Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rede Nacional de Pesquisa)
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
(RNP)
Fundação 1989
Sede Rua Lauro Müller, 116 sala 1103, Botafogo - Rio de Janeiro - RJ, 22290-906
Fundadores Tadao Takahashi
Sítio oficial www.rnp.br

A RNP é a rede brasileira para educação e pesquisa, que disponibiliza internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promove projetos de inovação.

O Sistema RNP inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, beneficia 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.

A organização foi pioneira ao trazer a internet para o Brasil, e hoje sua rede acadêmica chega a todas as unidades da federação. Também está conectada às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.

A RNP é qualificada como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Cultura, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).

História

A RNP foi criada em setembro de 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Seu objetivo era construir uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico. A Rede Nacional de Pesquisa, como era chamada em seu início, tinha também a função de disseminar o uso de redes no país.

Datas importantes[editar | editar código-fonte]

  • 1992: Implantação da primeira rede de internet no país, conectando dez estados e o DF.
  • 1995: Início da abertura da internet comercial no Brasil.  
  • 1997: Criação do CAIS, um dos primeiros times de resposta a incidentes de segurança do país.
  • 1999: É criada a Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (AsRNP).
  • 2000: Inauguração da rede de internet da RNP, chamada Backbone RNP2.
  • 2002: Associação RNP é qualificada pelo governo federal como uma Organização Social.
  • 2005: Lançamento da rede Ipê, com enlaces ópticos e tecnologia de comprimentos de onda (DWDM), operando a múltiplos gigabits por segundo.
  • 2005: Surge o Programa Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep).
  • 2006: Criação da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).
  • 2010: Rede Ipê tem capacidade ampliada em 280%.
  • 2011: Programa Redecomep amplia sua atuação em quase 40 cidades do país.   
  • 2016: Pontos de Presença (PoPs) da RNP passam a ser atendidos na capacidade de gigabits por segundo.
  • 2017: Rede Ipê recebe primeiras conexões com 100 Gb/s.

Rede Ipê[editar | editar código-fonte]

A rede acadêmica brasileira, ou rede Ipê, é uma rede nacional de serviços avançados e comunicação de dados que interliga as organizações usuárias entre si e, internacionalmente, com o sistema global de redes de pesquisa nacionais e regionais. A rede Ipê também oferece acesso de alta qualidade para a internet, por meio de acordos de trânsito e troca de tráfego com outras redes privadas e públicas.

Redecomep[editar | editar código-fonte]

O Programa Redes Comunitárias para Educação e Pesquisa (Redecomep) é uma iniciativa associativa de instituições públicas e privadas que mantém uma rede de comunicação de interesse público e coletivo, não comercial, restrita a uma região metropolitana. Uma Redecomep é formada por associação de instituições de educação, pesquisa, empresas e instituições de governos locais, responsável pelo planejamento, operação e sustentação de serviços de forma colaborativa e integrada ao Sistema RNP.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Pesquisa e Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A RNP realiza atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em TIC, com promoção, integração e aplicação de tecnologias habilitadoras estratégicas voltadas à criação e oferta de serviços e negócios digitais. Para isso, segue o modelo de inovação aberta, ou seja, coordena projetos de P&D que são submetidos pela comunidade acadêmica e startups, para o desenvolvimento de novos serviços e produtos a serem incorporados ao Catálogo de Serviços da RNP. Também coordena Comitês Técnicos formados por pesquisadores de diversas instituições acadêmicas no Brasil, para acompanhar a evolução nessas áreas do conhecimento, prospectar soluções tecnológicas e apresentar recomendações, em caráter consultivo.

Responsabilidade Social[editar | editar código-fonte]

O programa de Responsabilidade Social da RNP visa apoiar, de forma voluntária, projetos que atuem na promoção dos valores de Diversidade, Equidade e Igualdade, observando as necessidades de apoio tecnológico, conectividade de rede, conhecimento especializado em TI, serviços de colaboração e capacitação. Atualmente, a RNP colabora com o Projeto Include do Instituto Campus Party.

Rede Universitária de Telemedicina - RUTE[editar | editar código-fonte]

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é considerada a maior iniciativa em Telemedicina em Ensino e Pesquisa da América Latina e uma das maiores do mundo. Oferece, à comunidade de profissionais e instituições de saúde, infraestrutura de comunicação e serviço de webconferência para diagnósticos e segunda opinião formativa, educação contínua e permanente, acompanhamento, monitoramento e assistência de pacientes, gestão e avaliação de processos, interconectando hospitais universitários e de ensino via RNP. Prevê-se, ainda, a melhoria no atendimento das populações das regiões mais carentes e sem atendimento médico especializado.

CAIS-RNP[editar | editar código-fonte]

Criado em 1997, é considerado um dos primeiros grupos de resposta a incidentes de segurança do Brasil. Garante a segurança das redes acadêmicas ligadas ao Sistema RNP e coopera ativamente com a comunidade de cibersegurança de todo o mundo, desenvolvendo ações preventivas, educativas e corretivas em incidentes e ameaças de segurança em centenas de instituições de educação e pesquisa no país.

Escola Superior de Redes[editar | editar código-fonte]

Unidade de serviço da RNP criada para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação. Com 17 anos de atuação, mais de 1.1 mil instituições clientes e aproximadamente 40 mil alunos capacitados, a ESR visa o resultado prático e busca os maiores índices de qualidade em seus serviços, com a excelência no ensino e o bom atendimento ao cliente como premissas.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Instituição Categoria Iniciativa Ano
HDI Brasil Melhor iniciativa ao cidadão Internet Brasil 2023
HDI Brasil Melhor assistente de suporte Ipezinho 2023
Internet Society Internet Hall of Fame Michael Stanton 2019
Internet Society Internet Hall of Fame Tadao Takahashi 2017

Referências[editar | editar código-fonte]

https://www.rnp.br/sobre/

https://www.rnp.br/sobre/nossa-historia

https://esr.rnp.br/

https://www.internethalloffame.org/

https://panorama.rnp.br/panorama

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

STANTON, M.A.. Non-Commercial Networking in Brazil. In: Proceedings INET’93 San Francisco: INET, 1993 Disponível em https://wiki.rnp.br/download/attachments/41191387/1993_Non-Commercial-Networking-in-Brazil_inet.pdf?version=1&modificationDate=1281763081000&api=v2  Acesso em 20/1/2016.

STANTON, M., “RNPng: a próxima geração da RNP”, Disponível em https://wiki.rnp.br/download/attachments/41191387/2001_RNPng-a-proxima-geracao-da-RNP.pdf?version=1&modificationDate=1283818869000&api=v2  Acesso em 19/1/2016

STANTON, M.A., et al., “Building Optical Networks for the Higher Education and Research Community in Brazil”,  COMNETS 2005, Boston. Disponível em https://wiki.rnp.br/download/attachments/41191387/2005_Building-Optical-Networks-in-Brazil_comnets.pdf?version=1&modificationDate=1281762836000&api=v2  Acesso em 19/1/2016.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.