Reino de Mysore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
ಮೈಸೂರು ಸಂಸ್ಥಾನ
Reino de Mysore

Reino (subordinado ao Império Vijayanagara até 1565).
Estado principesco sob a suserania da Coroa britânica após 1799.

Blank.png
1399 – 1947 Flag of Imperial India.svg
 
Flag of India.svg

Bandeira de Reino de Mysore

Bandeira

Hino nacional
Kayou Sri Gowri
Localização de Reino de Mysore
  Reino de Mysore, em 1784 (durante sua maior extensão).
Continente Ásia
País Índia
Capital Mysore
Shrirangapattana
Língua oficial canarês
inglês
Religião Hinduísmo, Islão
Governo Monarquia até 1799; depois, principado
Marajá
 • 1399-1423 (primeiro) Yaduraya
 • 1940-1947 (último) Jayachamaraja Wodeyar
História
 • 1399 Implantação
 • 1551 Primeiros registros
 • 1947 Dissolução

O Reino de Mysore (ಮೈಸೂರು ಸಂಸ್ಥಾನ maisūru saṃsthāna) foi um reino estabelecido no sul da Índia e fundado, segundo o que tradicionalmente se crê, em 1399 nos arredores da atual cidade de Mysore. O reino, que foi governado pela dinastia Wodeyar, serviu como um feudatário do Império Vijayanagara. Com o declínio deste, em 1565, o reino torno-se independente. Durante o século XVII houve um expansão de seu território e, sob Kanthirava Narasaraja I e Chikka Devaraja, o reino anexa grandes extensões do que hoje corresponde o sul do Karnataka e partes de Tamil Nadu para tornar-se um poderoso Estado no sul do Planalto do Decão.

Mysore atingiu o auge de seu poder e domínio militares na segunda metade do século XVIII sob o governante de facto Hyder Ali e seu filho Fateh Ali Tipu. Durante este período, o reino entrou em conflito com o Império Maratha, com os britânicos e com Nizam de Golconda, o que culminou com as quatro guerras anglo-mysore. O sucesso nas duas primeiras guerras anglo-mysore foi seguido pela derrota na terceira e na quarta. Após a morte de Tipu na quarta guerra (1799), grande parte do reino foi anexado pelos britânicos, assinalando o fim de um período de hegemonia sobre o sul do Decão Misoreano.