Redirecionador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Redirecionador é um sítio web que redireciona URL de forma que o endereço diminua de tamanho, tornando fácil a memorização por parte dos usuários.

História[editar | editar código-fonte]

Com a expansão da Internet, houve uma grande explosão dos novos usuários que queriam criar suas próprias páginas para poderem divulgar seus trabalhos, e a fim de mostrar ao mundo sua criatividade e conhecimento. Porém, no começo não era possível se hospedar páginas gratuitamente e todos os provedores de hospedagem cobravam caro, além de serem escassos.

Quando surgiram os primeiros provedores de hospedagem gratuita (entre eles o GeoCities), além da febre de criação de páginas pessoais, veio à tona um problema: por ser um serviço gratuito, pelo excesso de páginas sendo criadas cada vez mais e também pelo fato da divulgação dos provedores, os endereços (URL) das páginas eram absurdamente grandes.

Foi nesse momento que surgiram os redirecionadores, facilitando a memorização das páginas e para os usuários ganharem tempo com digitação.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Após a criação de um site sítio web, o usuário se cadastra num provedor de hospedagem gratuita e recebe o endereço (URL) da página, para poder divulgar aos usuários e acessar sua página. Normalmente este endereço gratuito é muito grande. Cadastra-se então uma conta em um redirecionador, o redirecionador lhe fornece um novo endereço mais curto e de mais fácil memorização. Este redirecionador gratuito faz o redirecionamento do endereço curto apontando para URL do sítio.

Possui vantagem da praticidade na digitação e memorização do endereço. Entretanto, alguns redirecionadores impõem a apresentação de anúncios publicitários dos patrocinadores, somando aos anúncios dos patrocinadores do provedor de hospedagem, o que geralmente deixa a página muito carregada.

Ver também[editar | editar código-fonte]