Füchse Berlin Reinickendorf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Reinickendorfer Füchse)
 Nota: Não confundir com Füchse Berlin Reinickendorf HBC (o clube de handebol).
Reinickendorfer Füchse
Nome Füchse Berlin Reinickendorf
Mascote Raposa
Fundação 28 de janeiro de 1891 (133 anos)
Estádio Sportplatz Freiheitsweg
Capacidade 3.000
Presidente Frank Steffel
Competição Berlin-Liga
Website Site oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Berliner Turn-und-Sportverein vom 1891 Reinickendorfer Füchse e.V. é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 28 de janeiro de 1891, sediada em Reinickendorf, no oeste de Berlim.

O clube é sobretudo conhecido pelos departamentos de futebol e handebol, mas dispõe também de basquete, boliche, boxe, ginástica, Hocky no gelo, tênis, tênis de mesa e vôlei. Desde janeiro de 2007, a associação congrega ainda uma seção de críquete.

História[editar | editar código-fonte]

FCC Halley-Concordia

O clube foi criado em janeiro de 1891 como clube de Ginástica sob a apelação Turn Verein Reinickendorf. A fim de honrar a memória de Adolf Dorner, que teve um papel determinante na promoção da ginástica das equipes alemãs, o clube foi rebatizado Turnverein Dorner em setembro de 1893. Como a associação continuou a se desenvolver e de agregar novas seções esportivas, seu nome mudou para Turn- und Sportverein Dorner. Em novembro de 1937, o TSV Dorner se uniu com o Reinickendorfer FCC Halley-Concordia, que era o resultado da fusão, em 1925, de Reinickendorfer FC Halley 1910 e Concordia 95, além do Reinickendorfer HC, uma associação de hockey para criar o Turn-und Rasensportverein Reinickendorf.

Após a rendição da Alemanha Nazista, em 1945, o TuRa Reinickendorf foi dissolvido pelos aliados, como todos os clubes e associações alemãs, de acordo com a Diretiva n°23.

A agremiação foi rapidamente reconstituída sob a impulsão dos antigos membros do TuRa, sob o nome de SG Reinickendorf-Ost. Por outro lado, os jovens do futebol formaram o SG Felsenbeck. Em abril de 1947, o SG Reinickendorf-Ost tomou o nome de Berliner Turn-und Sportverein (BTSV) von 1891 Reinickendorfer Füchse. Em julho de 1948, o SG Felsenbeck virou Reinickendorfer FC Halley–Borussia. Em 1 de dezembro do mesmo ano, ele passou regozijou o BSTV.

O clube chegou à Amateurliga Berlin, nível terceiro do futebol alemão na época, em 1958. Durante a criação da Bundesliga, no final da temporada 1962-1963, o clube terminou em terceiro da Amateurliga Berlim e ganhou o direito de subir ao nível 2 que tomou o nome de Regionalliga Berlim. O BSTV Reinickendorfer Füchse permaneceu até o termino da temporada 1968-1969 e depois sofreu o descenso.

O time jogou o terceiro nível da hierarquia da pirâmide alemã durante trinta temporadas. Essa série se tornou a Oberliga Berlim, em 1974, após a criação da 2. Bundesliga. No nível 3, foi vice-campeão em 1981 e vencedor em 1989 e 1990. Nas duas ocasiões, o clube tomou parte da fase final para a subida à 2. Bundesliga. Em 1989, terminou em quarto, entre cinco equipes, atrás dos dois promovidos: MSV Duisburg e SC Preußen Münster. Na temporada seguinte, o clube berlinense termina em último lugar de seu grupo de cinco. Ao fim da temporada 1990-1991, a série toma o nome de Oberliga Nordost e é dividida em três grupos: Nord, Centro e Sud. As mudanças faziam parte das reformas a partir da reunificação alemã.

O BSTV Reinickendorfer Füchse foi endereçado ao grupo norte. Em 1994, o clube se classifica em quinto e pôde permanecer no terceiro nível que se tornara uma série contendo apenas um grupo com o nome de Regionalliga Nordost. Ao término da temporada 1997-1998, a equipe ficou em décimo-oitavo e foi rebaixada à Oberliga Nordost Nord, equivalente ao nível quarto.

Após a temporada 1999-2000, sagrou-se vice-campeão, ao perder para o Hansa Rostock II, mas nessa ocasião não houve acesso ao nível terceiro, porque este se tornara quarto na temporada seguinte.

Em 2005, o BSTV Reinickendorfer Füchse desceu ao nível quinto, a Verbandsliga Berlin. No final da temporada 2007-2008, o clube volta à Oberliga, mas essa se tornara o nível quinto da pirâmide da DFB, em razão da instauração da 3. Liga.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Campeão da Oberliga Berlim: 1989, 1990;
  • Vice-campeão da Oberliga Berlin: 1981;
  • Vice-campeão da Oberliga Nordost Nord: 2000;

Fontes e ligações externas[editar | editar código-fonte]