Reflection (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reflection
Ally, Camila e Dinah da esquerda á direita embaixo, Lauren e Normani da esquerda á direita em cima
Reflection (álbum)
Álbum de estúdio de Fifth Harmony
Lançamento 3 de fevereiro de 2015 (2015-02-03)
Gravação 2013—2014
Gênero(s)
Duração 37:35
Idioma(s) inglês
Formato(s)
Gravadora(s)
Produção
Cronologia de Fifth Harmony
Better Together
(2013)
7/27
(2016)
Singles de Reflection
  1. "Boss"
    Lançamento: 7 de julho de 2014 (2014-07-07)
  2. "Sledgehammer"
    Lançamento: 28 de outubro de 2014 (2014-10-28)
  3. "Worth It"
    Lançamento: 3 de março de 2015 (2015-03-03)

Reflection é o álbum de estreia da girl group pop estadunidense Fifth Harmony.[1] Lançado em 3 de fevereiro de 2015 pela Epic Records e Syco Music. Seu primeiro single, "Boss", foi lançado dia 10 de julho de 2014.[2] O vídeo de "Sledgehammer" foi lançado em 2 de novembro de 2014. A lista de faixas oficial do álbum foi revelada no Snapchat do grupo em 8 de janeiro de 2015. As vendas da primeira semana do álbum em solo americano foi de 80.000 unidades.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Após terminarem na terceira colocação durante a segunda temporada do The X Factor e lançarem o EP de estreia, Better Together, Fifth Harmony anunciou que iriam lançar um álbum de estúdio completo no outono de 2014.[3] O álbum foi produzido pelo multi-platinado produtor e compositor Julian Bunetta e lançado pela Syco Music e Epic Records.

Durante entrevista à Billboard, o grupo disse que o álbum seria menos pop e soaria mais maduro que o Better Together.[4] Os fãs do quinteto foram desafiados a votar no grupo para revelarem a capa do álbum, cada voto seria adicionado na porcentagem para desvendar a imagem. O título e a capa do álbum foram revelados em 12 de agosto de 2014 na página oficial do grupo.[5] Após um retorno negativo dos fãs, Fifth Harmony decidiu mudar a capa, uma nova foi revelada em 26 de agosto do mesmo ano.[6]

Previsto para ser lançado no dia 17 de novembro de 2014, o álbum foi adiado para 16 de dezembro, depois para 26 de janeiro de 2015,[7] e, novamente, para o dia 3 de fevereiro de 2015. Através do microblog Twitter, uma das integrantes do Fifth Harmony, Camila Cabello, explicou a situação: "[...] Nós gravamos muitas músicas para o álbum e neste momento nós estamos no processo de escolher quais delas entrarão nele. Sei que estão chateados com os adiamentos, mas vocês têm que esperar um pouquinho por isso [...]".[8]

Singles[editar | editar código-fonte]

O primeiro single do disco, "Boss", foi anunciado em maio de 2013 e lançado em 7 de julho de 2014.[9] O videoclipe do single estreou na VEVO um dia depois.[10][11] O single debutou com 75 mil cópias vendidas nos EUA, conseguindo a 43ª posição na Billboard Hot 100 e 1 em 15 países. O single recebeu certificado de platina da RIAA.

O segundo single do disco, "Sledgehammer" foi lançado em 28 de outubro em uma rádio americana e logo após na iTunes Store. Mike Wass, da Idolator, chamou a música de "um açucarado doce hino synth-pop com recurso de rádio de ponta". Jessica Hyndman, da MTV, deu uma crítica positiva, dizendo que "'Sledgehammer' transmite uma diversão pop vibe, vastamente diferente do hip-hop banger da música Bo$$; A canção chegou na 40ª posição na Billboard Hot 100, sendo o maior hit da girlband até aquele momento. O vídeoclipe foi lançado em 25 de novembro de 2014 na VEVO, mostrando as garotas em um cenario azul com roupas brancas, semelhante ao video de Bo$$. A canção atualmente conta com cerca de 1.000.000 de cópias vendidas mundialmente com streams.

