Reino Arménio da Cilícia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Reino armênio da Cilícia)
 Nota: Para a província romana da Arménia Menor, veja Armênia Inferior.



Կիլիկիոյ Հայկական Թագաւորութիւն
Reino Arménio da Cilícia

Principado, depois Reino independente


 

 

1198 – 1375

Brasão de Cilícia

Brasão



Localização de Cilícia
Localização de Cilícia
Continente Ásia
País Actual Turquia
Capital Tarso, depois Sis
Língua oficial Armênio, Latim, Francês
Religião Ortodoxia arménia
Governo Monarquia
Príncipes e reis do Reino Arménio da Cilícia
 • 1080-1252 Dinastia rubênida
 • 1226-1341 Dinastia dos Hetúmidas
 • 1342-1467 Dinastia de Lusinhão (apenas titular a partir de 1375)
 • desde 1467 Casa de Saboia (apenas titular)
Período histórico Idade Média
 • 1198 Ruben I funda o principado
 • 1198 Leão II eleva a nação a reino
 • 1375 O Sultanato Mameluco de Egito conquista Sis
Membro de: Estados cruzados, Império Mongol, Sultanato Mameluco

O Reino Arménio da Cilícia(PE) ou Reino Armênio da Cilícia(PB) (também chamado de Arménia Menor, Reino da Arménia Menor, Reino da Cilícia[1] ou Nova Arménia[2] (em Arménio clássico: Կիլիկիոյ Հայկական Թագաւորութիւն) foi um estado formado na Idade Média por refugiados arménios das invasões dos turcos seljúcidas à Arménia.[3] Diferentemente do Reino da Armênia da antiguidade clássica, o Reino Arménio da Cilícia localizava-se ao redor do golfo de Alexandreta, no mar Mediterrâneo (atualmente, sul da Turquia), e permaneceu independente de 1078 a 1375.

O reino foi fundado pela dinastia dos rubênidas, um ramo dos Bagrátidas armênios, que detiveram por diversas vezes os tronos da Arménia e da Geórgia. Inicialmente com a capital em Tarso e posteriormente em Sis (actual Kozan, na província de Adana), a Cilícia foi um forte aliado dos cruzados europeus e considerava-se um bastião do cristianismo no Médio Oriente. Também serviu como ponto focal do nacionalismo e da cultura dos arménios, cuja nação original se encontrava sob o domínio muçulmano.

Origens da presença arménia na Cilícia[editar | editar código-fonte]

Durante um curto período de tempo no século I a.C., o poderoso Reino da Arménia conquistou uma vasta região no Levante, incluindo a área da Cilícia. Em 83 a.C., após um conflito sangrento pelo trono da Síria, governada pelos selêucidas, a aristocracia grega da Síria decidiu escolher o arménio Tigranes, o Grande como protector do seu reino e oferecer-lhe a coroa da Síria.[4]

O Reino da Arménia na sua maior extensão, sob o reinado de Tigranes, o Grande

Posteriormente Tigranes conquistou a Fenícia e a Cilícia, dissolvendo o Império Selêucida, apesar de algumas cidades resistentes terem aparentemente reconhecido o jovem rei Seleuco VII Filómetor como o seu soberano legítimo. A fronteira sul deste domínio chegava até Ptolemaida (S. João de Acre no tempo das cruzadas). Muitos dos habitantes das cidades conquistadas por Tigranes foram enviadas para a sua nova metrópole, Tigranocerta, com o objectivo de helenizar o seu reino.

No seu auge, o império estendia-se dos montes Pônticos (no nordeste da actual Turquia) à Mesopotâmia, e do mar Cáspio ao Mediterrâneo. Tigranes terá conseguido invadir até Ecbátana e tomou o título de Rei dos Reis. Pensa-se que algumas colónias arménias na região da Cilícia datam desta época.

