Relações entre Armênia e Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Relações entre Armênia e Rússia
Bandeira da Armênia   Bandeira da Rússia
Mapa indicando localização da Armênia e da Rússia.
O presidente armênio Serj Sargsyan (esq.) num encontro com o presidente russo Dmitri Medvedev (dir.).

As relações entre Armênia e Rússia foram estabelecidas em 3 de abril de 1992.

A Armênia é considerada o único aliado da Rússia em toda a Transcaucásia. Os posicionamentos da Rússia e Armênia na maioria dos principais problemas internacionais são os mesmos ou muito próximos. A colaboração armênia no âmbito da Organização do Tratado de Segurança Coletiva é elemento essencial para sua segurança nacional. Entre os contratos e acordos, que determinam as relações intergovernamentais - tratado de amizade, colaboração e ajuda mútua de 29 de agosto de 1997 um número de documentos regulam a permanência do Exército Russo em território armênio.

As relações armeno-russas na área militar são direcionadas a fim de prover segurança para ambos os Estados, fortificando a colaboração dos estados independentes e a estabilidade no Cáucaso.

A 102ª base militar russa está localizada em território armênio, formando grupos de tropa armeno-russas. O grupo de fronteira do Serviço de Segurança Federal da Rússia na Armênia atua junto à guarda fronteiriça armênia protegendo os limites com a Turquia e o Irã.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Relações entre Armênia e Rússia