República Eslovaca (1939-1945)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Slovenská Republika
República Eslovaca
Flag of Czechoslovakia.svg
1939 – 1945 Flag of Czechoslovakia.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Hino nacional
Nad Tatrou sa blýska / Hej, Slováci
Localização de Eslováquia
Continente Europa
País Eslováquia
Capital Bratislava
Língua oficial eslovaco
Governo República
Presidente Jozef Tiso
Período histórico Segunda Guerra Mundial
 • 14 de Março de 1939 Secessão
 • 29 de Agosto de 1944 Revolta Nacional Eslovaca
 • 4 de Abril de 1945 Queda de Bratislava
 • 8 de Maio de 1945 Capitulação
Área
 • 1940 38 055 km2
População
 • 1940 est. 2 653 053 
     Dens. pop. 69,7/km²
Moeda Koruna eslovaca
Slovenský štát (semi-oficial; até 21 de julho de 1939)

A República Eslovaca (em eslovaco: Slovenská republika), também conhecido como Primeira República Eslovaca (em eslovaco: Prvá slovenská republika) ou Estado Eslovaco (em eslovaco: Slovenský štát), foi um Estado nacional eslovaco, porém um Estado fantoche clerofascista da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, ocupando o território da atual Eslováquia, exceto a parte sul posteriormente recuperada da Hungria. Foi criado em 1939 sob o nome de Estado Eslavaco, quando a Alemanha estabeleceu o protectorado de Boêmia e Morávia. Posteriormente, em Julho do mesmo ano, foi proclamada uma república independente. Era governado pelo Monsenhor Jozef Tiso. Além da Boêmia e Morávia, limitava com a Alemanha, Polônia e Hungria. A República Eslovaca deixou de existir, de facto, em 4 de abril de 1945, quando tropas soviéticas ocuparam Bratislava.

Embora às vezes chamada de Primeira República Eslovaca, a República Eslovaca moderna se recusa a considerar esse Estado o seu antecessor, principalmente devido à implementação de medidas antissemitas e por realmente faltar autonomia em seu governo. Durante a Guerra Fria, os livros de história da Checoslováquia referiam-se a esta nação como o Estado Eslovaco. Esta breve república só foi reconhecida pelas nações que faziam parte da esfera de influência das Potências do Eixo como a Alemanha e em vários outros estados, incluindo o Governo Provisório da República da China, o Estado Independente da Croácia, Estônia, Itália fascista, Hungria, Império do Japão, Lituânia, Manchukuo, Mengjiang, Reino da Romênia, Espanha franquista, além da União Soviética, assim como El Salvador, Suíça e a Cidade do Vaticano.

Mudanças territoriais da República Eslovaca 1938-1947 (mudanças na fronteira com a Polónia estão faltando)
A República da Eslováquia: as planícies do sul de maioria Magiar tiveram de ser transferidas para a Hungria pela Primeira Arbitragem de Viena, a Rutênia foi ocupada pela Hungria. Ao participar do ataque alemão à Polónia em 1939 ganhou dois enclaves no norte.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Jelinek, Yeshayahu. ({{{mês}}} 1969). "Bohemia-Moravia, Slovakia, and the Third Reich during the Second World War" 3 (3).
  • Jelinek. ({{{mês}}} 1971). "Slovakia's Internal Policy and the Third Reich, August 1940-February 1941" 4 (3).
  • Jelinek, Yeshayahu. ({{{mês}}} 1971). "The 'Final Solution' - the Slovak Version" 4 (4).
  • Lumans, Valdis O.. ({{{mês}}} 1982). "The Ethnic German Minority of Slovakia and the Third Reich, 1938-45" 15 (3).