Remipedia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRemipédios
Speleonectes tanumekes

Speleonectes tanumekes
Classificação científica
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Remipedia
Ordens
Enantiopoda - extinta

Nectiopoda

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Remipedia

Remipedia é uma classe de crustáceos que foi descrita a partir de uma espécie fóssil em 1955. A partir de 1979, cerca de uma dúzia de espécies vivas foram descritas, todas de cavernas submarinas, na Austrália e nas Caraíbas. O maior indivíduo encontrado tinha cerca de 4 cm de comprimento.

Os remípedes têm um corpo translúcido formado por uma cabeça sem olhos, mas com a maior parte dos apêndices típicos dos crustáceos, mas colocados lateralmente e um tronco formado por 10 a 32 segmento com apêndices birramosos, mas não em forma de filópode. Não apresentam carapaça nem télson, mas os urópodes são bem desenvolvidos. Nadam de costas, como os Anostraca. Têm glândulas de veneno com que matam as suas presas.

Foram considerados "primitivos", mas Fanenbruck et al (2004) demonstraram que, pelo menos uma espécie, Godzilliognomus frondosus, possui um cérebro altamente desenvolvido, com uma grande região olfativa, o que não é de estranhar numa espécie que vive às escuras. O tamanho e complexidade do cérebro desta espécie levou aqueles autores a sugerirem que a classe Remipedia pode ser irmã dos Malacostraca, a mais desenvolvida dos crustáceos.

A classe está dividida em duas ordens:

Referências

  • Schram, F.R., and M.J. Emerson. Review and redescription of Tesnusocaris goldichi Brooks, 1955, a lower Pennsylvanian crustacean (Remipedia: Enantiopoda). Program and Abstracts, North American Paleo. Conv. IV, p. A41. Univ. of Colorado, Boulder.
  • Fanenbruck, M., Harzsch, S., & Wägele, J. W. (2004). The brain of the Remipedia (Crustacea) and an alternative hypothesis on their phylogenetic relationships. Proceedings of the National Academy of Science. Published online 5th March 2004.
  • Univ.California, Berkeley – Remipedia
  • CrustaceaNet – Remipedia