Relações entre Índia e Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Relações entre Índia e Rússia
Bandeira da Índia   Bandeira da Rússia
Mapa indicando localização da Índia e da Rússia.
  Índia
O primeiro-ministro indiano Manmohan Singh com o presidente russo, Dmitry Medvedev, na Cúpula do G8 de 2008, em Hokkaido.

As relações entre Índia e Rússia são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República da Índia e a Federação Russa.[1] A Índia possui uma embaixada em Moscou e dois consulados-gerais em São Petersburgo e Vladivostok. A Rússia possui uma embaixada em Nova Deli e quatro consulados-gerais em Chennai, Hyderabad, Kolkata e Mumbai.

Durante a Guerra Fria, a Índia e a União Soviética (URSS) tiveram uma forte relação estratégica, militar, econômica e diplomática. Após o colapso da União Soviética, a Rússia herdou uma estreita relação com a Índia, assim como a Índia melhorou as suas relações com o Ocidente após o fim da Guerra Fria.

Tradicionalmente, a parceria estratégica entre os dois países têm sido construída em cinco componentes principais: política, defesa, energia nuclear, cooperação anti-terrorismo e espacial.

Ambos são membros de vários organismos internacionais, onde em conjunto colaboram estreitamente em assuntos compartilhados de interesse nacional. Exemplos importantes incluem a ONU, BRICS, G20 e SCO, onde a Índia possui o estatuto de observador e foi convidada pela Rússia para se tornar um membro pleno. A Rússia já declarou publicamente o seu apoio à Índia para que esta venha a receber um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Além disso, a Rússia manifestou interesse em aderir à SAARC com o estatuto de observador, no qual a Índia é um dos membros fundadores.

A Índia é o segundo maior mercado para a indústria de defesa russa. Em 2004, mais de 70% do hardware das forças armadas indianas vieram da Rússia, tornando-a o principal fornecedor de equipamentos de defesa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Predefinição:Relações exteriores da Índia

Ícone de esboço Este artigo sobre relações exteriores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.