema
  • Especial de Cinema
Teledramaturgia

Independente

Programação IURD
Informecial
  • Espaço Empresarial
  • Gospel Line
  • Nova Geração
  • Passarela Sertaneja
  • Polimport
  • Programa do Rivail
  • Programa Romário Rocha
  • TV Educativa

Emissoras

Notas e referências

Notas

  1. Em 1997, ela foi inaugurada só nos estados da Bahia e Rio Grande do Sul. No dia 1º de agosto de 1998, foi inaugurada em São Paulo e em 6 de julho de 1999 em todo o Brasil.

Referências

  1. «Igreja controla maior parte de TVs do país». Folha Online. Consultado em 25 de novembro de 2010 
  2. a b c d «Rede Família de Televisão fecha as portas em Campinas». RAC. 30 de junho de 2011. Consultado em 28 de julho de 2011 
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Justiça julga compra da Rede Record
  4. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome curtas
  5. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Crescimento da Rede Record
  6. a b c Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Empresa Histórico
  7. «O fim abrupto de "Brida"». TV Crítica (no GeoCities). 19 de outubro de 1998. É esperado que antes do final do ano a emissora não esteja mais nas mãos dos atuais proprietários. DCI-Editora Jornalística, Rede Record (TV Família) e Grupo Abril encabeçam a lista dos pretendentes. [ligação inativa] Ver Web Archive em 25-07-2003.
  8. «Rede Record comprou a Rede Mulher». TV Crítica (no GeoCities). 14 de abril de 1999. Consta numa notícia divulgada no final do dia de ontem que a Rede Mulher [foi] comprada pela Rede Record. A Rede Mulher é uma emissora instalada no estado de São Paulo, operando em UHF e tendo o sinal distribuído para o resto do país através de satélite. Sua programação é específica para o público feminino. Estas são características consideradas adequadas para que a Rede Mulher torne-se a "cabeça" da Rede Família. Criada pela Igreja Universal, a Rede Família já opera em diversas localidades e seu principal objetivo é abrigar a programação evangélica da Igreja Universal, permitindo que a Rede Record concentre-se na programação comercial. [ligação inativa] Ver Web Archive em 10-10-2000.
  9. «Mistério na compra da Rede Mulher pela Record». TV Crítica (no GeoCities). 15 de abril de 1999. A Rede Mulher não será "cabeça" da Rede Família. Esta informação foi dada ontem pela diretoria da Rede Mulher que forneceu alguns detalhes sobre a venda da emissora para a Rede Record. [ligação inativa] Ver Web Archive em 10-10-2000.
  10. «Demissões na Rede Record». TV Crítica (no GeoCities). 15 de abril de 1999. O setor televisivo brasileiro atravessa uma grave crise financeira. As previsões indicam que o setor deverá sofrer uma retração de 5% neste ano. A Rede Record deverá ser a única emissora a apresentar crescimento no faturamento em 1999. Com base nos resultados obtidos no primeiro trimestre, estima-se que a Record deva apresentar um aumento de 30% no seu faturamento. Apesar disto, a Record pretende diminuir o seu quadro de funcionários, podendo iniciar, nas próximas semanas, uma série de demissões. Além disso, a cúpula da Igreja Universal, que controla a Rede Record, também pretende reorganizar as atividades da Rede Família e da Rede Mulher, concentrando as produções em São Paulo. Esta medida deverá resultar em mais demissões nas duas emissoras. [ligação inativa] Ver Web Archive em 02-05-2002.
  11. «Overdose evangélica». TV Crítica (no GeoCities). 7 de julho de 1999. Ontem, a Rede Família passou a utilizar um canal analógico do Brasilsat, na mesma freqüência em que era transmitida o sinal da CNT/Gazeta. [ligação inativa] Ver Web Archive em 16-11-2002.
  12. a b «CBI na mira da IURD». TV Crítica (no GeoCities). 28 de julho de 1999. Apesar das dificuldades financeiras, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está tentando adquirir o Canal Brasileiro da Informação (CBI), uma emissora em UHF localizada na cidade de São Paulo. O objetivo é levar o sinal da Rede Família para a cidade de São Paulo. Atualmente, a Rede Família possuí e sintonizada, no estado de São Paulo, apenas no interior. Nas últimas semanas a emissora lançou uma nova grade, diminuindo a programação religiosa. [ligação inativa] Ver Web Archive em 26-07-2003.
  13. a b «"Mundo Cão" evangélico». TV Crítica (no GeoCities). 7 de julho de 1999. A Igreja Universal criou a Rede Família com o objetivo de concentrar sua programação, antes veiculada através da Rede Record, num canal religioso. Mas agora a Rede Família passou a ser exibida para todo o país. Seus custos aumentaram e a necessidade de uma maior audiência também. Para melhorar os índices, a direção da Rede Família decidiu seguir a mesma fórmula que transformou a Rede Record numa grande emissora. O resultado foi a criação do programa "Alerta Total", cuja estréia ocorreu ontem. Como se pode deduzir pelo título, "Alerta Total" é uma cópia do "Cidade Alerta", programa policial da Record. A única diferença desta nova versão foi a presença de alguns quadros de assistencialismo. No programa de estréia, foi apresentado uma matéria onde pacatos fieis de uma igreja evangélica reclamavam da ameaçadora presença de um estuprador na região. Com esta tática, a Rede Família afasta-se do modelo de TV segmentada, destinada para os fiéis evangélicos, mostrando uma programação cada vez mais parecida com as oferecidas pelas demais emissoras. [ligação inativa] Ver Web Archive em 25-07-2003.
  14. «Vale a Pena Ver de Novo 2». TV Crítica (no GeoCities). 5 de agosto de 1999. Apesar do bom desempenho de Cátia Fonseca à frente do "Note & Anote", a Record decidiu exibir a reprise da novela "Estrela de Fogo" às 14h00. A medida deverá reduzir o tempo de duração do "Note & Anote" e evitar um confronto direto entre Cátia Fonseca e Ana Maria Braga, que, ao que tudo indica, deverá exibir seu programa no mesmo horário. Atualmente a novela está sendo reprisada na Rede Família. [ligação inativa] Ver Web Archive em 12-11-2002.
  15. Marcelo Affini (3 de fevereiro de 2003, 14h54). «Rede Família torna-se afiliada da Rede Mulher». MM Online  Verifique data em: |data= (ajuda)[ligação inativa] Ver Web Archive em 18-04-2003.
  16. «Rede Record lançará canal gratuito para transmissões esportivas». Portal Vírgula. UOL. 6 de setembro de 2010. Consultado em 24 de novembro de 2010 

Ligações externas