República Socialista Soviética Uzbequistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ўзбекистон Совет
Социалистик Республикаси
Flag of Uzbek SSR.svg COA Uzbek SSR.png
Bandeira da RSS do Uzbequistão Escudo da RSS do Uzbequistão
Lema:
Бутун дунё пролетарлари, бирлашингиз!
SovietUnionUzbekistan.png
Língua oficial Nenhuma.
De facto, uzbeque e russa.
Capital Tashkent
Presidente do Soviete Supremo Islam Karimov (no momento da independência)
Fez parte
da URSS:
 - Desde
 - Até
27 de outubro de 1924

13 de maio de 1925
26 de dezembro de 1991
área
 - Total
 - % água
Quinta maior da URSS
447.400 km²
s/d
População
 - Total (1989)
 - Densidade
Terceira maior da URSS
19.906.000
44,5 hab/km²
Moeda Rublo (Сўм)
Fuso horário UTC + 5
Hino Hino da República Socialista Soviética Uzbeque

A República Socialista Soviética Uzbeque (RSS do Uzbequistão, em uzbeque: Ўзбекистон Совет Социалистик Республикаси) foi o nome dado ao Uzbequistão durante o período no qual fez parte da União Soviética, sendo uma de suas quinze repúblicas constitutivas.

Como as demais repúblicas soviéticas, o nome se referia ao povo uzbeque, não ao território. O nome "Uzbequistão" só foi criado após a dissolução da URSS, em 1991.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1924, as fronteiras internas da Ásia Central foram redefinidas, de acordo com critérios étnicos determinados por Stalin, Comissário Popular para as Nacionalidades do governo de Lenin. Em 27 de outubro desse ano foi criada a RSS do Uzbequistão a partir da junção da República Soviética Popular do Bukhara, a República Soviética Popular da Khorezmia e parte da RSSA do Turquestão.

Até 1929 a RSS do Uzbequistão incluiu a futura RSSA do Tajiquistão, que se torna independente, adquirindo status de República. Em 1930 a capital é transferida da cidade de Samarcanda para Tashkent e, em 1936, incorpora a RSSA do Karakalpak, que até então pertencia à RSS do Cazaquistão.

Em 1 de setembro de 1991 a RSS do Uzbequistão mudou de nome para República do Uzbequistão, continuando a integrar a União Soviética até 26 de dezembro do mesmo ano, quando se proclama independente.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, as autoridades soviéticas redistribuíram várias indústrias das áreas vulneráveis a ataques nazistas na área ocidental para a RSS do Uzbequistão. Um grande número de russos, ucranianos, dentre outros grupos, foram junto com as fábricas, mudando, desta forma, a demografia do Uzbequistão. Tais mudanças foram possíveis através de deportações de grupos étnicos inteiros, suspeitos de colaborar com as potências do Eixo. Isto incluiu um grande número de coreanos, tártaros da Crimeia e tchechenos.

Economia[editar | editar código-fonte]

No começo da década de 1960 iniciaram-se as obras para, a partir do rio Amu Dária, possibilitar a irrigação de grandes extensões de terras de plantio que foram dedicadas, principalmente, à produção de algodão, transformando a União Soviética no maior produtor mundial daquela planta. No entanto, isto também provocou a diminuição drástica do fluxo de água para o Mar de Aral, resultando em um desastre ecológico.