Regimento de Infantaria N.º 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Regimento de Infantaria N.º 3
País Portugal Portugal
Corporação Exército Português
Subordinação Brigada de Reação Rápida
Sigla RI3
Criação 1864 (Regimento de Infantaria N.º 22)
Lema Conduta Brava e em Tudo Distinta
História
Condecorações 2 Medalhas de 1.ª Classe Cruzes de Guerra
1 Medalha de Ouro de Valor Militar
Medalha de Ouro da Cidade de Beja
Sede
Cidade Beja
Página oficial Sítio oficial

O Regimento de Infantaria N.º 3 (RI3) MOVMMPCG é um orgão de base do Exército Português, com sede em Beja. O RI3 é um elemento da Componente Fixa do Sistema de Forças do Exército, dependente da Brigada de Reação Rápida.

Presentemente, o RI3 não tem encargos permanentes para com a Componente Operacional do Sistema de Forças, limitando-se a aquartelar e dar apoio às unidades operacionais que se deslocam à região de Beja para a realização de exercícios. Até 2002, tinha, como encargo operacional, o aprontamento do 2º Batalhão de Infantaria Motorizada da Brigada Ligeira de Intervenção, o qual constituiu o núcleo do Agrupamento Alfa, enviado para a Bósnia e Herzegovina.

Organização[editar | editar código-fonte]

O RI3 é um regimento comandado por um coronel, dependente do comandante da Brigada de Reação Rápida. Inclui:

  • Comando,
    • Secção de Pessoal,
    • Secção de Logística,
    • Secção de Operações, Informações e Segurança (SOIS),
    • Companhia de Comando e Serviços.

História[editar | editar código-fonte]

O atual RI3 tem origem no Regimento de Infantaria N.º 22 criado em Portalegre em 1864. O RI22 dispunha de aquartelamentos em Portalegre e em Elvas. Em 1927, o RI22 é transferido para Évora, passando a designar-se "Regimento de Infantaria N.º 16", na sequência da extinção do anterior RI16 sediado em Lisboa. Em 1975, o RI16 passa a designar-se "Regimento de Infantaria de Évora (RIEV)". Em 1977, o RIEV é transferido para Beja, passando a designar-se "Regimento de Infantaria de Beja (RIBE)".

Em Beja, o RIBE passa a ocupar o aquartelamento do antigo Regimento de Infantaria N.º 3, que havia sido extinto em 1975 e cujas tradições haviam sido herdadas pelo RIEV. Por sua vez, o RI3 tinha origem no Regimento de Infantaria N.º 17, criado em Beja em 1864. Na sequência da extinção do antigo RI3 de Viana do Castelo, em 1937, o RI17 passou a designar-se "Regimento de Infantaria N.º 3", mantendo esta designação até à sua extinção em 1975.

Em 1993, o RIBE passou a designar-se "Regimento de Infantaria N.º 3".

O Dia do Regimento de Infantaria N.º 3 comemora-se a 11 de Maio.

Referências[editar | editar código-fonte]