Repórter Mirante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Repórter Mirante
Repórter Mirante
Antigo logotipo do programa, usado até 2017.
Informação geral
Formato programa jornalístico
Gênero Jornalismo
Duração 30 minutos
Criador(es) Sistema Mirante
Elenco Sidney Pereira
Regina Sousa
País de origem  Brasil
Idioma original português brasileiro
Episódios Vários
Produção
Diretor(es) Roberto Prado
Apresentador(es) Tayse Feques
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental
Exibição
Emissora original Brasil Rede Mirante (Globo)
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 1999 – presente
Cronologia
Programas relacionados Globo Repórter

Repórter Mirante é um programa jornalístico brasileiro exibido aos sábados pela Rede Mirante na faixa dedicada pela TV Globo aos programas próprios de suas afiliadas. O programa tem formato similar ao do consagrado Globo Repórter, com matérias em formato de documentário sobre as riquezas do estado do Maranhão, as culturas, costumes e povos que vivem no estado. O programa foi o primeiro da televisão maranhense (e da Rede Mirante) a ser exibido em alta definição. Diferentemente do Globo Repórter, não é exibido nas noites de sexta-feira após a novela das nove, e sim aos sábados.

História[editar | editar código-fonte]

O programa estreou em 1999, substituindo o antigo Ação EnCena. Era exibido originalmente no horário das 14h15, e tinha 60 minutos de duração. Com a estreia do Caldeirão do Huck em 2000, o programa passou a ser exibido às 13h45, com os mesmos 60 minutos de duração. O programa fazia tanto sucesso, devido ao seu formato ser semelhante ao do Globo Repórter, que suas matérias começaram a ser exibidas no Via Brasil da GloboNews, assim como as matérias de algumas afiliadas da TV Globo.

Em 2006, ocorrem reformulações na grade de sábado da TV Globo, o Estrelas apresentado por Angélica toma o espaço que era então ocupado pelo Repórter Mirante. Assim sendo, o Vídeo Show passa a ser exibido apenas de segunda a sexta. Sendo assim, o programa passa para o horário das 11h40, logo após a TV Globinho, e antes do Esporte 10, passando a ter 30 minutos de duração.

Em 2010, o Repórter Mirante torna-se o primeiro programa da televisão maranhense a ser exibido em HDTV (alta definição), um marco para a Rede Mirante, porque até então, o programa era exibido em SD.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]