Tohoku (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Região de Tōhoku)
Tōhoku

東北地方

  Região  
A região de Tōhoku no Japão
A região de Tōhoku no Japão
A região de Tōhoku no Japão
Localização
Características geográficas
Área total 66 889,55 km²
População total (2015) [1] 9 020 531 hab.
Densidade 134,9 hab./km²
Fuso horário JST (UTC+9)
Região de Tohoku, Japão

A região de Tohoku (東北地方 Tōhoku-chihō?), cujo nome significa, em japonês, "nordeste", é a Região Nordeste, ou Nordeste do Japão, consistindo na porção nordeste de Honshu, a maior ilha do Japão. Esta região tradicional é formada por seis prefeituras (em japonês, ken): Akita, Aomori, Fukushima, Iwate, Miyagi e Yamagata.[2]

Tohoku mantém uma reputação como uma região remota, cênica e de um clima severo. No século XX, o turismo se tornou uma grande indústria na região de Tohoku.

História[editar | editar código-fonte]

Tohoku, tal como grande parte do Japão, é montanhoso e de relevo irregular. As primeiras povoações instalaram-se na região entre os séculos VII e IX d.C., bastante depois de a cultura japonesa se ter estabelecido no centro e no sudoeste do Japão.

Último reduto do povo Ainu de Honshu e local de muitas batalhas, Tohoku tem a reputação de local remoto e hostil, oferencendo uma paisagem deslumbrante, mas com um clima muito áspero. Tohoku foi imortalizado pelo poeta haiku Matsuo Bashô na sua obra Oku no Hosomichi ("O estreito caminho através do norte profundo" — traduzido em Portugal por "O Estreito caminho", e editado pela Assírio e Alvim, em conjunto com "O Gosto Solitário do Orvalho", na versão de Jorge Sousa Braga).

Geografia[editar | editar código-fonte]

A região de Tōhoku e Hokkaido vista do espaço sideral

Prefeituras e Cidades[editar | editar código-fonte]

A região de Tohoku é constituída de seis prefeituras e 68 cidades:

Economia[editar | editar código-fonte]

Ainda que, na década de 1960, se tenham desenvolvido na região indústrias metalúrgicas, cimenteiras, químicas, de pasta de papel e refinarias de petróleo, Tohoku é mais conhecida por ser o "celeiro" do Japão, já que fornece grande parte dos produtos agrícolas (principalmente arroz) consumidos pelo mercado de Sendai e de Tóquio–Yokohama. É responsável por cerca de 20% da produção de arroz do país. O clima permite, contudo, apenas uma colheita de arroz por ano.

A localização no interior das terras de menor altitude e uma costa que não favorece o desenvolvimento portuário obrigam a região a ficar dependente dos meios de comunicação terrestre (incluindo caminhos de ferro). As partes mais baixas da cordilheira central permitem uma comunicação razoável entre as duas vertentes, em termos de facilidade de transporte.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O turismo é também uma actividade económica de relevo. Destacam-se como pontos principais de interesse:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


  1. Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações Statistics Bureau (26 de outubro de 2011). «平成 22 年国勢調査の概要» (PDF). Consultado em 6 de maio de 2012 
  2. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Tōhoku" in Japan Encyclopedia, p. 970, p. 970, no Google Livros