Rede Virtual de Bibliotecas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rede Virtual de Bibliotecas
Rede Virtual de Bibliotecas
Tipo rede de bibliotecas
Inauguração 1975 (49 anos)
Geografia
Coordenadas 15° 47' 52.934" S 47° 51' 50.319" O
Mapa
País Brasil
Website oficial

A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, situada no Distrito Federal (Brasil), coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que, no ano de 2022, agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da administração pública Federal e do Governo do Distrito Federal, dos poderes legislativo, executivo e judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informação bibliográfica do poder legislativo e dos órgãos mantenedores das bibliotecas cooperantes[1].

Catálogo online da RVBI[editar | editar código-fonte]

O acervo registrado no catálogo bibliográfico da RVBI tem como prioridade temática a área das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Direito. Cada uma das biblioteca da Rede possui uma base de dados administrativos com os dados particulares da sua coleção de itens bibliográficos, dos seus usuários, de fornecedores etc.[1]

Essas bases, por sua vez, compõem-se de vários registros interrelacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é a atual denominação da Rede SABI (Subsistema de Administração de Bibliotecas), originária das bases de dados de livros e periódicos criadas pelo Prodasen e pela Biblioteca do Senado, na década de 1970. A alimentação cooperativa da base de dados começou em 1975, após a adesão da Biblioteca Técnica do Prodasen e da Biblioteca do Estado Maior da Armada (EMA)[2]. Durante seus 47 anos de funcionamento, a RVBI acompanhou as inovações tecnológicas para possibilitar a compatibilidade com outras redes e Sistema de informação fazendo uso de normas internacionais relacionadas com bibliotecas, entre elas o formato MARC21.

Em novembro de 1999 foi implantado o sistema Aleph[3], ILS que adota formato internacional de intercâmbio bibliográfico, quando passou a ser chamada de Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI.

Acervo da RVBI em números[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2023, o catálogo bibliográfico coletivo das bibliotecas da RVBI possuía um pouco mais de 1.109.000 (um milhão, cento e nove mil) registros bibliográficos e mais de 1.636.000 (ver tabela abaixo) itens registrados nos acervos locais.

Com a cooperação bibliotecária da RVBI é possível a racionalização de serviços. A catalogação cooperativa de Artigo de periódico científico entre as 11 bibliotecas participantes é uma das grandes vantagens dessa cooperação. Em fevereiro de 2023, eram indexados 326 títulos de periódicos, dos quais 301 são publicados no Brasil. Entre os indexados, 247 títulos da área jurídica alimentam a Bibliografia Brasileira de Direito (BBD).

Em 2022, foram catalogados 10.367 novos artigos de periódico no catálogo coletivo da RVBI. Do total, 6.844 possuem link para o acesso (livre ou restrito) ao texto integral do documento na Internet.

Resumo dos acervos das biblioteca da RVBI
Tipo de suporte fev. 2023
bases de dados 128
CD de áudio 206
CD-ROM 5.510
disco de vinil 6
disquete 120
DVD 2.134
fascículo de periódico 825.054
fita cassete 16
folheto 45.012
livro 756.940
mapa 834
material gráfico 78
microforma 721
vídeo 108

Bibliotecas cooperantes atuais[editar | editar código-fonte]

Bibliotecas cooperantes que deixaram a RVBI[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Oliveira, Elaine Ricevich Bastos de; Jaegger, Maria de Fátima Pereira (2005). Gerenciamento da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI. Brasília: Senado Federal, Secretaria de Biblioteca. 15 páginas 
  2. Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI (jul. 2011). «Informativo da RVBI» (PDF). Informativo da RVBI 
  3. Ex Libris Group. «Aleph, Integrated Library System» (em inglês) 
  4. a b c Vieira, Simone Bastos (1996). «Rede SABI : diretrizes de indexação» (PDF). https://www2.senado.leg.br/bdsf