A Cilícia foi reconquistada aos árabes pelo imperador bizantino Nicéforo II Focas em cerca de 965. Este expulsou os muçulmanos que viviam na região e encorajou a colonização por cristãos da Síria e da Arménia. O seu sucessor Basílio II Bulgaróctono tentou expandir os seus domínios até Vaspuracânia a oriente e pela Síria a sul. Como resultado das campanhas bizantinas, os arménios chegaram até à Capadócia e à região montanhosa do norte da Síria e Mesopotâmia.[5]

A imigração arménia intensificou-se com a anexação formal do Reino da Arménia pelo Império Bizantino em 1045 e pela conquista pelos seljúcidas dezenove anos depois, em dois novos movimentos de migração.[5] Depois da queda da dinastia Bagrátida da Armênia, e durante os séculos seguintes, o estado arménio não conseguiu restabelecer a sua soberania, permanecendo sob o governo das tribos túrquicas.

Estados arménios da Cilícia[editar | editar código-fonte]

Os arménios foram gradualmente servindo os bizantinos como oficiais militares e governadores, sendo-lhes concedido o controlo de cidades importantes na fronteira oriental do império. Quando o poder bizantino na região enfraqueceu na sequência da batalha de Manziquerta, alguns usaram a oportunidade para se estabelecerem como soberanos, enquanto outros permaneceram leais ao império, pelo menos nominalmente.

O mais bem sucedido destes primeiros senhores arménios foi Filareto Bracâmio, antigo general de Romano IV Diógenes. Entre 1078 e 1085, Filareto criou um principado que se estendia de Melitene a norte até Antioquia a sul, e da Cilícia a oeste até Edessa a leste. Convidando outros nobres arménios para colonizarem estes territórios, concedeu-lhes terras e castelos,[5] mas este estado começaria a ruir ainda antes da sua morte em 1090.[6] e depois o restante destes domínios se desintegraria em senhorios locais.

Príncipe Ruben I da Arménia

Um destes príncipes locais foi Ruben I da Arménia, que tinha relações familiares estreitas com o último rei bagrátida da Arménia mas, julgando impossível recuperar o poder desta dinastia, rebelou-se independentemente contra o Império Bizantino na Cilícia. Conseguindo o apoio de diversos nobres e senhores arménios, em 1080 Ruben fundou um principado independente na Cilícia, que se tornaria reino sob a soberania dos seus descendentes (a chamada dinastia dos rubênidas).[7] No final do século XI havia assim vários importantes principados arménios na região[8]:

Com a excepção de Gogh Vasil e Constantino, estes senhores arménios tinham relações frias com a maioria dos seus compatriotas arménios e sofriam a antipatia dos cristãos sírios, porque seguiam a Igreja Ortodoxa Grega ou detinham títulos oficiais cedidos pelo imperador bizantino.[9]

Dinastia dos rubênidas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: rubênidas
Balduíno de Bolonha a receber homenagem dos arménios em Edessa (iluminura da crónica de Guilherme de Tiro, 1286)

Com o advento da Primeira Cruzada em 1096-1099 a percorrer a Anatólia, os arménios ganharam poderosos aliados cristãos, a quem forneceram guias, provisões e cavalos, pelo que receberiam louvor do papa Gregório XIII no século XVI. Com o auxílio dos cruzados, defenderam-se contra os turcos, tanto em acções militares conjuntas na Cilícia como pelo estabelecimento dos estados cruzados em Antioquia e Edessa.[7] Apesar deste início auspicioso, nos dois séculos seguintes as relações entre cruzados e arménios oscilariam entre a aliança e a rivalidade.

Gradualmente a Cilícia foi desenvolvendo um governo centralizado na dinastia rubênida, que durante o século XII competia com os bizantinos pelo poder na região. O príncipe Leão I anexou as cidades costeiras da Cilícia ao principado, consolidando assim a liderança arménia na região.

Leão I acabaria por ser derrotado pelo imperador João II Comneno em 1137, que considerava a Cilícia como uma província bizantina. Foi aprisionado, juntamente com vários outros membros da sua família,[7] e morreu no cárcere três anos depois. Teodoro II, filho e sucessor de Leão I, também foi aprisionado, mas evadiu-se em 1141 para voltar a lutar contra Constantinopla. Inicialmente obteve vitórias, mas em 1158 acabaria por se declarar vassalo de Manuel I Comneno. Entretanto a Cilícia tinha-se tornado tão importante que, em 1151, o líder da Igreja Arménia transferiu a sua para Hromgla.[5]

O Reino Arménio da Cilícia (em castanho) em 1200

O primeiro membro da dinastia dos rubênidas a obter o título de rei seria Leão II, que subiu ao poder em 1187 ainda como príncipe. Durante o seu reinado teve de enfrentar conflitos com os governantes de Icônio, Alepo e Damasco, durante os quais aumentou o poderio militar da Cilícia[7] e anexou novos territórios, duplicando a faixa costeira desta nação.

