Rendezvous

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rendezvous é um mecanismo de sincronização do sistema operacional Plan 9 from Bell Labs. Este mecanismo é uma chamada de sistema que permite dois processos compartilharem um mesmo dado durante a sincronização.

Chamada rendezvous tem uma tag e um valor como seus argumentos. A tag tipicamente é um endereço de memória compartilhado pelos dois processos. Uma chamada de rendezvous coloca um processo para dormir até que uma segunda chamada rendezvous com a tag adequada ocorra. Em seguida, os valores são compartilhados e ambos processos saem do estado de dormência.

Mecanismos mais complexos de sincronização podem ser criados a partir desta operação primitiva.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Um exemplo interessante desta tecnologia, seria uma mesa, ou melhor, um híbrido de mesa, fogão elétrico e worktop, desenhado pela gigante sueca Electrolux. Batizada de Rendezvous, a mesa possui uma superfície que interage com eletrodomésticos sem usar fio e sensores. Ela consegue detectar panelas, ou seja, elas serão aquecidas onde tiverem sido colocadas. A mesa também é um chefe virtual, que guia o cozinheiro através de uma receita, mostrando cada passo a ser seguido, como num GPS. Ainda sem planos de lançamento.