O terceiro single do disco, "Worth It" foi lançada em 19 de janeiro no iTunes para aqueles que compraram o album na pré-venda, até então era apenas um single promocional. Devido á recepção do publico e crítica, foi oficializado que Worth It seria a próxima musica de trabalho do album. "Worth It" recebeu críticas mistas. Rick Florino, da ARTISTdirect , elogiou Worth It, alegando que a música tem "uma fórmula que faz todos querer dançar, e todos gostam de musicas que te faz querer requebrar." [ 6 ] Rebecca Mattina, da andPOP deu a música uma avaliação mista, notando também uma semelhança com "Talk Dirty" do cantor Jason Derulo, mas também afirmando que faixa está "repleta de atitude e batidas contagiantes". [ 7 ] Jason Lipshutz, da Billboard , escreveu uma crítica negativa, dizendo que a música soa "estranha e incompleta." Lipshutz também destacou "fraseado repetitivo." da canção. O videoclipe da faixa foi lançado em 29 de março no site do Kids Choice Awards 2015 e logo após na VEVO. O vídeo mostra as garotas ainda mais sensuais do que nos videos anteriores: O single rapidamente se tornou viral conseguindo pegar 1# em mais de 20 países nas suas primeiras 24h. Atualmente o single já vendeu cerca de 3.400.000 cópias mundialmente. O vídeo já se encontra com mais de 1 bilhão de visualizações na plataforma VEVO, se tornando o single mais bem sucedido da girl group.

A faixa atingiu a 12ª posição da Billboard Hot 100, sendo oficialmente o maior sucesso de Fifth Harmony até ser superado pelo single do álbum 7/27, Work From Home, que alcançou a quarta posição.

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Em 4 de abril, o cantor Austin Mahone revelou que sua primeira turnê apoiada no EP The Secret teria Fifth Harmony como ato de abertura. A turnê começou em 25 de abril, e aí foi revelada quatro faixas inéditas além de Bo$$, a setlist do grupo trazia as faixas "Reflection", "We Know", "Over" e "Going Nowhere". A turnê passou pelo Brasil, durante o Z Festival e mais apresentações no Rio de Janeiro e Brasília.

Em 11 de julho, a girlband apresentou Bo$$ pela primeira vez no programa matinal americano Today, apresentando também os singles do EP "Better Together". Em 31 de julho foi a vez de On Air with Ryan Seacrest receber as meninas para uma apresentação do single. Em 25 de agosto as meninas apresentaram Bo$$ no tapete vermelho do MTV Video Music Awards, sendo a maior divulgação do single, a performance aconteceu enquanto outros artistas chegavam ao evento. Em 9 de novembro, a girlband fez uma performance do single no pré show do Europe Music Awards, onde também apresentaram "Miss Movin' On" e "Sledgehammer", a performance ficou marcada por Camila se desequilibrar e cair da cadeira durante a performance, mas a MTV cortou a cena. Em 12 de novembro, o grupo foi ao Good Morning America para divulgar o single "Sledgehammer". Em 7 de setembro, Fifth Harmony viajou até a Inglaterra para performar Bo$$ no The X Factor, com uma super produção. No ano novo (2014-2015), a girlband foi ao programa Pitbull's New Year's Revolution, exibido pela FOX. No dia do lançamento do álbum, o grupo performou "Sledgehammer" no Today, e em alguns programas de rádio, diversos programas australianos e em 25 de fevereiro o grupo foi a atração musical do famoso The Ellen DeGeneres Show.

A girlband iniciou em 28 de fevereiro, em San Francisco, a The Reflection Tour, que passou por 25 cidades americanas, para divulgar o disco.

Dando início a divulgação da faixa Worth It, a girlband participou do programa australiano VH1's Big Morning Buzz Live, em 17 de fevereiro. E apresentado nos shows da Reflection Tour. Em 13 de abril, após liberarem o vídeo da música, a girlband performou no programa americano Michael and Kelly. Realizaram uma performance no Festival Wango Tango. Era aguardado pelos fãs uma performance no Billboard Music Awards, mas não ocorreu devido a conflitos de agenda do grupo.

Após o sucesso da primeira etapa da The Reflection Tour, Fifth Harmony anunciou uma extensão da turnê chamada: Reflection: The Summer Tour. Nesta nova etapa o grupo passou dois meses realizando mais shows na América do Norte. Em dezembro, o grupo anunciou que iria embarcar para a Europa para mais 6 shows numa nova etapa da turnê. No total, as três partes da turnê atraíram mais de 60 mil fãs e arrecadaram cerca de três milhões de dólares.