Entretanto Saladino debilitou os estados cruzados, o que provocou a proclamação da Terceira Cruzada. Leão II aproveitou a situação para melhorar as relações com os europeus e, com o apoio dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico Frederico Barba Ruiva e Henrique VI, em 1198 conseguiu elevar o estatuto do Estado para reino, passando a se intitular rei Leão I.[7][10] Seria o papa Celestino III quem lhe ofereceria o brasão de armas do Reino Arménio da Cilícia.

Dinastia dos Hetúmidas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Hetúmidas

Isabel, a filha de Leão II, seria a chave para a tomada do poder da dinastia dos Hetúmidas, rivais dos rubênidas. Depois de o seu primeiro marido ter sido envenenado em 1225 por Constantino de Baberon, foi forçada no ano seguinte a casar-se com o filho deste, que passou a partilhar o governo do reino sob o nome de Hetum I.

Fortaleza de Corícia, construída no século XIII

Durante este reinado conjunto, o Império Mongol estava em rápida expansão na Ásia e chegara ao Médio Oriente. Tendo conquistado rapidamente a Mesopotâmia, Bagdá e a Síria, avançava sobre o Egito. Estas conquistas tiveram efeitos devastadores para o Reino da Arménia, mas a Arménia Cilícia não teria o mesmo destino, uma vez que Hetum sujeitou-se voluntariamente ao novo poder da região, enviando o seu irmão Sempad para a corte mongol em 1247 para negociar uma aliança.[11][12][13]

Hetum combateu com o seu exército sob o comando de Hulagu Khan na conquista da Síria e na tomada de Alepo e Damasco aos muçulmanos em 1259-1260.[14] A Arménia também se envolveu em uma batalha económica com o Sultanato Mameluco do Egito pelo controlo da rota das especiarias.[15]

Em 1266, Baibars intimou Hetum I a renegar a sua vassalagem aos mongóis, aceitar a suserania mameluca e devolver os territórios e fortalezas conquistadas aos muçulmanos quando ao serviço dos mongóis. Hetum I foi então visitar a corte do Ilcanato na Pérsia para obter apoio militar, mas durante a sua ausência os mamelucos marcharam sobre a Cilícia. Liderados por Almançor II e pelo comandante mameluco Qalawun Alfi, derrotaram os arménios na batalha de Mari, matando Teodoro, filho de Hetum, e aprisionando o seu outro filho Leão, juntamente com dezenas de milhares de soldados arménios.

Como resgate pelo seu filho, Hetum pagou uma grande soma em dinheiro e cedeu várias fortalezas. Pouco depois, um grande sismo em 1268 devastou o país, matando mais de 60 000 pessoas.[16] Hetum I abdicou no ano seguinte em favor do seu filho Leão II, que foi forçado a pagar avultados tributos anuais aos mamelucos, que mesmo assim continuaram a realizar incursões esporádicas na Cilícia.

O enclave cristão da Nova Arménia cercado pelos territórios do Ilcanato mongol em 1300

Mongóis e arménios foram derrotados em Homs em 1281, e em 1285 Qalawun obrigou os arménios a lhe cederem várias fortalezas, para além de os proibir de reconstruir fortificações defensivas, de os forçar a pagar um tributo de um milhão de dirrãs[17] e a estabelecer relações comerciais com os mamelucos, assim furando embargo comercial imposto pelo papado.[18]

Os mamelucos continuaram a saquear a Arménia Cilícia em várias ocasiões. Em 1292, o sultão mameluco do Egito Axerafe Calil, que no ano anterior conquistara S. João de Acre, o último bastião do Reino Latino de Jerusalém, saqueou Hromgla, forçando a da Igreja Arménia a mudar-se para Sis. Hetum teve de abandonar Besni, Maraş e Tel Handune aos turcos. No ano seguinte abdicaria em favor do seu irmão Teodoro III e entraria para o mosteiro de Mamistra.

