Renato Aragão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renato Aragão
Renato Aragão
Renato Aragão em 2017.
Nome completo Antônio Renato Aragão
Conhecido(a) por Didi Mocó
Nascimento 13 de janeiro de 1935 (89 anos)
Sobral, Ceará
Residência Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
Estatura 1,63m
Progenitores Mãe: Dinorá Lins
Pai: Paulo Aragão
Parentesco Del Rangel (sobrinho)
Filho(a)(s) 5, incluindo Lívian Aragão (n. 1999)
Ocupação
Período de atividade 1960–presente
Principais trabalhos
Carreira musical
Afiliações
Influências
Assinatura

Antônio Renato Aragão OMC (Sobral, 13 de janeiro de 1935)[1] é um ator, comediante, diretor, produtor, roteirista, apresentador, cantor, advogado, empresário, redator e blogueiro brasileiro. Considerado um dos maiores comediantes da história da TV brasileira, tornou-se célebre pelo personagem Didi, com o qual liderou o grupo humorístico Os Trapalhões, entre as décadas de 1970 a 1990.

Formado em direito pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará em 1961[2], iniciou sua carreira na TV Ceará na década de 1960, viajando posteriormente para o sul, onde trabalhou em vários programas nas mais variadas emissoras, como TV Excelsior, RecordTV e TV Tupi. Nesta época, criou o personagem Didi Mocó, com o qual estrelou uma série de humorísticos, como Os Adoráveis Trapalhões e Os Insociáveis. Em 1974, retornou a Tupi, desta vez ao lado dos amigos Dedé Santana, Mussum e Zacarias, com qual formou o quarteto humorístico Os Trapalhões, que posteriormente transferiram-se para a TV Globo, onde tornaram-se sucesso de público e audiência por três décadas consecutivas. Ao mesmo tempo, Aragão construiu uma sólida carreira no cinema, tendo atuado, escrito e produzido, tanto em filmes solos, como em filmes ao lado dos Trapalhões, ambos sucessos de bilheteria, sendo que sete filmes do grupo estão na lista dos dez mais vistos na história do cinema brasileiro.

Após o fim definitivo dos Trapalhões em 1995, Aragão permaneceu em carreira solo, participando de vários programas e estrelando seus filmes. Em 1998, criou um novo programa, A Turma do Didi, que permaneceu no ar até 2010, tendo sido substituído por Aventuras do Didi, cujo término ocorreu em 2013. Após o fim de seu contrato com a Globo em 2020, Aragão permaneceu ativo, principalmente nas redes sociais, onde passou a compartilhar registros de seu dia no aplicativo Instagram com os fãs.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no interior do Ceará aos treze dias de janeiro do ano de 1935, bacharel em Direito e filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e da professora Dinorá Lins. Em 1955, tornou-se oficial do Exército (segundo-tenente de infantaria), formado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Ainda estudante de Direito, em 5 de setembro de 1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB).[3] Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam sido dados como mortos, pelo rádio. A muito custo, conseguiram voltar para Fortaleza.[4] Anos depois, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará, em 1961. Renato Aragão é primo do ator e diretor Paulo Leão.[5]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Renato Aragão em cena do filme Bonga, o Vagabundo, de 1969.

Aos 24 anos, inscreveu-se num concurso da TV Ceará para trabalhar como "realizador" - uma espécie de diretor, redator e produtor de programas. Ele venceu, demonstrando seu talento e em pouco tempo já trabalhava como ator. O primeiro programa de televisão de que participou foi Vídeo Alegre. Em 1964, Renato mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de estudar direção de programas e logo foi contratado pela TV Tupi de São Paulo para trabalhar no humorístico A, E, I, O...URCA. A mudança para a TV Excelsior em 1966, lhe proporcionou a oportunidade de criar um humorístico próprio; nascia então Os Adoráveis Trapalhões, em que contracenava com Wanderley Cardoso, Ivon Curi e Ted Boy Marino.[6]

