República Helvética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Helvetische Republik (ale)
République helvétique (fra)
Repubblica Elvetica (ita)

República Helvética
Flag of Switzerland.svg
1798 – 1848 Flag of Switzerland.svg

Bandeira de República Helvética

Bandeira

Localização de República Helvética
A República em 1802
Continente Europa
Capital Lucerna
Governo República
Período histórico Guerras Napoleónicas
 • 1798 Fundação
 • 1848 Dissolução

A República Helvética foi um estado que durou por cinco anos, de 1798 à 1803.

Selo oficial da República Helvética (mostrando Guilherme Tell)

Durante as Guerras Napoleônicas, os exércitos revolucionários moveram-se para o leste, englobando a Suíça em suas batalhas contra a Áustria. Em 5 de Março de 1798, a Suíça foi completamente invadida pelos franceses e a Confederação Suíça teve seu colapso. Em 12 de Abril de 1798 a República Helvética, "Una e Indivisível", foi proclamada; a soberania dos cantões e os direitos feudais foram abolidos. As forças de ocupação estabeleceram um estado centralizador baseado nas idéias da Revolução Francesa. Estas idéias "progressivas" tiveram ampla resistência, particularmente nas áreas centrais da confederação, e um levantamento em Nidwalden foi esmagado pelas forças de ocupação.

Não havia unidade entre a velha condeferação sobre o futuro da Suíça. Tentativas de golpe foram freqüentes, mas os franceses se mantiveram no poder. As forças de ocupação arrasaram muitas cidades e vilas, assim como o velho estado. Isto tornou difícil a implantação de um novo estado trabalhador. Junto com a resistência local, problemas financeiros levaram a República Helvética a falhar como um estado. A instabilidade na república atingiu seu ápice em 18021803; em 1803 tropas adicionais francesas entraram no país.

Em 19 de Fevereiro de 1803, Napoleão Bonaparte introduziu a Ata de Mediação. Isto foi essencialmente um acordo entre a velha e a nova ordem. O estado centralizado foi abolido.

Em 1815 a República caiu das mãos de Napoleão. A partir daí ocorreu uma Restauração na Suíça, e em 1848 a Suíça toma as fronteiras atuais.

Há lembranças da República Helvética na Suíça moderna, como certos aspectos de alguns cantões e constituições.

Divisões Administrativas[editar | editar código-fonte]

Os antigos cantões soberanos foram reduzidos a meros distritos administrativos, e a fim de enfraquecer velhas estruturas de poder, novas fronteiras foram definidas para alguns cantões. O Ato de 1798 resultou nos 19 cantões seguintes:

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.