No verão de 1299, Hetum II da Arménia, neto de Hetum I, solicitou a ajuda do mongol da Pérsia, Gazã. Marchando sobre a Síria, este convidou o rei de Chipre e os grão-mestres dos Cavaleiros Teutónicos, Templários e Hospitalários para se aliarem neste ataque. Depois da conquista mongol de Alepo, estas forças aliadas derrotaram os mamelucos no final do ano.[19] Mas em Maio de 1300, depois de os mongóis serem forçados a retirar, provavelmente para procurar pasto para os seus cavalos, os mamelucos retomaram a área.

Três anos depois, uma nova ofensiva mongol-arménia[20] de cerca de 80 000 homens foi derrotada a sul de Damasco,[21] na que foi considerada a última grande invasão mongol da Síria.[22] Hetum II abdicou em favor do seu sobrinho Leão IV para se ordenar monge franciscano, mas em 1307 ambos seriam assassinados por um general mongol recentemente convertido ao Islão.[23]

Casa de Lusinhão[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa de Lusinhão
Constantino III da Arménia no trono com os hospitalários (pintura de Henri Delaborde em 1844)

Os hetúmidas governaram a Cilícia até ao assassinato de Leão V em 1341. Apesar da aliança com os cristãos do Reino de Chipre, este rei foi incapaz de resistir aos ataques do Sultanato Mameluco do Egito.[24] O eleito para suceder no trono da Cilícia acabaria por ser um primo de Leão V, chamado Guido de Lusinhão, mas que tomaria o nome de Constantino IV da Arménia.

Desde o reinado de outro Guido de Lusinhão no trono de Jerusalém e na ilha de Chipre, no século XII, a Casa de Lusinhão, de origem francesa, tinha um longo histórico de poder na região. Apesar das estreitas ligações históricas entre os Lusinhão e os arménios, quando os latinos subiram ao poder, tentaram impor o seu cristianismo ocidental e o estilo de vida europeu à população local. Na maioria, os líderes arménios aceitaram a situação, mas o povo opôs-se à mudança, o que levaria a conflitos internos no reino.[7]

No final do século XIV, a Cilícia foi invadida pelo Sultanato Mameluco do Egito, e com a perda de Sis, em abril de 1375, acabava o Reino Latino da Arménia. Leão VI, o último rei, recebeu um salvo-conduto para abandonar a região, e morreria no exílio em Paris, em 1393, após tentar, em vão, proclamar outra cruzada. O título foi então reivindicado pelo seu primo, Tiago I de Chipre,[7] e posteriormente pela Casa de Saboia.

Distribuição da população arménia nas suas regiões tradicionais antes do genocídio arménio

Apesar de os mamelucos do Egito terem conseguido tomar a Cilícia, acabariam por ser derrotados por tribos túrquicas ao comando de Tamerlão. 30 000 arménios fugiram para o Chipre, sob o domínio ocidental até 1489, tendo ficado na região só a população mais pobre, que permaneceria até ao genocídio Arménio de 1915. Os seus descendentes encontram-se dispersos na chamada diáspora arménia, e a Santa Sé da Cilícia encontra-se em Antelias, no Líbano.[7]

Contacto com o Ocidente[editar | editar código-fonte]

A convivência com os cruzados ocidentais, particularmente da França, marcou a cultura arménia local. A nobreza da Cilícia adoptou vários aspectos do estilo de vida europeu, incluindo a cavalaria medieval, roupas e prenomes. A influência linguística foi tão marcante que duas novas letras (Ֆ ֆ = "f" e Օ օ = "o") foram adicionadas ao alfabeto arménio.

