Represa Atatürk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Represa Atatürk
Localização
Localização Rio Eufrates, Bozova (en) e Adıyaman, Turquia Editar isso no Wikidata
Coordenadas 37°28'54"N, 38°19'3"E
Mapa
Dados gerais
Operador State Hydraulic Works
Data de inauguração 1983
Tipo barragem, usina hidrelétrica
Capacidade de geração 2 400 megawatt
Vista aérea da Represa Atatürk.

A Represa Atatürk (em turco: Atatürk Barajı), originalmente Represa Karababa, é uma represa de enrocamento[1] situada no rio Eufrates, na fronteira das províncias de Adıyaman e Adıyaman, na região do Sudeste da Anatólia, na Turquia. Construída tanto para gerar eletricidade como para irrigar as planícies da região, recebeu posteriormente o nome de Mustafa Kemal Atatürk (1881-1938), fundador da República da Turquia, como forma de homenageá-lo com a enormidade da obra.

A construção da represa se iniciou em 1983, e foi terminada em 1990. Tanto a represa quanto a usina hidrelétrica que entrou em serviço logo depois que o reservatório foi completamente preenchido, em 1992, são operadas pela empresa estatal de recursos hídricos, Devlet Su İşleri Genel Müdürlüğü (DSİ). O reservatório criado atrás da represa, conhecido como lago da Represa Atatürk (em turco: Atatürk Baraj Gölü) é o terceiro maior da Turquia.

Referências

  1. S. Malla; M. Wieland, R. Straubhaar (17 de outubro de 2006). «Monitoring Atatürk Dam». International Water Power & Dam Construction. Consultado em 2 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 25 de outubro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Represa Atatürk