Região Nordeste dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As definições desta região variam dependendo da fonte. Os estados destacados em vermelho escuro freqüentemente são considerados parte do Nordeste enquanto que os de cor mais clara nem sempre são incluídos.

O Nordeste dos Estados Unidos é uma região dos Estados Unidos[1] [2] [3] . De acordo com a definição usada pelo United States Census Bureau, a região Nordeste consiste em nove estados: os estados de Connecticut, Maine, Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Vermont, pertencentes a Nova Inglaterra; e os de Nova Jérsei, Nova Iorque e Pensilvânia, pertencentes ao Médio Atlântico[2] .

Nem todas as definições do Nordeste dos Estados Unidos utilizam a mesma classificação do Censo americano[1] . Em algumas ocasiões, a região também inclui os seguintes estados: Delaware, Maryland, Virgínia, Virgínia Ocidental e Washington, D.C. (este não é um estado, e sim um distrito federal).

O Nordeste, conforme definição do Census Bureau, é a região mais rica dos Estados Unidos. A região foi responsável por aproximadamente 25% do produto interno bruto americano de 2007[4] .

As maiores cidades dessa região incluem Boston, Filadélfia, Nova Iorque e Pittsburgh.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Das quatro regiões definidas pelo United States Census Bureau, a região Nordeste é a menor em área. A paisagem da região varia entre a costa rochosa da Nova Inglaterra e a terra fértil do Vale do Rio Ohio atrás do Allegheny Front, no estado de Ohio. Começando na península de West Quoddy Head no Maine, o ponto mais ao leste dos Estados Unidos, a costa Atlântica é em grande parte rochosa, com falésias recortadas levantando-se a uma centena de metros acima do oceano. Ao sul das Ilhas de Shoals perto do Maine e Nova Hampshire, o litoral começa a diminuir em praias de areia que se estendem pelo resto do litoral do Nordeste Atlântico.

Quatro grandes rios atravessam o litoral para desaguar no Oceano Atlântico: o Rio Delaware, na fronteira dos estados de Nova Jérsei e Delaware, o Hudson na divisa dos estados de Nova Iorque e Nova Jérsei, o rio Connecticut, em Connecticut (que, tecnicamente, deságua no estuário de Long Island, e que depois deságua no Atlântico), e o Rio Kennebec no Maine. O rio Susquehanna, é o rio mais longo da costa leste dos Estados Unidos e flui através de Nova Iorque e Pensilvânia, mas chega ao mar na região do Atlântico Sul do país. Dois dos Grandes Lagos, Lago Ontário e Lago Erie, fazem parte da fronteira norte da região.

Clima[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser geograficamente uma das menores regiões dos Estados Unidos, os estados nordestinos possuem uma grande variedade de climas. Chuva varia em mais de 1,3 mm anualmente em algumas áreas costeiras, até 810 mm na parte oeste da Pensilvânia e Nova Iorque. Neve pode variar em mais de 5,1 m por ano em Upstate New York até mais ou menos um nas zonas costeiras do sul de Nova Jersei.

Geralmente, o norte da Nova Inglaterra, as partes do norte de Nova York do rio Mohawk, as áreas montanhosas na Apalaches e algumas zonas costeiras possuem um verão quente de clima continental úmido (classificação do clima de Köppen Dfb)PQP, com verões quentes, úmidos e com neve, e freqüentemente, invernos muito frios. As cidades nesta zona incluem Syracuse em Nova Iorque, Burlington em Vermont e Portland no Maine. Invernos em Portland são suaves, porque a cidade está localizada no litoral.

Megalópole do nordeste americano[editar | editar código-fonte]

Atualmente, uma grande parte do Nordeste dos Estados Unidos compreende a Megalópole do Nordeste Americano. Quase toda a costa leste americana, incluindo a megalópole, está ligada pela Interestadual I-95, que vai desde a Flórida passando por Baltimore, Filadélfia, Nova Iorque e Boston chegando ao Maine. Essa região é a mais industrializada do país, já que tem vantagens geográficas (existência de muitos rios e lagos navegáveis)VSF.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Nova Iorque, a maior cidade dos Estados Unidos.

Segundo estimativa de 2009 do censo americano, a população do Nordeste dos Estados Unidos é de 55 283 679[5] habitantes, um crescimento de 3% em relação ao censo realizado em 2000, quando a região possuia 53 667 506 habitantes.

Estado Estimativa 2009[5]
1 Nova Iorque 19 541 453
2 Pensilvânia 12 604 767
3 Nova Jérsei 8 707 739
4 Massachusetts 6 593 587
5 Connecticut 3 518 288
6 New Hampshire 1 324 575
7 Maine 1 318 301
8 Rhode Island 1 053 209
9 Vermont 621 760

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b American Heritage Dictionary on dictionary.com, http://dictionary.reference.com/browse/northeast, visitado em 15 de setembro de 2010 
  2. a b Census Regions and Divisions of the United States (PDF) United States Census Bureau. Visitado em 15 de setembro de 2010.
  3. Census Bureau Regions and Divisions with State FIPS Codes (TXT). Visitado em 15 de setembro de 2010.
  4. Gross Domestic Product (GDP) by State BEA - Bureau of Economic Analysis Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Visitado em 15 de setembro de 2010.[ligação inativa]
  5. a b Table 1. Annual Estimates of the Resident Population for the United States, Regions, States, and Puerto Rico: April 1, 2000 to July 1, 2009 (NST-EST2009-01) United States Census Bureau (Dezembro de 2009). Visitado em 15 de setembro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.