Rede SomZoom Sat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rede Somzoom Sat)
Rede SomZoom Sat
{{{alt}}}
Rede SomZoom Sat
SomZoom Gravações e Edições Musicais Ltda.
País Brasil
Frequência(s)
Sede Fortaleza, CE
Slogan A rádio mais popular do Brasil
Fundação 1 de junho de 1997 (26 anos)
Fundador Emanuel Gurgel
Pertence a Grupo SomZoom e Sistema Ceará Agora de Comunicação
Outras emissoras Lista de emissoras
Formato Comercial
Gênero
Afiliações anteriores Expresso FM (2014–2016)
Idioma Português
Nome(s) anterior(es) Rádio SomZoom Sat (1997)
Expresso SomZoom Sat (2014–2016)
Cobertura Partes do interior do Ceará
Webcast Ouça ao vivo por cidade
Aplicativo móvel Google Play: [1]
Página oficial somzoomsat.com.br

Rede SomZoom Sat é uma rede de rádios brasileira sediada em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Pertence ao Grupo SomZoom, conglomerado da área de empresas de bandas e eventos, que opera as frequências junto ao Sistema Ceará Agora de Comunicação. Teve seu início a partir do arrendamento da então Capital FM de Fortaleza pelo empresário Emanuel Gurgel, em 1º de junho de 1997. Entre o fim da década de 1990 e o início da década de 2000, a rede ganhou notoriedade ao ter sua programação veiculada por afiliadas de vários estados através de sua retransmissão nacional via satélite, sendo a primeira da região Nordeste a usufruir desse sistema. Posteriormente a rede começa a entrar em declínio, perdendo audiência, afiliadas e locutores de destaque, e se restringindo ao Ceará.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Antes de lançar a rádio, em 1996, Emanuel Gurgel arrendou a Casablanca FM, uma estação voltada para o público de classe alta que curtia o estilo adulto-contemporâneo, e ocupou toda a sua grade com canções de suas bandas de forró eletrônico, bem como a transmissão de shows e divulgação de agenda das mesmas.[1] A grade de programação não tinha espaço para intervalos comerciais, o que acabou não trazendo retorno comercial e encerrando a parceria em 1997.[1] Todos os locutores que trabalhavam na emissora seguiram com Gurgel para iniciar um novo projeto em outra estação.

Até a entrada da rede no ar, o Grupo SomZoom tentou obter uma concessão própria, mas devido a questões políticas, nunca conseguiu e posteriormente não demonstrou mais interesse em novos pedidos.[2]

Década de 1990[editar | editar código-fonte]

A Rádio SomZoom Sat entrou no ar em 1º de junho de 1997 com o arrendamento da concessão da Capital FM, pertencente ao Grupo Cidade de Comunicação em Fortaleza, para divulgação da programação dos shows e bandas de forró. A rede funciona apenas como uma produtora de conteúdos, que transmite sua programação feita em estúdio na própria sede e não tem concessão de rádio. Exatamente 1 mês após o arrendamento, a rádio passa a se tornar uma emissora de rede, através da transmissão por sinal de via satélite com sinal codificado no Brasil Sat 1, transmitindo para todo o Brasil e a América Latina. Em seguida, ganhou a primeira afiliada, a Tropical FM, gerenciada por outro empresário de forró, Assis Monteiro. Posteriormente adquire afiliação com a Rádio 100, ambas cobrindo toda a Grande Fortaleza e norte do Ceará. As duas emissoras não transmitiam toda a programação da rede, pois tinham seus programas próprios e comerciais.

No decorrer do ano, a rede ganhou as primeiras afiliadas no Ceará, nas cidades de Quixadá, Aracati, Juazeiro do Norte, Baturité, Iguatu, Sobral, Barro, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Santa Quitéria. As 10 rádios cearenses cobriam todo o Ceará e as transmissões (principalmente de AMs) eram captadas nos Estados vizinhos do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Entre agosto a dezembro, com a popularização da SomZoom Sat, outras emissoras de estados vizinhos do Ceará se interessaram em transmitir a nova rede; até então, elas eram afiliadas de outras redes de rádios ou simplesmente eram emissoras locais. A rede ganhou as primeiras afiliadas fora do Ceará, nos estados de Pernambuco (Recife, Caruaru, Pesqueira, Palmares, Timbaúba, e Belém de São Francisco), Rio Grande do Norte (Natal, Mossoró, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros, São Miguel e Santo Antônio), Alagoas (Maceió, São Miguel, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Penedo), Paraíba (João Pessoa, Patos, Piancó, Serra Branca, Pombal, Souza, Cajazeiras e Sumé), Bahia (Ipirá, Alagoinhas, e Mata de São João), o município de João Lisboa, no Maranhão, e as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