Apesar de ter participado de muitos outros programas humorísticos, Aragão nunca se esqueceria da fórmula utilizada em Adoráveis Trapalhões, e finalmente conseguiria consagrá-la em 1974, ao estrear Os Trapalhões, já regresso à TV Tupi, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias). Renato Aragão atuou em diversos filmes, tendo alguns recebido premiações estrangeiras, como Os Vagabundos Trapalhões e O Cangaceiro Trapalhão, no Festival Internacional de Cinema para a Infância e Juventude (Portugal), em 1984, e Os Trapalhões e a Árvore da Juventude, no III Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana (Venezuela), em 1993. Entre outras grandes personalidades, Renato Aragão atuou com Pelé em 1986 no filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol, quando gravou cenas em um Maracanã lotado antes de uma partida de seu clube de coração, o Vasco da Gama. Fundou, em 1977, a Renato Aragão Produções Artísticas Ltda., responsável pela produção de filmes, programas de televisão, vídeos e shows, dentre outros. Recebeu, em 1980, o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e, em 1982, o título de Personalidade Ilustre do Estado do Rio de Janeiro, ambos concedidos pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 1991, tornou-se representante especial do UNICEF e embaixador do mesmo órgão, em prol da infância brasileira. Foi condecorado chanceler da Ordem do Rio Branco, título concedido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 1994. Nesse mesmo ano, foi agraciado com a admissão na Ordem Nacional do Mérito Educativo, no grau de oficial, por indicação do Ministério da Educação e do Desporto. Ainda em 1994, Renato Aragão estreou um programa em Portugal, a convite da emissora portuguesa SIC, com a participação dos atores Dedé Santana e Roberto Guilherme, além de vários artistas portugueses. Em 1995, recebeu o título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. O grupo "Os Trapalhões" entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, em 1997, como o humorístico brasileiro que permaneceu por mais tempo em exibição na TV.

Renato Aragão no Criança Esperança (2005)

Renato ficou afastado da TV depois da morte de seus companheiros Zacarias e Mussum (sem esquecer o querido Tião Macalé). Em 1998, estreou um programa inédito, com formato diferente, A Turma do Didi. No ano 2000, festejou seus 40 anos de carreira. Em 2002, sua empresa Renato Aragão Produções Artísticas Ltda comemorou 25 anos de sucesso. Nesse mesmo ano, Renato lançou o livro Meus Caminhos. Em 2004, os personagens Didi e Dedé, interpretados por Renato Aragão e Dedé Santana, se reconciliaram no programa Criança Esperança, ao som da canção "No Mundo da Lua", de Michael Sullivan e Paulo Massadas. Em 2011, foi homenageado pela escola de samba paulista X-9 Paulistana. O enredo foi: "De eterna criança a embaixador da esperança... Renato Aragão, Didi Trapalhão!".

No dia 30 de junho de 2020, a Rede Globo comunicou a Renato Aragão a não renovação do seu contrato, se desligando assim da emissora após 44 anos de vínculo empregatício.[7]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Aragão foi casado com a cearense Marta Rangel entre 1959 a 1991, com quem teve quatro filhos: Paulo Aragão Neto (n. 1960), Ricardo "Caxa" Aragão (n. 1962), Renato Aragão Jr. (n. 1968), e Juliana Rangel Aragão (n. 1977). Após divorciarem-se, Aragão assumiu um relacionamento com a fotógrafa e empresária Lílian Taranto, trinta e três anos mais nova que ele, com quem teve uma única filha, a atriz Lívian "Lili" Aragão (n. 1999).

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em 15 de março de 2014, durante a festa de aniversário de 15 anos de sua filha Lívian, Renato sofreu um infarto agudo do miocárdio.[8] O humorista passou por uma angioplastia e seguiu internado por quatro dias na Unidade Coronariana, tendo alta no dia 19 de março.[9] No dia 22 de março, às 16h, Aragão voltou a ser internado no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, quando foi diagnosticado com uma infecção urinária.[10]

Crenças religiosas[editar | editar código-fonte]

Dois episódios marcantes evidenciaram seu lado religioso: ele escalou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para beijar a mão da estátua, um sonho que realizou no programa comemorativo de 25 anos, exibido no dia 27 de agosto de 1991, da formação dos Trapalhões, e fez uma caminhada de São Paulo a Aparecida, levando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, para pagar uma promessa feita à santa, dias antes da exibição do projeto Criança Esperança de julho de 1999.