O rei Leão II da Arménia incentivou a economia e o comércio da Cilícia pela interacção com os mercadores europeus.[25] As principais cidades e castelos do reino incluíam o porto de Corícia, Lampron, Partzerperta, Vahka, Hromgla, Tarso, Anazarbo, Til Hamdoun, Mamistra, Adana e o porto de Ayas, que servia como terminal ocidental no Oriente. Os pisanos, genoveses e venezianos também estabeleceram colónias nesta última cidade, na sequência de tratados com a Arménia Cilícia no século XIII,[26] e seria daqui que Marco Polo partiria em 1271 para a sua viagem até à China.[26]

Iluminura do apóstolo João por Toros Roslin em 1268

A estrutura da sociedade aproximou-se mais do feudalismo ocidental do que do sistema nacarar tradicional da Arménia, no qual o rei tinha simplesmente uma relação de primeiro entre iguais com a nobreza. Este período também foi marcado pela produção de importantes exemplos de arte arménia, na qual se destacam os manuscritos iluminados de Toros Roslin no século XIII.[27]

Na religião havia mais hostilidade às novidades importadas - a população cristã arménia em geral desaprovava da conversão ao cristianismo ocidental ou à ortodoxia grega. Em 1198 tinha sido proclamada uma união entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Apostólica Arménia pelo católico de Sis (ou Adana), mas a teoria não passou muito à prática devido à oposição de muitos clérigos e leigos locais.

Várias missões de franciscanos de Roma (incluindo João de Montecorvino em 1298[28]) foram enviadas à Cilícia para ajudar esta aproximação, mas com poucos resultados. No entanto, o próprio rei Hetum II da Arménia seria ordenado monge franciscano depois de abdicar do trono. E o historiador arménio Nerses Balients do século XIV era um franciscano, parte do movimento que defendia a unificação com a Igreja latina.

Em 1441, já após a queda do reino, o católico de Sis reafirmou a união das igrejas arménia e latina no Concílio de Basileia-Ferrara-Florença, mas esta acção provocou um cisma na Igreja Arménia, que instalou uma em Valarsapate (que permaneceu fiel à Igreja Apostólica Arménia) e marginalizou a sé de Sis (que era católica).[29]