O ano de 1998 começa com 51 afiliadas. No decorrer do ano, a rede chegava a novas cidades da Região Nordeste, através dos contratos de afiliações feitos meses antes, nas cidades de Carmópolis, em Sergipe; São Luís e Pinheiro, no Maranhão; e Teresina, no Piauí.[3]

O ano de 1999 começa com 55 afiliadas. Nesse ano, a rede então restrita apenas à Região Nordeste e às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, começou a se expandir para as regiões Sudeste e Norte, conquistando novas emissoras fora da Região Nordeste.

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

Auge[editar | editar código-fonte]

O ano de 2000 começa com 98 afiliadas.[4] A rede passa a ser disponibilizada através do canal 102 da TV por assinatura Tecsat para um público estimado em 100 mil assinantes.[4] A rede começa os 2 anos de auge, liderando a audiência nas cidades e regiões captadas pelas afiliadas, chegando a ter mais de 100 afiliadas no final de 2000. Em Fortaleza, a rede perde a Rádio 100 e com isso, sobram duas rádios transmitindo a rede na mesma cidade e região metropolitana: Capital FM e Tropical FM.

Em 1º de junho de 2000, a rede perde a São Luís FM de São Luís, que troca a SomZoom Sat pela Jovem Pan FM. Apesar dos avisos de mudança de rede veiculados um mês antes nos intervalos da emissora, a decisão de trocar de rede gera inúmeras reclamações dos ouvintes (em telefonemas para a ex-afiliada) e até de anunciantes. Em protesto, os ouvintes e anunciantes não aceitam a mudança de rede, migram para outras rádios rivais e deixam a São Luís FM sem os principais anunciantes e com umas das mais baixas audiências da história (a emissora chegou ser a última colocada). Outros ouvintes de São Luís e região onde a rádio era captada passaram a procurar e achar os sinais de outras rádios maranhenses que transmitiam a rede (entre elas, a Pericumã FM 105,1 de Pinheiro e a Cidade de Vitória AM 850 de Vitória do Mearim), apesar das recepções precárias. Essa situação permaneceu até agosto do mesmo ano, quando a rede volta com afiliação da Mais FM de São José de Ribamar, cidade vizinha do município de São Luís, que logo lidera a audiência.

A Rádio Anhanguera de Araguaína, até então sintonizada apenas em AM 870 kHz, reativa o seu canal auxiliar de 4930 kHz em Onda Tropical. Com isso, a rádio passa a ser transmitida na manhã e tarde em todo o Tocantins, partes do Maranhão, Pará, Mato Grosso e Goiás; à noite, a transmissão atinge a maior parte do Brasil (todas as regiões Norte e Nordeste, partes do Centro-Oeste e Sudeste), inclusive chegando a países vizinhos (Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a possessão francesa de Guiana Francesa). Em setembro, a rádio extingue seus programas locais, permitindo que a programação da rede seja exibida das 16 da tarde até 6 da manhã.

O ano de 2001 começa com 103 afiliadas,[4] incluindo a frequência paralela da Rádio Anhanguera de Araguaína. Nesse ano, o número de afiliadas recuou pela primeira vez desde 1997, passando de 95 (em setembro de 2000) para 73 emissoras (em abril de 2002).[5] Em Fortaleza, a rede perde a Tropical FM, continuando com o arrendamento da Capital FM. Ainda nesse ano, a Rádio Anhanguera de Araguaína muda seu canal secundário dos 4930 kHz em Onda Tropical para 4905 kHz, como parte do plano de distribuição de canais da Anatel.