Projetos sociais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Criança Esperança

O Criança Esperança é uma maratona televisiva da Rede Globo, criada em 1986, onde Renato Aragão apresenta um show tradicional e anual ao vivo para todo o Brasil e para o mundo inteiro, com todo o elenco da Globo e artistas diversificados. O programa tem inserção dos profissionais da Jornalismo Globo, Esporte Globo e do Entretenimento Globo. O programa é um projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO, antes UNICEF.

Didi Mocó[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Didi Mocó

Didi Mocó é o personagem de maior sucesso interpretado por Renato Aragão. O personagem é tão famoso que Renato Aragão é mais conhecido pelo nome Didi do que pelo seu próprio nome. O nome completo do personagem é Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo[11][12] (ou "Didi Mocó Sonrisépio Colesterol Novalgino Mufumbo"[13] e por vezes, Didi, ao mencionar seu nome completo, alertava que o nome Mufumbbo se escrevia "com dois bês" e o nome Mocó, com dois acentos no "o"). Renato conta que o nome Didi Mocó foi criado de improviso em um programa de auditório[14] Didi foi interpretado por Renato Aragão não só apenas no programa televisivo da Globo, Os Trapalhões, onde foi o líder do quarteto e um dos Trapalhões mais engraçados, mas também em vários filmes do grupo, nos programas A Turma do Didi, Zorra Total (primeira temporada),[15] Aventuras do Didi, Acampamento de Férias, Criança Esperança e nos programas Especiais da Rede Globo.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Doutor Renato[editar | editar código-fonte]

Tornou-se amplamente conhecida na internet um ocorrido no qual Aragão teria demitido um funcionário por chamá-lo de "Seu Didi", alegando que o tal deveria se referir a ele como "Dr. Renato". O rumor, que possui várias versões diferentes, teria se originado na década de 2000, porém ganhado forças no ano de 2012 quando foi publicado pela jornalista Fabíola Reipert.[16] O fato repercutiu e tornou-se uma espécie de lenda urbana nas mídias sociais, prejudicando a imagem do humorista, que em entrevistas, desmentiu toda a polêmica, alegando que a história era caluniosa e sensacionalista.[17][18]

Filme polêmico[editar | editar código-fonte]

Em 2012, foi noticiado que um novo filme de Aragão estava em desenvolvimento. A produção se chamaria O Segundo Filho de Deus e traria o personagem Didi como um enviado dos céus para cumprir a missão de Jesus.[19] A história causou polêmica, principalmente entre grupos evangélicos que acusaram Aragão de heresia. O título chegou a ser alterado para O Segredo da Luz, mas o projeto acabou cancelado.[20][21]

Processos contra fake news[editar | editar código-fonte]

O nome de Aragão vem sendo alvo de diversas notícias falsas, as chamadas fake news, nos últimos anos. Em 2019, foi noticiado que Aragão tratava mal seus funcionários, exigindo ser chamado de "Seu Renato" e os obrigando a levarem as próprias refeições de casa. Através do Instagram, o humorista veio a público desmentir o ocorrido e alegou que iria entrar com um processo contra os responsáveis.[22]

Em 2024, um perfil do TikTok começou a espalhar notícias falsas sobre o estado de saúde de Aragão. Logo, alguns portais começaram a repostar tais notícias, que afirmavam que o humorista estaria sofrendo de alzheimer e não reconhecia mais a família. As mesmas matérias afirmavam que sua família teriam o internado num asilo devido ao seu estado de saúde. Outras informações alegavam que Aragão havia morrido.[23] Novamente, o humorista e sua família vieram a público através das redes sociais para esclarecer as tais mentiras.[24]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Filmografia de Renato Aragão

