Rede Pitágoras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A rede de colégios Pitágoras é um dos principais colégios particulares de Belo Horizonte, compreendendo do Ensino Primário (Maternal) ao Ensino Superior. Além disso, é uma das três maiores redes de ensino privadas do Brasil. A rede Pitágoars, que contou em 2001 com cerca de 98.000 alunos compreende escolas e faculdades particulares, tendo sido fundada em 1966, em Belo Horizonte. Hoje a rede tem filiais em vários estados como Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Goiás, Bahia e São Paulo e em outros países: Mauritânia, Japão, Kariya e Handa, Iraque, Congo, Equador, Peru e Angola.

O símbolo do Pitágoras tem relação com o matemático grego: a demonstração a famosa fórmula a²= b² + c² (soma dos quadrados dos catetos = quadrado da hipotenusa).

Atualmente, o principal colégio da rede - Colégio Pitágoras Cidade Jardim - situa-se na sede em Belo Horizonte, no bairro de classe média-alta Vila Paris e está entre os três colégios mais tradicionais da cidade.

Fundado em 1966 como um curso preparatório para o vestibular diferenciado, iniciou as operações escolares no ensino básico em 1971. Em 1997 iniciou a comercialização da sua tecnologia educacional e de gestão e educação básica para as escolas associadas a rede Pitágoras.

Recentemente, a rede passou a patrocinar as equipes esportivas do Minas Tênis Clube.

Unidade Timbiras[editar | editar código-fonte]

O Colégio Pitágoras Timbiras foi uma unidade de ensino fundamental e médio, que localizou-se à Rua Timbiras, n. 1375, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Esta escola foi fundade em 1972.[1] A Rede Pitágoras fechou esta unidade, mas instalou neste mesmo endereço uma das unidades da Faculdade Pitágoras.[2]

Referências

  1. Portal EducarBrasil - Entrevista com a diretora do Pitágoras Cidade Jardim, Cristina Durzi. Publicado em 24 de setembro de 2010. Página visitada em 19 de maio de 2011.
  2. Faculdade Pitágoras - Site oficial

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.