Declínio[editar | editar código-fonte]

O ano de 2002 começa com 75 afiliadas.[5][6] Com o surgimento da Rede Estação Sat, antiga afiliada localizada em Recife, a Rede SomZoom Sat ganha uma nova concorrente que viria a se tornar sua principal adversária no Nordeste, fazendo diversos investimentos. A Rede Estação Sat passou a contratar novos locutores e inclusive a fornecer melhores condições que a rede rival, que não conseguiu manter o elenco desde 1997 e perdeu comunicadores importantes.[7]

No final de maio, sem aviso prévio aos ouvintes, o apresentador Mução deixou o comando do programa Só Forró, sendo substituído por Bodão. Informações da época mostravam que a saída de Mução se deu devido a uma oferta vantajosa da Estação Sat. No entanto, o novo apresentador do Só Forró foi duramente criticado por muitos ouvintes, devido ao nome e tom de fala praticamente igual ao do antigo locutor. Wanda Maia, única locutora da rede e apresentadora do programa Sintonia, também foi para a Estação Sat. Após a saída de Wanda Maia, o Sintonia passa ser apresentado por Márcia Santos.[8]

A saída de locutores conhecidos resulta na queda na audiência e o início do declínio da Rede SomZoom Sat. A Estação Sat, além de investir junto à programação, também passou a retransmitir seus conteúdos para mais afiliadas em diversos estados do país, inclusive as que antes mantinham contratos com a Somzoom Sat. No mesmo ano, o número de afiliadas recuou pelo segundo ano seguido, passando de 73 para 61 emissoras:[5][6]

O ano de 2003 começa com 68 afiliadas.[6][9] Houve pouca alteração nas afiliações, mas a rede perdeu a Mais FM de São José de Ribamar, que decidiu virar emissora independente depois de fazer contratações de locutores locais conhecidos em emissoras rivais. Inicialmente, chega a perder audiência sem a rede, para depois passar a disputar audiência.

O ano de 2004 começa com 70 afiliadas.[9] Em Fortaleza, depois de 7 anos de arrendamento, o Grupo Cidade desfaz o arrendamento da Capital FM e lança a Rádio Liderança FM, deixando a região metropolitana da cidade sem sinal da rede. Em 2005, a rede conta com 68 afiliadas, duas a menos que no ano anterior, das quais 32 eram AMs,[10] 35 FMs[11] e 1 OT.[10] No mesmo ano, o número de afiliadas voltou a recuar pelo segundo ano seguido.

O ano de 2006 começa com 46 afiliadas, 22 a menos do que no ano anterior, com 19 AMs e 27 FMs em 12 Estados.[11] A SomZoom Sat, que em 2005 chegou a ter 68 afiliadas em 14 Estados e diminuiu para 46 em 2006, perdeu quase todas as afiliadas em 11 estados.[11] Em março de 2007, assume as emissoras que eram afiliadas à Transamérica Hits, administradas pelo Sistema Ceará Agora de Comunicação.[12] No mesmo ano, também em parceria com o Sistema Ceará Agora, estreia o radiojornal Alerta Geral. A rede havia iniciado o ano com 18 afiliadas, 28 a menos que no ano anterior, sendo 3 AMs e 15 FMs em 4 Estados.[13]

O ano de 2008 começa com 13 afiliadas, 5 a menos que no ano anterior, com 1 AM e 11 FMs no Ceará. Em 26 de março de 2008, problemas na transmissão do satélite tiraram a rede do ar durante a tarde. Técnicos da rede fizeram reparos à noite e somente na manhã de 27 de março a transmissão voltou ao normal. Durante o tempo em que a rede esteve fora do ar, as afiliadas geraram programação própria, o que levou a rede a receber inúmeros telefonemas e e-mails dos ouvintes questionando sobre a saída da rede do ar.[14]

No mesmo ano, na tentativa de reverter as perdas de afiliadas, a SomZoom Sat passou a anunciar em seu site uma busca por novas afiliadas em vários lugares do Brasil, e acabou com os arrendamentos às emissoras como forma de manutenção da transmissão da rede.

