Região Transnacional de Oresund

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Região Transnacional de Öresund (em sueco) ou Øresund(em dinamarquês) é uma aglomeração urbana com 3,58 milhões de habitantes localizada entre a Suécia e a Dinamarca, países separados pelo Estreito de Öresund e ligados pela ponte de mesmo nome, a qual é a maior da Europa que conjuga rodovia e ferrovia.

Oresund-de new.png

Tanto a moeda sueca quanto a dinamarquesa são aceitas na região, uma vez que ambos países optaram não aderir ao Euro. A maior cidade em Oresund é Copenhague, capital da Dinamarca, embora seja sueca mais da metade da população. Além de Copenhague, as maiores cidades, em ordem decrescente são: Malmö(suécia), Lund(suécia), Helsingborg(suécia), Helsingør(dinamarca) e Landskrona(suécia).

Galeria[editar | editar código-fonte]