Reserva Extrativista Marinha de Gurupi-Piriá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reserva Extrativista Marinha de Gurupi-Piriá
Categoria VI da IUCN (Área Protegida de Manejo de Recursos)
Localização
País Brasil
Estado Pará
Municípios Augusto Corrêa e Viseu
Dados
Área 72 789,43 ha[1]
Criação 20 de maio de 2005
Gestão ICMBio
Coordenadas 1° 07' 30.01" S 46° 04' 18.00" O
Reserva Extrativista Marinha de Gurupi-Piriá está localizado em: Brasil
Reserva Extrativista Marinha de Gurupi-Piriá

A reserva extrativista marinha de Gurupi-Piriá (RESEx Gurupi-Piriá) é uma unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza, do tipo reserva extrativista marinha, localizada no estado do Pará, com território distribuído pelos municípios de Augusto Corrêa e Viseu.[1]

Objetivo da criação da Unidade[editar | editar código-fonte]

O objetivo é de garantir a conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros e o uso sustentável dos recursos naturais pela população tradicional.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Gurupi-Piriá foi criada através de Decreto sem número emitido pela Presidência da República em 20 de maio de 2005, com uma área de 72 789,43 ha.[2]

Importância cultural, econômica e ambiental[editar | editar código-fonte]

A população tradicional que vive na região depende dos recursos marinhos e costeiros para a sua subsistência, realizando atividades extrativistas como a pesca artesanal, a coleta de mariscos e a produção de farinha de peixe. A RESEX Marinha de Gurupi-Piriá tem como objetivo principal conciliar a conservação dos ecossistemas com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais [3].

Dentro da reserva, as atividades extrativistas são regulamentadas pelo plano de manejo, que estabelece as normas e diretrizes para o uso sustentável dos recursos naturais. Esse plano é desenvolvido de forma participativa, envolvendo as comunidades locais, órgãos governamentais e organizações não governamentais [3].

Além das atividades extrativistas, a RESEX Marinha de Gurupi-Piriá também é importante para a conservação da biodiversidade marinha. A reserva abriga uma rica variedade de espécies de peixes, crustáceos, moluscos e corais, contribuindo para a manutenção dos ecossistemas marinhos e a proteção das espécies ameaçadas [4].

Referências

  1. a b RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE GURUPI-PIRIÁ. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Página visitada em 20 de fevereiro de 2022.
  2. RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE GURUPI-PIRIÁ. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente (Relatório Completo). Página visitada em 20 de fevereiro de 2022.
  3. a b VASCONCELOS, Josiel Barbosa. Turismo na reserva marinha extrativista de Gurupi-Piriá: caminhos em busca da sustentabilidade. 2018.
  4. DO NASCIMENTO, Josinaldo Reis. Resex marinha do litoral amazônico: territórios e territorialidades pesqueiros. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, p. 31686-31701, 2019.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma Unidade de Conservação da Natureza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.