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Obra Personagem / Função Emissora Nota(s)
1960–63 Vídeo Alegre Vários personagens TV Ceará
1964 Manda Brasa TV Tupi
1964–65 Didi e Dedé Didi Mocó TV Excelsior
A, E, I, O...Urca Vários personagens TV Tupi
1965–66 Os Legionários TV Excelsior
A Cidade Se Diverte
1966–68 Os Adoráveis Trapalhões Didi
1968–69 Quartel do Barulho Soldado 49 RecordTV
1969 Uma Graça, Mora?
1969–1970 Praça da Alegria Didi
1971–74 Os Insociáveis
1974–76 Os Trapalhões Didi Mocó / Vários personagens TV Tupi
1977–95[25] TV Globo
1985 Armação Ilimitada Enfermeiro Episódio: "Nas Malhas da Rede"
1986–2012 Criança Esperança Apresentador
1987 Viva o Gordo Didi Episódio: "7 de julho"
1990 Escolinha do Professor Raimundo Carmindo "Carminho" Brother Participação especial
1991 O Dono do Mundo Ele mesmo Episódio: "27 de julho"
1994 Escolinha do Professor Raimundo Participação especial
1995–1998 Os Trapalhões em Portugal Didi Mocó / Vários personagens SIC
1996 Visita de Natal Didi TV Globo Especial de fim de ano
1997–98 Renato Aragão Especial Vários personagens
1998–2010 A Turma do Didi Didi Mocó / Vários personagens
1999–2000 Zorra Total Didi Mocó Participações
2007 O Segredo da Princesa Lili Especial de fim de ano
2008 Poeira em Alto Mar
2009 Deu a Louca no Tempo
Acampamento de Férias
Uma Noite no Castelo Especial de fim de ano
2010 A Princesa e o Vagabundo
2010–13 Aventuras do Didi Didi Mocó / Vários personagens
2011 Acampamento de Férias 2: A Árvore da Vida Didi Mocó
2012 Acampamento de Férias 3
2013 Vídeo Show Ele mesmo[26] Quadro: "Trapashow"
Divertics Ele mesmo[27] Episódio: "8 de dezembro"
Didi, o Peregrino Didi Mocó Telefilme[28]
2014 Didi e o Segredo dos Anjos[29][30]
2017 Os Trapalhões Canal Viva / TV Globo
2018 Tá no Ar: A TV na TV Ele mesmo[31] TV Globo Episódio: "18 de abril"
2023 Xuxa, o Documentário Ele mesmo[32] Globoplay Episódio: "O Mundo a Seus Pés"
Renato Aragão e Dedé Santana em cena no filme “Ali Babá e os quarenta ladrões”, 1972.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
1965 A Pedra do Tesouro Didi Curta-metragem
1966 Na Onda do Iê-Iê-Iê
1967 Adorável Trapalhão Epitácio
1968 Dois na Lona Renato
1969 Bonga, o Vagabundo Bonga[33]
1970 A Ilha dos Paqueras Didi
1972 Ali Babá e os Quarenta Ladrões Ali Babá
1973 Aladim e a Lâmpada Maravilhosa Aladim
1973 Robin Hood, o Trapalhão da Floresta Zé Grilo
1974 O Trapalhão na Ilha do Tesouro Zé Cação
1975 Simbad, O Marujo Trapalhão Kiko
1976 O Trapalhão no Planalto dos Macacos Conde
1977 O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão Pilo
1978 Os Trapalhões na Guerra dos Planetas Didi
1979 O Cinderelo Trapalhão Cinderelo
1979 O Rei e os Trapalhões Abdul
1980 Os Três Mosqueteiros Trapalhões Zé Galinha
1981 O Incrível Monstro Trapalhão Dr. Jegue
1981 O Mundo Mágico dos Trapalhões Ele mesmo Documentário
1981 Os Saltimbancos Trapalhões Didi
1982 Os Vagabundos Trapalhões Bonga
1982 Os Trapalhões na Serra Pelada Curió
1983 O Cangaceiro Trapalhão Severino do Quixadá
1983 O Trapalhão na Arca de Noé Duda
1984 Os Trapalhões e o Mágico de Oróz Didi
1984 A Filha dos Trapalhões
1985 Os Trapalhões no Reino da Fantasia
1986 Os Trapalhões e o Rei do Futebol Cardeal
1986 Os Trapalhões no Rabo do Cometa Didi
1987 Os Trapalhões no Auto da Compadecida João Grilo
1987 Os Fantasmas Trapalhões Didi
1988 Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva
1988 O Casamento dos Trapalhões
1989 Os Trapalhões na Terra dos Monstros
1989 A Princesa Xuxa e os Trapalhões Diron / Cavaleiro Sem Nome
1990 O Mistério de Robin Hood Didi
1990 Uma Escola Atrapalhada
1991 Os Trapalhões e a Árvore da Juventude
1997 O Noviço Rebelde
1998 Simão, o Fantasma Trapalhão
1999 O Trapalhão e a Luz Azul
2000 Um Anjo Trapalhão
2003 Didi, O Cupido Trapalhão
2004 Didi Quer Ser Criança
2006 Didi, O Caçador de Tesouros
O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili
2008 O Guerreiro Didi e a Ninja Lili
2017 Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood
2024 Príncipe Lu e a Lenda do Dragão[34] Mestre dos Mestres