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

No início de 2010, a repetidora da SomZoom Sat em Fortaleza sai do ar na frequência FM 90,7 MHz. Com isso, Fortaleza e municípios vizinhos da cidade passam a receber a Somzoom apenas na frequência FM 93,5 MHz, concessionada para o município de Pindoretama. No lugar da antiga repetidor-afiliada, entra no ar a Expresso FM, ligada ao Sindicato das Empresas de Ônibus do Estado do Ceará (Sindiônibus).[15] Posteriormente, perdeu a concessão em Pindoretama para a Fortaleza FM, da Câmara Municipal de Fortaleza.[16] A rede começa o ano de 2011 com novas afiliadas fora do Ceará, com mais duas afiliadas e a volta da rede no Estado de Pernambuco. A rede não tinha presença na região desde 2006, quando todas as afiliadas no Estado deixaram a SomZoom e as novas rádios já transmitiam a rede quando tinham os antigos nomes. A nova expansão reforça a promessa da rede de buscar novas afiliadas desde 2008.

Em janeiro de 2011, logo após a saída do famoso locutor e compositor Lobão, a emissora faz uma grande jogada de marketing e contrata o apresentador televisivo de programa de forró Bezerrão, que apresenta o programa Só Forró nos fins de tarde da emissora. Em março de 2011, o locutor e empresário Carlos Nassa, conhecido como "Lourão", volta a fazer parte da programação da emissora após ter se afastado por dois anos. O mesmo é bastante conhecido no meio forrozeiro, devido a seu trabalho como locutor e apresentador de shows. No final de abril de 2011, a rede fecha parceria com o padre Reginaldo Manzotti, e passa a transmitir de segunda a sexta o programa Experiência de Deus.

No dia 1º de abril de 2012, a SomZoom Sat Sobral deixa de ser transmitida na frequência FM 105,1 MHz e passa para frequência FM 91,3 MHz no lugar da Jovem Pan FM Sobral, que era afiliada à Jovem Pan FM. Em 20 de abril de 2013, a SomZoom Sat volta a ser transmitida em Fortaleza na frequência FM 104,3 MHz, substituindo a FM Ministério Canaã. No mesmo ano, é inaugurada a SomZoom Sat Santa Quitéria, sintonizada pela frequência 97.3 FM.

Em abril de 2013, a SomZoom volta a promover festas e transmiti-las ao vivo pela rádio juntamente com a FM 92 de Fortaleza diretamente da Casa de Forró, casa de shows que pertence à SomZoom. Essa parceria marcou a retomada da parceria da SomZoom com a antiga Tropical FM. Isso durou até o fim da emissora, que foi extinta e substituída pela Beach Park FM.

Por conta da estreia da Feliz FM em Fortaleza, a Expresso FM precisou migrar de frequência e fechou parceria com a SomZoom Sat, onde ambas realizaram uma fusão de marcas, passando a operar em conjunto como Expresso SomZoom Sat em 1º de abril de 2014.[17] Posteriormente, a emissora divulgou que sua audiência média, já com a nova parceria, tinha uma média de 270 mil ouvintes por minuto somente nos coletivos da capital.[18] Com a parceria, estreiam novos programas na rádio e locutores.

A parceria dura até 31 de dezembro de 2016 e, no dia seguinte, a Expresso FM volta a operar com programação própria. Programas que eram transmitidos na parceria ficam na Expresso, e outros que foram extintos por conta da mesma retornam ao ar. Até o fim de 2016, em seus intervalos, a então Expresso Somzoom Sat exibia as cotas de propaganda em rede nacional; boa parte delas eram educativas e vinculadas ao poder público, bem como suas cotas locais e eventos promovidos pelo grupo. Todas as afiliadas, incluindo a do Cariri, exibiam o programa do Lobão. Porém, desde que se encerrou a parceria com o Sindiônibus e a programação de rede passou a ser exibida apenas pela internet, as propagandas, majoritariamente compostas de empresas do grupo Somzoom, como os briquetes Mastruz com Leite e a Gurgel Malhas (incluindo os de serviço público) deixaram de ser exibidas em algumas afiliadas, com o intervalo sendo inteiramente preenchido por cotas locais - em detrimento das empresas que fecharam contratos nacionais ou regionais de publicidade. Em outras afiliadas, parte do intervalo comercial gerado de Fortaleza é executado em eventuais ocasiões.

