Reino da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Царство България
Tsarstvo Bulgaria

Reino da Bulgária

Monarquia

Flag of Bulgaria.svg
 
Ottoman flag.svg
1908 – 1946 Flag of Bulgaria (1948-1967).svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
Shumi Maritsa
Localização de Bulgária
Continente Europa
Capital Sofia
Língua oficial Bulgaro
Religião Ortodoxa
Governo Monarquia constitucional
Rei da Bulgária
 • 1908-1918 Fernando I
 • 1943-1946 Simeão II
Período histórico Entre-guerras
 • 5 de outubro de 1908 Proclamação da independência
 • 15 de setembro de 1946 Abolição da monarquia

O Reino da Bulgária (em búlgaro: Царство България) foi criado em 5 de outubro de 1908, quando o Principado da Bulgária oficialmente proclamou-se independente do Império Otomano e passou à categoria de reino. Este movimento também formalizou a anexação da província otomana da Rumélia Oriental, que estava sob controle da Bulgária desde 1885. Em 1946, a monarquia foi abolida, o último Czar foi enviado ao exílio e o Reino foi substituído por uma República Popular. Embora raramente, às vezes é referido como o Terceiro Império Búlgaro, como na Idade Média, o termo significava um império tzarista. No entanto, o terceiro estado búlgaro foi reconhecido internacionalmente como um Reino.

Ver também[editar | editar código-fonte]