Notas e referências

  1. Dictionary of the Middle Ages (em inglês)
  2. «Landmarks in Armenian history, Internet Archive» (em inglês)  Em 1080 Ruben, primo dos reis bagrátidas, instaurou no monte Taurus (nas margens do mar Mediterrâneo) o reino da Nova Arménia, que durou 300 anos.
  3. Poghosyan, S.; Katvalyan, M.; Grigoryan, G.; et al. (1979). Haykakan Sovetakan Hanragitaran (Enciclopédia Arménia Soviética). Arménia Cilícia (Կիլիկյան Հայաստան) (em arménio). V. Yerevan, República Soviética da Arménia: Academia de Ciências Arménia. pp. 406–428. ISBN 1-56859-141-1 
  4. «King Tigran II - The Great». Hye Etch. Consultado em 17 de Janeiro de 2007 
  5. a b c d Angus Donal Stewart (2001). The Armenian Kingdom and the Mamluks: War and Diplomacy During the Reigns of Het'um II (em inglês). Países Baixos: Brill Academic Publishers. pp. 33–34. ISBN 0-521-36289-X 
  6. Steven Runciman (1951). A History of the Crusades Vol. I: The First Crusade and the Foundations of the Kingdom of Jerusalem (em inglês). [S.l.]: Cambridge University Press. 195 páginas. ISBN 0-521-35997-X 
  7. a b c d e f g h Mihran Kurdoghlian (1996). Badmoutioun Hayots (em arménio). II. Atenas, Grécia: Hradaragoutioun Azkayin Oussoumnagan Khorhourti. pp. 29–56. ISBN 1-56859-141-1 
  8. Runciman. A History of the Crusades, pp. 195-201
  9. Runciman. A History of the Crusades, p. 196
  10. No entanto, esta prática não parece ter sido generalizada aos restantes monarcas. Como exemplos, Teodoro III foi o primeiro rei de nome Teodoro, e Constantino III foi o primeiro rei de nome Constantino. Deste modo optou-se por classificar o Príncipe Leão II da Arménia (Rei Leão I da Arménia) com o numeral II do seu primeiro título.
  11. Claude Mutafian (2002). Le royaume arménien de Cilicie, XII-XIV siècles (em francês). Paris: [s.n.] 55 páginas. ISBN 2-271-05105-3 
  12. Claude Lebedel (2004). Les Croisades, origines et consequences (em francês). [S.l.]: Ouest-France. ISBN 978-2-7373-2610-3  (em 1260) os barões francos recusaram uma aliança com os mongóis, com a excepção dos arménios e do príncipe de Antioquia e Trípoli
  13. Amin Maalouf (1985). Les croisades vues par les Arabes (em francês). [S.l.]: J'ai lu. pp. 261, 265, 267. ISBN 978-2-290-11916-7  Os arménios, na pessoa do seu rei Hetum, tomaram o partido dos mongóis, assim como o príncipe Boemundo, seu genro. No entanto, os francos de S. João de Acre adoptaram uma posição de neutralidade favorável aos muçulmanos.
  14. René Grousset (1936). Histoire des Croisades III. 1188-1291 L'anarchie franque (em francês). Paris: Perrin. 586 páginas. ISBN 2-262-02569-X  O rei da Arménia e o príncipe de Antioquia foram ao compo militar dos tártaros, e foram todos tomar Damasco.
  15. Cambridge Medieval History, Volume IV, p.634
  16. Robert A. Ganse e John B. Nelson (1981). Catalog of Significant Earthquakes 2000 BC - 1979 Including Quantitative Casualties and Damage. (NOAA/NGDC Report SE-27) (em inglês). Boulder, Colorado: World Data Center A for Solid Earth Geophysics, U.S. Dept. of Commerce, National Oceanic and Atmospheric Administration, Environmental Data and Information Service. 586 páginas. OCLC 7695380 
  17. American Council of Learned Societies (1989). Dictionary of the Middle Ages. Cilician Kingdom (em inglês). History Resource Center, Farmington Hills, MI: Charles Scribner's Sons. pp. 128–129. url 
  18. Frédéric Luisetto (2007). Arméniens et autres Chrétiens d'Orient sous la domination Mongole (em francês). [S.l.]: Geuthner. pp. 128–129. ISBN 978-2-7053-3791-9 
  19. Alain Demurger (2005). The Last Templar: The Tragedy of Jacques de Molay, Last Grand Master of the Temple (em inglês). Londres: Profile Books. 93 páginas. ISBN 1-86197-529-5 
  20. Mutafian. Le Royaume Armenien de Cilicie, pp. 74-75
  21. Demurger. The Last Templar, p.109
  22. David Nicolle (2001). The Crusades (em inglês). Oxford: Osprey. 80 páginas. ISBN 1-84176-179-6 
  23. Stewart Angus (2005). The assassination of King Het'um II (em inglês). [S.l.]: Journal of the Royal Asiatic Society. pp. 45–61 
  24. Jean-Pierre Mahé (2005). L'Arménie à l'épreuve des siècles. Col: Découvertes Gallimard (em francês). 464. [S.l.]: Gallimard. 77 páginas. ISBN 978-2-07-031409-6 
  25. George A. Bournoutian (2006). A Concise History of the Armenian People (em inglês). Costa Mesa, CA: Mazda. 99 páginas. ISBN 1-56859-141-1 
  26. a b David Abulafia (1999). The New Cambridge Medieval History (em inglês). [S.l.]: Cambridge University Press. 440 páginas. ISBN 0-521-36289-X 
  27. Richard G. Hovannisian (1998). The Armenian People from Ancient to Modern Times Volume I: From Antiquity to the Fourteenth Century (em inglês). Nova Iorque: Palgrave. pp. 283, 289–90. ISBN 978-2-07-031409-6 
  28. Luisetto. Arméniens et autres Chrétiens d'Orient, p. 98
  29. Mahé. L'Arménie, pp. 71-72

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • T. S. R. Boase (1978). The Cilician Kingdom of Armenia (em inglês). Edinburgh: Scottish Academic Press. 206 páginas. ISBN 0-7073-0145-9 
  • Anne Elizabeth Redgate (2000). The Armenians (em inglês) 1ª ed. Massachusetts: Blackwell Publishers Inc. 356 páginas. ISBN 0-631-22037-2 
  • Richard G. Hovannisian (1997). The Armenian people from ancient to modern times: from antiquity to the fourteenth century (em inglês). [S.l.]: Palgrave Macmillan. 493 páginas. ISBN 0-312-10168-6 
  • Jacob G. Ghazarian (2000). The Armenian kingdom in Cilicia during the Crusades (em inglês). [S.l.]: Routledge. 256 páginas. ISBN 0-7007-1418-9 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]