Rei dos Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.

Rei dos Reis ou Rei de Reis (Shahanshah - em turco: Şehinşah; em persa: شاهنشاه) é um título que foi utilizado ao longo da história por diversas monarquias e impérios. Teve sua origem no antigo Oriente Médio, e tinha o significado aproximado do título de imperador, surgido posteriormente.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro rei que se tem conhecimento a utilizar o título de "rei dos reis" (em acadiano: šar šarrāni) foi Tuculti-Ninurta I, da Assíria, no século XIII a.C.. O título era utilizado então de maneira literal, já que šar ou mlk era o título dado a um rei de uma cidade-estado, e com a formação dos primeiros impérios no fim da Idade do Bronze tardia, os soberanos assírios se instauraram como monarcas, governando as estruturas já existentes dos soberanos (reis) destas cidades-estados. [1]

O título persa de um 'rei dos reis' era shahenshah (AFI[ˈʃɑːənˈʃɑː][2] ), " dos xás", e esteve associado especialmente com o Império Aquemênida, referindo-se ao monarca que governava outros monarcas que estavam numa posição de vassalagem, tributários ou protetorados.

O título é mencionado na Bíblia hebraica como מלך מלכיא, e é utilizado para se referir a Nabucodonosor e Artaxerxes I. Em Daniel 2:37, o profeta Daniel interpreta o sonho de Nabucodonosor: "Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória."

No cristianismo, "rei dos reis" (em grego: βασιλευς των βασιλευοντων) é um dos títulos de Jesus, citado em I Timóteo 6:15 e Apocalipse 17:14 e novamente em Apocalipse 19:16.

Os imperadores da Etiópia adotavam o título de "rei dos reis" (nəgusä nägäst).

Referências

  1. Lowell K. Handy, Among the host of Heaven: the Syro-Palestinian pantheon as bureaucracy, 1994, ISBN 9780931464843, p. 112.
  2. "Shahanshah, n.". Oxford English Dictionary Online. Março de 2011. Oxford University Press. 4 de junho de 2011 <http://www.oed.com/view/Entry/177290?redirectedFrom=shahanshah>.