República de Indian Stream

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


República de Indian Stream

1832 – 1835
Localização de República de Indian Stream
Localização de República de Indian Stream
Localização da República de Indian Stream
Continente América do Norte
Região Nova Hampshire
Capital Pittsburg
Governo República
Presidente Luther Parker
Xerife
História
 • 1832 Fundação
 • 1835 Dissolução
Área
 • 1830 730 km2
População
 • 1830 est. 300 
     Dens. pop. 0,4 hab./km²

A República de Indian Stream foi um estado não-reconhecido existente entre 9 de julho de 1832 e 1835, quando voluntariamente passou a integrar o estado de Nova Hampshire. Tratou-se de uma república constitucional que ocupou território ao longo da fronteira entre Canadá e Estados Unidos, na zona de Quebec e Nova Hampshire. Descrita como "Indian Stream Territory, so-called" pelo agente censitário norte-americano em 1830, a área foi designada a partir de Indian Stream, um pequeno curso de água local afluente do rio Connecticut. Teve um governo organizado e eleito e uma constituição, servindo cerca de três centenas de habitantes.

A região foi primeiramente colonizada pelos europeus sob empréstimo de terras, não pelo rei de Inglaterra, mas pelo chefe indígena da tribo St. Francis, chamado "King Philip" pelos brancos, a partir do nome de King Philip, chefe que causou muitos ataques a assentamentos na Nova Inglaterra na década de 1670.

O estabelecimento de Indian Stream como estado independente foi essencialmente o resultado de ambiguidades fronteiriças entre Estados Unidos e Canadá resultantes do Tratado de Paris. Havia três possíveis interpretações para a localização da "cabeceira mais a noroeste do rio Connecticut", por isso o território assim delimitado poderia ser tanto dos Estados Unidos como do Canadá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências