República Liguriana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Repubblica Ligure
República Liguriana

Protectorado da Primeira República Francesa

Flag of Genoa.svg
1797 – 1805 Flag of France.svg

Bandeira de Ligúria

Bandeira

Localização de Ligúria
Península Itálica em 1796.
Continente Europa
País Itália
Capital Génova
Língua oficial Italiano
Governo República
História
 • 1797 Fundação
 • 1805 Dissolução

A República Liguriana (em italiano: Repubblica Ligure), foi um protectorado da França, fundado por Napoleão Bonaparte em 14 de junho de 1797. Consistia no território da antiga República de Gênova, que abrangeu a maior parte da região da Ligúria, a noroeste da península Itálica. Em junho de 1805, a área foi anexada directamente pela França como um departamento de Apeninos.

Após a queda de Napoleão em 1814, a república foi restaurada por um curto período entre 28 de abril e 28 de julho do mesmo ano. Na sequência do Congresso de Viena, foi adjudicada ao Reino da Sardenha, e anexada em 3 de janeiro de 1815. A República Liguriana utilizou a tradicional bandeira genovesa, uma cruz vermelha sobre um fundo branco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.