Relações entre Angola e Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Angola e Brasil
Bandeira de Angola   Bandeira do Brasil
Mapa indicando localização de Angola e do Brasil.
Mapa indicando localização de Angola e do Brasil.
  Angola
  Brasil
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e José Eduardo dos Santos (Angola) durante encontro realizado em Brasília, em junho de 2010.

As relações entre Brasil e Angola são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República de Angola e a República Federativa do Brasil. O Brasil possui uma embaixada em Luanda, e Angola possui uma embaixada em Brasília e um consulado no Rio de Janeiro. Estas relações não são apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais, uma vez que ambos os países fizeram parte do Império Colonial Português. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. O presidente general Ernesto Geisel decidiu reconhecer, ainda em 6 de novembro de 1975, como legítimo representante do povo angolano as tropas das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) que defendiam Luanda comandadas por Agostinho Neto.[1] Foi, portanto, antes da data oficial de independência de Angola.[1] O Brasil, assim, estabeleceu relações diplomáticas com a nova República que se instalara.[1] Fez isso antes mesmo de qualquer país do bloco socialista.[1]

A presença de empresas brasileiras em Angola é significante, já que construtoras como a Odebrecht (atual OEC), que durante a guerra civil participou da construção da principal hidrelétrica angolana (Central Hidroelétrica de Capanda), Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão, firmaram nos últimos anos grandes contratos para a execução de obras públicas no país africano, cuja infraestrutura foi arrasada pelos 27 anos de conflito. Essas empresas, entretanto, tornaram-se alvo de parte dos ativistas contrários ao governo, que as consideram cúmplices da corrupção e do desvio de verbas públicas.[2]

Como a falta de trabalhadores qualificados em Angola é grande, as empresas têm recorrido a profissionais brasileiros para concluir os empreendimentos. Atualmente há até 25 mil trabalhadores do Brasil no país.

A TAAG Linhas Aéreas de Angola é a única companhia aérea que realiza voos regulares entre Angola e o Brasil, operando nas rotas Luanda-Rio de Janeiro e Luanda-São Paulo.

Referências

  1. a b c d «História». Embaixada da República de Angola na República da Guiné. 2017 
  2. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/09/110908_angola_presidente_jf.shtml

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]