Região Amazônica da Colômbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região Amazônica da Colômbia
Localização
País  Colômbia
Maior Cidade Florencia
Estados Flag of Amazonas (Colombia).svgAmazonas
Flag of Caquetá.svg Caquetá
Flag of Guainía.svg Guainía
Flag of Guaviare.svg Guaviare
Flag of Putumayo.svg Putumayo
Flag of Vaupés.svg Vaupés
Características geográficas
Área 483.119 km²
População 892.392 hab. 2007
Densidade 2,6 hab./km²

Indicadores

A Região Amazônica da Colômbia ou simplesmente Amazônia, compreende 42% do território nacional e é a zona menos populosa do país. Por sua vez, faz parte da grande região sul-americana da selva amazônica, a mais extensa zona florestal do mundo que é compartida por Venezuela, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Suriname, e Bolívia. Em consequência, a Região Amazônica da Colômbia é a mais florestal com una superfície de 483.119 km quadrados (Sinchi, 2008).[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A região está marcada pela cordilheira dos Andes ao ocidente e se estende para o oriente até as fronteiras com Brasil e Venezuela; de norte a sul se estende desde os rios Guaviare e Vichada até o Putumayo e o Amazonas.

Critérios de delimitação[editar | editar código-fonte]

Para delimitar esta região, na Colômbia se tem em conta três critérios:

Bacia hidrográfica: Inclui a delimitação das bacias que drenam para o Rio Amazonas, como são os rios Caquetá e Putumayo; neste critério faz que a Amazônia colombiana ascenda até a divisória de águas na Cordilheira Oriental.

Biogeográfico: Se tem como referente para este limite o que se denomina bosques basais, isto significa que a região ascende apenas até os 1000 metros sobre o nível do mar. Este critério faz que o limite da Amazônia Colombiana seja a cota de 1000msnsm no Ocidente, e ao sul e oriente o limite é o internacional, ao Norte o limite é a linha de bosque, com respeito à região da Orinoquia (cuja cobertura predominante são as herbáceas de ecossistemas de savana).

Político-administrativo: Se inclui na Amazônia colombiana os departamentos tradicionalmente amazônicos como são: Amazonas, Putumayo, Caquetá, Guainía, Guaviare e Vaupés; e também se incluem parcialmente departamentos como Nariño, Cauca e Meta.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rio da Amazônia.
Porção da selva da Amazônia.

Os principais rios que drenam a Amazônia colombiana são:

Sub-regiões[editar | editar código-fonte]

As sub-regiões da Amazônia Colombiana são as seguintes:

População[editar | editar código-fonte]

Ainda seja a região menos populosa, isso não implica que não existam povoações. As há e muito importantes. As principais cidades da região de acordo a sua população urbana segundo o Censo 2005 do DANE são Florencia (121.898 hbs), San José del Guaviare (34.863 hbs), San Vicente de Caguán (31.011 hbs), Puerto Asís (27.609 hbs), Mocoa (25.753 hbs), e Leticia (23.811 hbs).

Parques Nacionais Naturais da Região Amazônica[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Atlas del Estudiante, publicação do jornal El Espectador, Dorling Kindersley, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]