Reduto dos Marcos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Reduto dos Marcos localizava-se na localidade de Barra dos Marcos, junto à barra sul do canal de Santa Cruz, atual município de Igarassu, no litoral do estado de Pernambuco, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

As pesquisas arqueológicas do provável sítio da feitoria de Itamaracá iniciaram-se no final da década de 1960, após uma forte ressaca marítima ter colocado a descoberto vestígios de antigos muros de pedra. Uma campanha teve lugar em 1967 sob a direção do Prof. Marcos de Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, quando foram identificados restos de cerâmica indígena e européia, pregos, facas e balas de arcabuz, bem como alicerces de pedra argamassada (RAJÃO, 1969:94-111).

O Forte dos Marcos foi estudado por Mário Melo (BARRETTO, 1958:19). Mais recentemente, em Março de 1998, uma avaliação do sítio dos Marcos foi realizada pelo Laboratório de Arqueologia da UFPE, permitindo a identificação de uma estrutura arquitetônica, a quarenta centímetros de profundidade, correspondente a um espesso alicerce, apresentando uniformidade quanto ao material e à técnica utilizados: pedra consolidada por argamassa de cal e fragmentos de telhas de barro.

O trecho do alicerce colocado a descoberto não representa a totalidade da estrutura original. Após o abandono da estrutura, as pedras das paredes foram removidas e com elas parte do alicerce, possivelmente para serem reaproveitados em outras edificações, prática comum em tempos coloniais. O conjunto remanescente permite identificar dois vãos, de 13 e 33,75 metros quadrados respectivamente, que prosseguiam em direção ao canal. As poucas evidências não permitem um diagnóstico da função da estrutura, permitindo apenas supor tratar-se dos restos dos alojamentos de um reduto. Por se encontrar próximo ao local onde, nos séculos XVI e XVII, se situavam (no continente) os marcos de pedra, assinalando os limites entre a Capitania de Itamaracá e a de Pernambuco, o sítio foi considerado como o Reduto (ou Fortim) dos Marcos, carecendo de maiores pesquisas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • RAJÃO, Alberto. A conquista do litoral. Enciclopédia Bloch. Ano 3, nr. 29, set/1969. p. 94-111.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre patrimônio histórico no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.