Reino da Mércia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Miercna rice
Reino da Mércia

Reino

Sutton.hoo.helmet.jpg
527 – 919 Flag of England.svg

Bandeira de Mércia

Cross of Saint Alban

Localização de Mércia
Reinos Britânicos ca. 600
Continente Europa
Região Ilhas Britânicas
País Inglaterra
Capital Tamworth
Língua oficial inglês antigo (Englisc)
Religião Paganismo, cristianismo
Governo Monarquia
Período histórico Idade Média
 • 527 Icel conduzindo os Anglos sobre o Mar do Norte (tradicional)
 • 584 Creoda de Mércia, primeiro monarca mércio verdadeiro em Tamworth
 • 4 de dezembro de 919 Mércia anexada a Wessex para formar o Reino da Inglaterra

A Mércia foi um dos sete reinos que compunham a Heptarquia anglo-saxônica, no que é hoje a Inglaterra. Localizava-se na região das Midlands, com centro no vale do rio Trent e de seus tributários. A Mércia fazia fronteira com a Nortúmbria, Powys, os reinos de Gales, Wessex, Sussex, Essex e a Ânglia Oriental. O termo sobrevive hoje apenas nos nomes de algumas unidades policiais e militares inglesas.

A evolução da Mércia a partir das invasões anglo-saxônicas é mais obscura do que a da Nortúmbria, de Kent e mesmo de Wessex. Conforme pesquisas arqueológicas, os anglos instalaram-se nas terras ao norte do rio Tâmisa em torno do século VI. O termo "Mércia" (em inglês: Mercia) vem do inglês antigo e significa "gente da marca" ("marca" na acepção de fronteira, divisa). À noção que o reino teve origem na fronteira entre os galeses e os invasores anglo-saxões, P. Hunter Blair contrapõe a ideia de que ele surgiu ao longo da fronteira entre o Reino da Nortúmbria e os habitantes do vale do rio Trent.

O primeiro rei da Mércia de que se tem registro é Creoda, que teria subido ao poder em torno de 585 d.C.

O último rei da Mércia, de nome Burgred, subiu ao trono em 852 e foi expulso do reino pelos vikings em 874. Em 886, a porção oriental do reino foi incorporada ao Danelaw. A parte ocidental, independente, passou a ser governada por um "ealderman", não um rei: Aethelred, que governou de 883 a 911. Sua mulher, Ethelfleda, filha de Alfredo, o Grande, do Wessex, assumiu as rédeas do poder quando o marido faleceu e foi sucedida no governo da Mércia pelo irmão, Eduardo, o Velho, rei do Wessex.


Reinos antigos da Inglaterra
Ânglia Oriental
Essex
Kent
Mércia
Nortúmbria
Sussex
Wessex