Rede Pública (telecomunicações)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

A rede pública de telecomunicações é responsável pela interconexão das redes e terminais privados. Ela visa fins lucrativos.

Exemplos de redes[editar | editar código-fonte]

Uma REDE PÚBLICA é uma rede compartilhada por diversos usuários e ela pode ser de telefonia ou de comunicação de dados. Geralmente são disponibilizadas pelas operadoras de telecomunicações para que os seus usuários possam se conectar.

Como exemplo de redes públicas para comunicação de dados podemos citar a rede X.25, Frame Relay, ATM, TDM,MPLS e a Internet.

Como exemplo de uma rede pública de telefônica fixa, podemos citar Rede de Telefonia Pública Comutada RTPC, ela existe desde o começo do século XX. Temos que destacar que um sistema de telefonia fixa é constituído por centrais de comutação telefônica, terminais de serviço telefônico, rede de cabos de interligação entre os assinantes do serviço de telefonia pública e a central pública de comutação telefônica e por entroncamentos de transmissão entre as várias centrais telefônicas.

As centrais públicas de comutação telefônica são responsáveis pela realização das conexões telefônicas. Define-se por conexão telefônica, o circuito estendido entre dois terminais telefônicos para transmissão de uma conversação. A central pública identifica os terminais originador (assinante A) e chamado (assinante B). Procura um caminho livre para conectá-los. Sinaliza o terminal chamado com o toque de campainha (ring). Quando o assinante B retira o fone do gancho, completa-se a ligação, ou estabelece-se uma conexão telefônica. A conexão será desfeita quando qualquer um dos terminais desligar

A internet, no entanto, se utiliza da RTPC, para os acessos discados, mas também pode se utilizar de acessos 3G. Vale lembrar, no entanto, os grandes os avanços nos tipos de acesso, podendo ser CATV, WLAN, PLC e rádios digitais utilizando a tecnologia pré-WiMAX ou até mesmo WiMAX.

Apenas como informação adicional, com relação ao PLC foram realizados testes, que se mostraram viáveis, para utilização da rede elétrica para o envio de dados, existindo hoje em dia empresas que já exploram comercialmente este sistema.