Relações entre China e Vietnã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Relações entre China e Vietnã
Bandeira da China   Bandeira do Vietnã
Mapa indicando localização da China e do Vietnã.
  China


Invasão da China ao Vietnã.

As relações entre China e Vietnã são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República Popular da China e a República Socialista do Vietnã.

As relações bilaterais entre ambos têm sido turbulentas, apesar de seus antecedentes socialistas em comum. O Vietnã foi, por mais de mil anos, uma parte do Império Chinês antes de ganhar a sua independência no Século X. O Vietnã independente permaneceu sob a influência cultural e política da China, e uma relação tributária desenvolveu-se. Esta relação de proximidade foi encerrada pelo período de domínio colonial francês no Vietnã, durante a segunda metade do Século XIX e a primeira metade do Século XX.

Após o Vietnã ter recuperado a independência da França em 1954, as relações entre China e Vietnã permaneceram oficialmente muito próximas até o fim da Guerra do Vietnã, em 1975. Embora a China tivesse dado assistência ao Vietnã do Norte durante a guerra, as relações entre os dois países azedaram após a reunificação vietnamita, em 1975. Os dois países travaram um breve conflito de fronteiras em 1979, mas desde então têm trabalhado para melhorar as suas relações diplomáticas e econômicas.[1]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre relações exteriores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.