Rádio[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

CD
  • 2000 - Didi & Sua Turma
Single

Com Os Trapalhões[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • O Trapalhão na Arca de Noé, 1983[39]
  • Meus Caminhos - o que o tempo me ensinou, 2002
  • IBIAPINA FILHO, Francisco Ximenes. Os Ximenes de Aragão e suas origens. Brasília, ed do autor. 2003.
  • Amizade sem fim, 2004[40]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
2001 Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Melhor Ator O Trapalhão e a Luz Azul Indicado
2008 Troféu Honorário Venceu[41]
Festival de Gramado (Kikito especial) Conjunto da obra Venceu[42]
2022 Prêmio iBest Influenciador Ceará Venceu [43]
2023 Prêmio iBest Influenciador Ceará Venceu[44]

Referências

  1. ARAGÃO, Renato. Renato Aragão – Trajetória. Publicado no site memóriaglobo.com. Página visitada em 16 de março de 2014.
  2. - Cadastro Nacional do Advogado. OAB/CE 1016
  3. Leo Dias (8 de dezembro de 2017). «Aos 82 anos, Renato Aragão ganha biografia». Jornal Zero Hora. Consultado em 11 de dezembro de 2017 
  4. Leo Dias (11 de dezembro de 2017). «Renato Aragão relembra, em biografia, acidente aéreo sofrido em 1958». Jornal O Dia. Consultado em 11 de dezembro de 2017 
  5. «Paulo Leão e Renato Aragão são primos». web archive.org, baixado de Geni.com. Consultado em 6 de junho de 2023 
  6. FONSECA, Rodrigo. Renato Aragão: Do Ceará para o coração do Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 ISBN 8556080286
  7. Istoé Gente. «Após 44 anos, Renato Aragão deixa a Globo: "Nova etapa"». Consultado em 30 de junho de 2020 
  8. G1. «Renato Aragão teve infarto e segue internado». Consultado em 26 de março de 2014 
  9. G1. «Renato Aragão deixa hospital no RJ quatro dias após sofrer um infarto». Consultado em 26 de março de 2014 
  10. G1. «Renato Aragão volta a ser internado no Rio». Consultado em 26 de março de 2014 
  11. Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo Revista Veja
  12. Didi Mocó Sonrisal Trapalhões Nostalgia
  13. Nostalgia - Os Trapalhões Õ, da poltrona! Revista Super Interessante
  14. Globo.com (26 de novembro de 2010). «Vídeo Show presta homenagem a Renato Aragão». Consultado em 8 de fevereiro de 2011 
  15. Zorra Total - Estreia (1999) Memória Globo
  16. Redação (25 de agosto de 2012). «Reipert faz novas declarações sobre arrogância de Renato Aragão». Hoje em Dia 
  17. Splash (28 de janeiro de 2024). «Renato Aragão nega que não queira ser chamado de Didi: 'Mentira deslavada'». SP: UOL. Consultado em 2 de fevereiro de 2024 
  18. Adriana Peraita (28 de janeiro de 2024). «Renato Aragão põe ponto final em polêmica sobre não gostar do apelido Didi». Revista Contigo. Consultado em 2 de fevereiro de 2024 
  19. Del Porto, Fabio (28 de agosto de 2012). «Renato Aragão anuncia o filme "O segundo filho de Deus" e causa polêmica». aGazeta Bahia. Consultado em 21 de outubro de 2014 
  20. «Renato Aragão confirma roteiro de filme, mas diz que não tem pretensão de ser novo Jesus». Extra. 29 de agosto de 2012. Consultado em 21 de outubro de 2014 
  21. «Renato Aragão desiste de produzir filme polêmico». O Povo. 30 de agosto de 2012 
  22. Redação (4 de junho de 2019). «Renato Aragão desmente que tratava mal funcionários e avisa autor de fake news: 'Vai pagar caro'». Extra. Consultado em 29 de agosto de 2019 
