Reinier Johannes Antonius Rozestraten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reinier Johannes Antonius Rozestraten (Haia - HOL, , 1924 - Ribeirão Preto, SP - BRA , 27 de junho de 2008)[1] foi titular da 34ª cadeira da Academia Paulista de Psicologia. Holandês naturalizado brasileiro,[2] chegou ao Brasil no ano de 1950 para contribuir com o Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte[3]. Dedicou-se à Psicologia, sobretudo, em sua relação com o trânsito e em 1976 recebeu o Prêmio Emílio Mira y López. Foi premiado também no I Congresso Nacional de Segurança Viária na área de Psicologia e Segurança do Trânsito. Rozestraten foi responsável por diversas publicações no campo da Psicologia, tornando-se, portanto, o nome mais referenciado no que diz respeito ao estudo da Psicologia do Trânsito no Brasil.

Rozestraten estudou Filosofia e Teologia em Haia. Em 1955 concluiu sua graduação em História Natural pela UFMG e, em 1971, tornou-se doutor pela mesma Instituição. Especializou-se em Psiquiatria e Higiene Mental e participou do Curso de Especialização em Psicologia Experimental da Aprendizagem no Instituto Superior de Educação Rural. Estudando a percepção no trânsito, Rozestraten, em 1978, concluiu seu pós-doutorado no Laboratoire de Psychologie de la Conduite, ONSER (INRETS), na França.[3]

Durante sua trajetória, Rozestraten criou o Laboratório de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), dirigiu o Instituto de Psicologia e os Serviços do Instituto de Psicologia – SIPUC da referida Instituição. Ministrou aulas de diferentes disciplinas relacionadas à Psicologia em diversas Instituições de ensino, tais como: UFMG; USP; UFU e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Contribuiu com os cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande (Soares Jr et. al , 2022), Mato Grosso do Sul e pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA. Foi um dos protagonistas na criação do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia do Centro de Ensino Universitário de Brasília – CEUB. Rozestraten foi ainda o primeiro presidente da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto ( Atual Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP) e da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), além de ter trabalhado no Instituto de Psicologia Irmão Dubois.

Atualmente o nome do prêmio oferecido pela Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego - ABRAPSIT durante os Congressos Brasileiros de Psicologia do Tráfego, desde 2017, leva o seu nome, bem como o Prêmio de Iniciação Científica em Psicologia oferecido anualmente a jovens com trabalhos promissores pela Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP. ( Soares Jr et Al., 2022).

Referências

  1. Bol. - Acad. Paul. Psicol. v.28 n.2 São Paulo dez. 2008 disponível
  2. «História e Memória como Vetores de Ensino: Arquivos Reinier Rozestraten». 28 de agosto de 2019. Consultado em 10 de junho de 2022 
  3. a b CAMPOS, R. H. F. Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil: pioneiros. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Psicologia. 2001.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Revista de Psicologia. Ensaio: Homenagem ao Professor Reinier Rozestraten. V.IV, N.2 2013. disponível

Rozestraten, R.J.A. Psicologia do Trânsito: O que é e para que serve? Revista Psicologia: Ciência e Profissão, V.1, N.1, Conselho Federal de Psicologia,1981. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931981000100006

Soares Júnior, R. da C., Marcelo, A. C., França, J. de S., Pereira, L. F., Rohden, R. F. de S. ., Freire, H. B. G., & Miranda, R. L. (2022). Historicizando a trajetória de um pioneiro: Reinier Johannes Antonius Rozestraten (1924-2008). Memorandum: Memória e História em Psicologia, 39. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2022.33093.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) psicólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.