Reino Māori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do reino Māori.

Império Māori ou Reino Māori é uma monarquia sub-nacional inserida em Aotearoa ou na Nova Zelândia onde representa a soberania das tribos māori sobre suas reservas.

Seu rei é Tuheitia Paki, e está localizado na Ilha do Norte na Nova Zelândia.

Os māoris reivindicaram soberania em reação a destruição da identidade neozelandesa primitiva, foi criado em 1858 e sua capital é Ngaruawahia, houve sete reis no reino até à data de hoje que foram.

Rei Tuheitia Paki atual monarca dos maoris

O reinado de Tawhiao (1860-1894) foi marcado, principalmente, pela Guerra de Waikato (1863-1864), que opôs o seu reino à Pakeha. O Kīngitanga tinha estabelecido uma margem e proibiu as forças armadas coloniais de a atravessar. Para os Britânicos, isso era intolerável, e fazia parte de uma rebelião. As tropas Britânicas foram enviadas para as terras reais em Julho de 1863, e os Kingites ("monarquistas") consideraram que a guerra tinha sido declarada.

As forças monarquistas resistiram até Novembro em Meremere, depois recuaram até Rangiriri, que perderam no mesmo mês. Ngaruawahia, a capital do reino, foi capturada pelos Britânicos a 9 de Dezembro.

O Governador George Grey ofereceu a paz em troca da entrega de todas as terras e todas as armas dos Kīngitanga, condições que foram rejeitadas pelos monarquistas, que se retiraram para Rangiaowhia, coração agrícola do reino. O conflito se agravou quando os Britânicos atacaram e queimaram Te Awamutu, vila onde se encontravam refugiadas mulheres e crianças Māori, a 1 de Fevereiro de 1864.

Em Março, forças Māori lideradas por Rewi Maniapoto, repeliram em cinco assaltos o Britânico Orakau, e tentaram então, dispersos, uma saída sem derramamento de sangue. Muitos Māori - incluindo mulheres e homens feridos - foram perseguidos e mortos pelos Britânicos.

A Batalha de Orakau foi decisiva. Os Britânicos sofreram uma pesada derrota em Tauranga em Abril, mas ganharam uma batalha final em Te Ranga, em Junho, que marcou o fim da Guerra de Waikato. Parte das forças monarquistas se rendeu, mas a maioria recuou fora do Waikato, abandonando uma grande parte de seu território. O Movimento Kīngitanga não se desintegrou. As terras ocupadas pelos Britânicos foram, em grande medida, confiscadas e vendidas para Pakeha.

O Rei Tawhiao disse que não iria buscar a guerra, mas ele se recusou a qualquer acordo de paz formal sem que as terras confiscadas não fossem devolvidas. Sobre o que restava de seu território, ele continuou a proibir a venda de terras para o Pakeha. No final de 1860, ele reprovou movimentos rebeldes Māori fora do seu reino, e se recusou a juntar a eles. Porém, hoje, os Māori tem direitos exclusivos ao Parlamento, prova do reconhecimento neozelandês sobre a identidade desse povo.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Nova Zelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.