Em 2017, a Somzoom Cariri passa por repentinas mudanças e apresenta novidades em sua programação, dentre elas a reformulação de algumas atrações, a estreia de programas jornalísticos, esportivos e de uma versão local do Só Forró, a realização de promoções e a participação em eventos regionais como o Expocrato. Ainda neste ano, a programação da SomZoom Sat Cariri é alterada novamente. O Jornal Grande Cariri passa a ser apresentado por Solon Vieira, A Hora do Mução é substituído por um programa musical comandado por Baden Powell e o Ponto de Encontro é levado ao ar sem apresentador, apenas com a execução de músicas e a participação dos ouvintes via WhatsApp. Também ocorre a estreia d'O Que Tem de Bom. Além disso, sua equipe esportiva é extinta definitivamente.

Em 1.º de janeiro de 2018, a SomZoom Sat Sobral encerra suas atividades na frequência 91,3 MHz e é substituída pela Rádio ECOA.

Em 3 de novembro de 2019, entra no ar em caráter experimental na Grande Fortaleza a FM 107,5 MHz, migrante da Rádio Litoral AM 1100 de Cascavel, que retransmitia a programação da SomZoom Sat desde 2017, voltando a engatar com a rede em 2 de dezembro atendendo como Agora FM. Ela deixou de retransmitir a rede em 10 de fevereiro de 2020.

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Canalito & Leme 2007, p. 102.
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome panorama
  3. «Relação de Emissoras afiliadas no Brasil até a presente data.». SomZoom. 9 de fevereiro de 1998  Apesar de listar 49 emissoras, tem 53 afiliadas, incluindo as futuras afiliadas.
  4. a b c «Relação Completa de afiliadas». SomZoom. 8 de março de 2001 
  5. a b c «Confira aqui a relação de afiliadas em todo o Brasil». SomZoom. 26 de maio de 2002 
  6. a b c «Confira aqui a relação de afiliadas em todo o Brasil ATUALIZADA EM 31/10/2002». SomZoom. 15 de abril de 2003 
  7. LIMA, M. É. O. (2005). «O sertão vira mar no "contra-fluxo" regional». Santos. Universidade Metodista de São Paulo. Consultado em 27 de fevereiro de 2017 
  8. «Márcia Santos passa a apresentar o programa Sintonia no lugar de Wanda Maia». SomZoom 
  9. a b «Confira aqui a relação de afiliadas em todo o Brasil ATUALIZADA EM 04/06/2003». SomZoom. 27 de novembro de 2003 
  10. a b «LISTA DE EMISSORAS BRASILEIRAS DE ONDAS MÉDIAS» (PDF). Dxing. 2005. Arquivado do original (PDF) em 5 de novembro de 2011 
  11. a b c «Afiliadas». SomZoom. 2005 ; «Afiliadas». SomZoom. 2006 
  12. Daniel Starck (25 de março de 2007). «Exclusivo: Transamérica Hits abre espaço para a SomZoom Sat no Ceará». Tudo Rádio. Consultado em 22 de fevereiro de 2017 
  13. «Afiliadas». SomZoom. 2007 
  14. Luciano Augusto (27 de março de 2008). «Problemas no satélite deixou SomZoom fora do ar». Ceará Agora 
  15. Daniel Starck (26 de março de 2010). «Mais mudanças no Ceará: SomZoom Sat troca de frequência em Fortaleza». Tudo Rádio. Consultado em 1 de janeiro de 2017 
  16. «Câmara Municipal 24h no ar pela Fortaleza FM». Câmara Municipal de Fortaleza. 7 de fevereiro de 2011. Consultado em 25 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 5 de janeiro de 2017 
  17. Carlos Massaro (7 de abril de 2014). «Feliz FM já está no ar em Fortaleza após mudanças técnicas». Tudo Rádio. Consultado em 1 de janeiro de 2017 
  18. LIMA, M. E. O.; LOPES, J. W. (2015). «Rede Somzoom Sat: Uma Atualização da Mídia Regional (2005-2015)» (PDF). Rio de Janeiro. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: 1-15. Consultado em 1 de janeiro de 2017 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Canalito, Jorge; Leme, Paulinho (2007). Rádio FM: Em Fortaleza é outra história. Fortaleza: Premius Editora. ISBN 9788590732907 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]