A turnê passou por países como Estados Unidos da América, Canadá, Bahamas, Espanha, Holanda, Reino Unido, Alemanha, França e México.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Edição standard[12]
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Top Down"  Jacob Hindlin, Victoria Mccants. 3:40
2. "Boss"  Frederic, Eric / Kasher Hindlin, Jacob / Lewis, Gamal Kosh / Spargur, Joe / Parks, Taylor / Kyriakides, Daniel. 2:51
3. "Sledgehammer"  Douglas, Sean / Trainor, Meghan / Jeberg, Jonas. 3:52
4. "Worth It" (com Kid Ink)Collins, Brian / Eriksen, Mikkel / Hermansen, Tor / Renea, Priscilla / Kaplan, Ori. 3:44
5. "This Is How We Roll"  Jacob Hindlin, Victoria Mccants. 4:24
6. "Everlasting Love"  Brown, Thomas Lee / Monet, Victoria / Sayles, Travis / Stevens, Shane. 3:04
7. "Like Mariah" (com Tyga)Jr. Abrahart, John James / Sibanda, Tinashe C / Mccants, Victoria Monet / Burton, Brittany Britt / Schwartz, Emily Warren. 3:28
8. "Them Girls Be Like"  Kasher Hindlin, Jacob / Bunetta, Julian / Monet, Victoria. 2:42
9. "Reflection"  Justin Tranter, Raja Kumari, Micheal Stevenson, Jonathan Rotem 3:08
10. "Suga Mama"  Trainor / Chris Aparri 3:39
11. "We Know"  Brown, Thomas Lee / Monet, Victoria / Stewart, Kyle. 2:57

Notas[editar | editar código-fonte]

  • "Worth It" contém uma amostra remixada de "Why You Treat Me So Bad", interpretada por Clube Nouveau.
  • "Like Mariah" contém uma amostra de "Always Be My Baby", interpretada por Mariah Carey.
  • "We Know" contém uma amostra de "A Dream", interpretada por DeBarge.
  • "Brave Honest Beautiful" contém elementos de "Bootylicious", interpretada pelas Destiny's Child.
  • A faixa "Over", apresentada na Austin Mahone Tour não foi inclusa no álbum por motivos desconhecidos.

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Posições[editar | editar código-fonte]

Paradas Musicais Melhor

Posição

Austrália (ARIA)[14] 16
Bélgica (Ultratop Flanders)[15] 18
Bélgica (Ultratop Wallonia)[15] 124
Brasil (ABPD)[16] 7
Canadá (Billboard)[17] 8
Escócia (OCC)[18] 19
Espanha (PROMUSICAE)[19] 9
Estados Unidos (Billboard)[20] 5
Finlândia (Suomen virallinen lista)[21] 45
França (SNEP)[22] 111
Irlanda (IRMA)[23] 23
Japão (Oricon)[24] 85
México (AMPROFON)[25] 29
Noruega (VG-lista)[26] 24
Nova Zelândia (RMNZ)[27] 8
Países Baixos (MegaCharts)[28] 28
Portugal (AFP)[29] 30
Reino Unido (OCC)[30] 18
Suécia (Sverigetopplistan)[31] 26
Suiça (Schweizer Hitparade)[32] 69

Tabelas de fim-de-ano[editar | editar código-fonte]

Parada Musical (2015) Melhor
Posição
Estados Unidos (Billboard)[33] 48

Certificações[editar | editar código-fonte]

País Certificação Certificed Units/Vendas
Brasil (ABPD)[34] 3× Platina 120,000
Canadá (Music Canada)[35] Ouro 50,000
Estados Unidos (RIAA)[36] Platina 1,000,000
Filipinas(PARI)[37] Platina 15,000
Taiwan (RIT)[38] Platina 10,000

Histórico de lançamentos[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Gravadora
 Países Baixos 30 de Janeiro de 2015 Download Digital / CD Epic
 Canadá 3 de Fevereiro de 2015
 Estados Unidos
 México
 Reino Unido 10 de Julho de 2015

