Reino da Suécia (conceito histórico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Reino da Suécia ou Svenska väldet é um termo historicamente usado para se referir a todos os territórios sob o controle dos monarcas da Suécia.

Terras da Suécia[editar | editar código-fonte]

O núcleo do reino sueco consiste na unificação das antigas terras de Götaland e Svealand nos séculos 11 e 12. À medida que o reino se expandia para o leste, a atual Finlândia, e para o norte estas terras se lhe incorporaram no século 14. No século 17 ele se expande para o sul, agregando a Escânia, ou Skåneland e alguns outros territórios.

Províncias da Suécia[editar | editar código-fonte]

As quatro terras suecas foram por sua vez divididas em províncias separadas ou Landskap, com leis próprias e sob jurisdição de um Thing. Os monarcas gradualmente fortaleceram sua autoridade a expensas das províncias e no século 15 as leis provinciais foram substituídas por um único ordenamento para todo o reino.

Condados da Suécia[editar | editar código-fonte]

Estabeleceu-se em 1634 condados para substituir as províncias e introduzir uma administração moderna. A mudança mais significativa no sistema de condados se deu quando a Suécia foi forçada a ceder os condados finlandeses à Rússia em 1809. Mesmo assim, a reforma dos condados sobreviveu na Finlândia até 1997 e ainda vigora na Suécia.

Domínios da Suécia[editar | editar código-fonte]

As províncias e condados representam territórios completamente integrados no Reino sueco. Além desses, houve também domínios sob governo sueco, algumas vezes durante séculos, que por variadas razões não foram totalmente absorvidas.

Possessões da Suécia[editar | editar código-fonte]

A Coroa sueca também exercia controle sobre vários territórios por períodos mais curtos de tempo. Aqui se incluem feudos por tempo limitado, colônias e territórios conquistados sob governo sueco.

Uniões da Suécia[editar | editar código-fonte]

A Suécia esteve, por razões políticas e dinásticas, unida com outros reinos e principados, na forma de uniões pessoais.

Veja também: História da Suécia, Lista de monarcas da Suécia