Renato Johnsson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renato Antonio Johnsson
Deputado federal pelo Paraná
Período De 1º de fevereiro de 1983
até 1999
(4 mandatos consecutivos)
Dados pessoais
Nascimento 22 de março de 1938 (86 anos)
Curitiba, PR
Partido ARENA, PDS, PMDB, PRN, PP, PPB, PSDB
Profissão Advogado

Renato Antonio Johnsson (Curitiba, 22 de março de 1938) é advogado e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Waldemar Johnsson e Iracema Weigert Johnsson, formou-se em direito pela Universidade Federal do Paraná.[1]

Sua carreira política iniciou-se ao filiar-se à ARENA em 1975. Quatro anos depois, foi nomeado pelo governador Ney Braga para assumir a Secretaria do Interior. Com a eliminação do bipartidarismo, foi para o PDS em 1980.

Pelo PDS, obteve seu primeiro mandato como deputado federal. Ele foi um dos 3 parlamentares que se abstiveram da votação da Emenda Dante de Oliveira, em 1984. Tendo votado em Paulo Maluf na eleição indireta para presidente no ano seguinte, deixou o PDS e foi para o PMDB, reelegendo-se para um novo mandato. Em 1989, filia-se ao PRN, obtendo seu terceiro mandato consecutivo.

Na votação do impeachment de Fernando Collor de Mello, votou favoravelmente pela abertura do processo. Em 1993 sai do PRN e vai para o recém-fundado PP, e por este partido reelege-se para o quarto mandato de deputado federal Filiado ao PPB em 1995, Johnsson decide não concorrer a um quinto mandato na Câmara dos Deputados, encerrando assim sua trajetória política.

Referências

  1. a b «Perfil de Renato Johnsson no portal da Câmara dos Deputados». Câmara dos Deputados. Consultado em 12 de abril de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.