Referências

  1. «Reflection Album». Consultado em 5 de abril de 2015 
  2. «Top 40/M Future Releases». All Access Music Group. Consultado em 29 de outubro de 2014. Cópia arquivada em 11 de julho de 2014 
  3. «Ultimate Music | Fifth Harmony "Reflection" (Official Album Cover)». Josepvinaixa.com. 12 de agosto de 2014. Consultado em 18 de agosto de 2014 [ligação inativa]
  4. «Fifth Harmony To Focus on Finishing Debut Album in April». Billboard. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  5. «Fifth Harmony Unveil Their Sassy 'Reflection' Album Cover, Prep For VMAs Pre-Show Performance | Music News, Reviews, and Gossip on». Idolator.com. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  6. «Bo$$ Move: Fifth Harmony Changed Their Album Art For The Fans». MTV News 
  7. «Fifth Harmony's Debut Album Delayed to January, Says Camila Cabello». Consultado em 7 de novembro de 2014 
  8. «Fifth Harmony adia lançamento do álbum "Reflection" para janeiro». Consultado em 26 de novembro de 2014 
  9. «"Bo$$": Fifth Harmony anuncia novo single». Consultado em 26 de novembro de 2014 
  10. Morgan Chalfant. «Girl group Fifth Harmony calls Michelle Obama a 'boss'». Red Alert Politics. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  11. «Fifth Harmony Is All Grown Up In 'Bo$$' Music Video». Huffingtonpost.com. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  12. «Reflection, Fifth Harmony - iTunes». iTunes. Consultado em 29 de outubro de 2014 
  13. «Reflection (deluxe), Fifth Harmony». iTunes. Consultado em 29 de outubro de 2014 
  14. Hung, Steffen. «australian-charts.com - Fifth Harmony - Reflection». www.australian-charts.com. Consultado em 25 de maio de 2017 
  15. a b «Fifth Harmony - Reflection». ultratop.be. Consultado em 25 de maio de 2017 
  16. «Ranking – Portal Sucesso!: As músicas mais tocadas e os CDs e DVDs mais vendidos do Brasil». www.portalsucesso.com.br. Consultado em 25 de maio de 2017 
  17. «Fifth Harmony - Chart history | Billboard». www.billboard.com (em inglês). Consultado em 25 de maio de 2017 
  18. «Official Scottish Albums Chart Top 100 | Official Charts Company». www.officialcharts.com (em inglês). Consultado em 25 de maio de 2017 
  19. Hung, Steffen. «spanishcharts.com - Fifth Harmony - Reflection». www.spanishcharts.com. Consultado em 25 de maio de 2017 
  20. «Fifth Harmony - Chart history | Billboard». www.billboard.com (em inglês). Consultado em 25 de maio de 2017 
  21. «Musiikkituottajat - Tilastot - Suomen virallinen lista - Artistit». www.ifpi.fi (em finlandês). Consultado em 25 de maio de 2017 
  22. Hung, Steffen. «lescharts.com - Fifth Harmony - Reflection». www.lescharts.com. Consultado em 25 de maio de 2017 
  23. «GFK Chart-Track». www.chart-track.co.uk (em inglês). Consultado em 25 de maio de 2017 
  24. «リフレクション(ジャパン・デラックス・エディション) | フィフス・ハーモニー». ORICON NEWS (em japonês) 
  25. «Amprofon on Twitter». Twitter 
  26. Hung, Steffen. «norwegiancharts.com - Fifth Harmony - Reflection». www.norwegiancharts.com. Consultado em 25 de maio de 2017 
  27. Hung, Steffen. «charts.org.nz - Fifth Harmony - Reflection». www.charts.org.nz. Consultado em 25 de maio de 2017 
  28. Hung, Steffen. «Fifth Harmony - Reflection». hitparade.ch. Consultado em 25 de maio de 2017 
  29. Hung, Steffen. «portuguesecharts.com - Fifth Harmony - Reflection». www.portuguesecharts.com. Consultado em 25 de maio de 2017 
  30. «Official Albums Chart Top 100 | Official Charts Company». www.officialcharts.com (em inglês). Consultado em 25 de maio de 2017 
  31. Hung, Steffen. «swedishcharts.com - Fifth Harmony - Reflection». www.swedishcharts.com. Consultado em 25 de maio de 2017 
  32. Hung, Steffen. «Fifth Harmony - Reflection - swisscharts.com». www.swisscharts.com. Consultado em 25 de maio de 2017 
  33. «Billboard 200 Year End 2015 – Fifth Harmony (Reflection)» (em inglês). Billboard. Consultado em 27 de dezembro de 2015 
  34. «"Reflection", primeiro álbum do Fifth Harmony, é platina dupla no Brasil - Música - Jovem Pan FM São Paulo 100.9». Jovem Pan FM. Consultado em 24 de maio de 2017 
  35. «Music Canada - Gold/Platinum» (em inglês). Music Canada 
  36. «Gold & Platinum - RIAA». RIAA (em inglês) 
  37. «LOOK: FIFTH HARMONY Receives Platinum Record Awards» (em inglês) 
  38. «五佳人愛台灣 獲頒金唱片「吸奶」慶祝». NOWnews 今日新聞 (em chinês)