  23. Saullo Brenner e Heloisa Caixeta (22 de maio de 2019). «"Já morri tantas vezes", diz Renato Aragão sobre fake news e processos». Metrópoles. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  24. Megale, Bela (20 de março de 2024). «Tribunal determina remoção de fake news sobre internação e morte de Renato Aragão». O Globo. Consultado em 30 de março de 2024 
  25. Castro, Thell (12 de outubro de 2015). «Em 1976, Os Trapalhões ameaçaram o Fantástico e acabaram contratados pela Globo». Notícias da TV. Consultado em 8 de novembro de 2018 
  26. «Renato Aragão participa do Vídeo Show em novo quadro, 'Trapashow'». Globo.com. 3 de abril de 2013. Consultado em 4 de abril de 2014 
  27. Britto, Thaís (8 de dezembro de 2013). «Renato Aragão é homenageado na estreia de 'Divertics' neste domingo». O Globo. Consultado em 9 de dezembro de 2013 
  28. Rede Globo (19 de dezembro de 2013). «Didi, O Peregrino: veja aventura que vai deixar a criançada grudada na TV». Rede Globo > fim de ano. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  29. «Renato Aragão apresenta no Rio 'Didi e o segredo dos anjos', com Anitta, Mel Maia e Lima Duarte». G1.com. 4 de dezembro de 2014. Consultado em 5 de dezembro de 2014 
  30. Fernando Oliveira (18 de agosto de 2014). «Renato Aragão prepara novo telefilme na Globo para o Dia das Crianças». R7. Mundo da TV. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  31. «Tá no Ar: Renato Aragão esbanja bom humor nos bastidores: 'Não sou idoso, tenho juventude acumulada'». RJ: Gshow. 18 de maio de 2018. Consultado em 21 de julho de 2021 
  32. Vicaria, Laura (20 de julho de 2023). «Renato Aragão vai às lágrimas após desabafo intenso no documentário de Xuxa: "História"». UOL. Consultado em 12 de novembro de 2023 
  33. Cinemateca Brasileira Bonga, o vagabundo [em linha]
  34. Redação (28 de agosto de 2023). «Luccas Neto contracena com Renato Aragão em filme infantil: 'Me sinto abençoado'». Rio de Janeiro: Gshow.com. Consultado em 23 de setembro de 2023 
  35. Redação (12 de janeiro de 2024). «Renato Aragão e Ferrugem lançam juntos a música 'Amizade animal' sobre relação com pets». O Globo. Consultado em 18 de janeiro de 2024 
  36. Louise Soares (2 de outubro de 2014). «Renato Aragão se diz preparado para encarar emoções fortes em estreia no teatro». F5 - celebridades. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  37. Louise Soares (16 de agosto de 2014). «Recuperado de problemas de saúde, Renato Aragão está ansioso por estreia no teatro». F5 - celebridades. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  38. «"O Adorável Trapalhão": Renato Aragão volta à carreira de ator em musical que estreia em SP». TV Cultura. 20 de fevereiro de 2024. Consultado em 1 de março de 2024 
  39. ARAGÃO, Renato. O Trapalhão na Arca de Noé: Rio de Janeiro: Rocco, 1983
  40. ARAGÃO, Renato. Amizade sem fim. Rio de janeiro: mondrian. 2004. ISBN 85-88615-25-8
  41. Leonardo Ferreira (15 de abril de 2008). «Renato Aragão recebe prêmio pela carreira». Extra 
  42. Portal Terra (1 de julho de 2008). «Festival de Gramado 2008 homenageia Renato Aragão». São Paulo: Jornal do Brasil 
  43. «Prêmio iBest: Resultados categoria influenciador Ceará». Consultado em 22 de novembro de 2022 
  44. «Prêmio iBest: Resultados categoria influenciador Ceará». Consultado em 6 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]